Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ARTE E EDUCAÇÃO


A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação ocupando historicamente papeis diversos.
Arte-educação - oportuniza ao individuo a arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.
   A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.

OBJETIVOS GERAIS DA ARTE
Oferecer aos indivíduos condições para compreender o que ocorre nos planos da expressão e do significado ao interagir com a arte, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.
No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
LDB º 9394/96 (artigo 26, parágrafo 3º) estabelece:
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
"A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber"
A educação em arte acontece na sociedade de duas formas:
Assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura.
E sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.
Segundo Max Barbosa (1991:6)
Educação em arte reconhece a arte como ramo do conhecimento um universo de componentes pedagógicos.
Arte-conhecimento e ação do homem no mundo natural e social produzindo cultura através da linguagem.
Segundo (Duarti, 2006)
“A arte não transmite significados, mas exprime sentidos”
Segundo (Fischer, 1976)
Milhões de pessoas ouvem musica vão ao teatro e ao cinema, porque?(...) por que reagimos em face dessas irrealidades como se elas a fossem a realidade intensificadas?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
·         Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

Os conteúdos de arte:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte.

TEXTO Os sete saberes


Os sete saberes

1 – as cegueiras do conhecimento

Não haverá conhecimento que não esteja de certa forma, ameaçado pelo erro e pela ilusão. Sem o conhecimento será difícil os seres humanos enfrentar em os riscos permanentes no seu dia-a-dia. O conhecimento é uma das ocupações que mais nos permite instanciar junto à realidade.

2 – Os princípios dos conhecimentos pertinente

Morin propõe -nos uma reforma do pensamento, na qual devemos tornar evidentes tanto os contextos particulares quanto o global e complexo: “ É preciso recompor o todo para conhecer as partes”
É necessário que ensinemos e aprendemos os métodos para estabelecermos relações recíprocas entre os seres humanos. É preciso recompor o todo para conhecer as partes. “Conhecer é um modo de ser no mundo”
(Heidegger)

3 – Ensinar a condição humana

O homem é diferente dos outros animais por ser pensante que vive em sociedade e tem cultura. A existência humana viaja em direção as coisa para ocupar-se com elas, para está junto delas. (Heidegger)
Todas as nossas condições no planeta terra devem ser analisadas para que se perceba a inter-relação unidade humana.

4 – Ensinar a identidade terrena nosso agir mudará a partir da consciência que temos da vida terrena, pois só assim saberemos nos preparar para o futuro. Por isso, faz-se necessário construir uma consciência planetária responsável por tudo que é retirado do meio ambiente. Pois o século passado nos deixou uma herança de morte (guerras, mortes ecológica, vírus, bactérias novas e resistentes) aumento do uso de drogas armas, extermínio e etc..

5- Enfrentar as incertezas ligadas ao conhecimento

Velhas certezas, já não servem mais prevalece somente a incerteza do conhecimento (ilusão erro)

6- Ensinar a compreensão

A ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão

7- A ética do gênero humano

Os indivíduos não podem viver isolados e sim em sociedade pois são produtores um do outro e parte da espécie humana, indivíduos que compreende o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais.

INTERPRETAÇÃO

O que o texto me diz?
Que a educação, que visa transmitir conhecimentos, seja quanto ao que é o conhecimento humano no seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro é a ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer.

A idéia principal

De um desenvolvimento verdadeiramente humano que compreenda e desenvolva um conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.

Considerações finais

Eu entendi que, para haver um conhecimento global é necessário que se conheça e trabalhe todo os requerimentos relacionados aos itens referentes ao “sete saberes” para poder se ter um ensino global da educação humana.



2) PESQUISE SOBRE A EDUCAÇÃO NO GOVERNO DE GETULIO VARGAS E FAÇA UMA CRITICA SOBRE AS MEDIDAS DE VARGAS QUANTO A EDUCAÇÃO.


Então a educação tanto no governo Vargas quanto nos outros governos agora vem se arrastando, pois a mesma tem quantidade e não qualidade de educação aparece em cada concurso que vamos fazer, ou seja, em qualquer que seja as competições como, por exemplo, o ENEM pois são muitos os que participam e são poucos os que são classificados, daí uma primeira resposta para os governos pois na verdade o governo de Vargas deixou a desejar a educação. o que mais avança é a quantidade mais a qualidade não.