Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sábado, 13 de outubro de 2012

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 6ª SERIE/ 7º ANO


DISCIPLINA: MATEMATICA

Objetivo geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, relacionar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de conhecimentos matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 5ª SERIE/ 6º ANO


DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Objetivo geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de conhecimentos matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trabalho sobre Antropologia


INTRODUÇÃO

Antropologia em toda sua em seu conceito mais amplo, estuda o homem e sua complexidade.A antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo todas suas dimensões. Daí a apresentação deste trabalho, sintetizar a definição, o campo, o foco, principalmente o foco na educação, da Antropologia.Dessa forma, entende-se que a Antropologia além, estender seus fios de estudos com o homem, também estende-se,  á educação, uma premissa importante para a construção da sociedade.
Assim sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível entendê-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”.

A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM


Comecemos com um exemplo apresentado por Robert Mager. (MAGER, R. Atitudes favoráveis ao ensino.  Porto Alegre, Globo, 1976. p. 65.)
Um menino de 9 anos pretendia aprender a tocar violão. Admirava seu pai, que tocava maravilhosamente. Aguardava com impaciência o dia de aprender a tocar também. Quando o dia chegou, com o violão debaixo do braço, dirigiu-se para uma experiência completamente nova no campo da aprendizagem.
Uma história como esta poderia terminar de diversas maneiras:
· Não tendo muita aptidão para a música, mas demonstrando muito interesse, conseguiu pelo menos tocar violão como passatempo.

AVALIAÇÃO ESCOLAR


Sabatina, prova, exame, verificação, avaliação...
Para a grande maioria das pessoas que passaram por uma escola, esses termos têm uma conotação negativa. Isto deve-se, sem dúvida, a experiências negativas com relação à avaliação. Vejamos o que um aluno de 6ª  série do primeiro grau escreveu sobre um dia de prova:
“A hora da aula chegou. O professor de Geografia entra na sala e anuncia:
Hoje é dia de  prova.
Vê-se ansiedade em todos os rostos. Com afobação, cada um pega uma folha de papel. Durante o ditado das questões, escutam-se gritos de alegria ou desolação. Depois se põem imediatamente ao trabalho e escrevem sem parar. Outros, ao contrário, têm um ar pensativo e olham o teto acreditando lá encontrar uma inspiração. Alguns chupam o lápis, os olhos fixos sobre as folhas que continuam brancas, e às vezes lhes vem de repente uma idéia e por sua vez eles se põem a trabalhar. Alguns, com a mão sobre a testa, refletem profundamente.

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

“ Imagine um grupo de viajantes do tempo de um século anterior, entre eles um grupo de cirurgiões e outro de professores primários, cada qual ansioso para ver o quanto as coisas mudaram em sua profissão a cem anos ou mais no futuro. Imagine o espanto de os cirurgiões entrando numa sala de operação de um hospital moderno. Embora pudessem entender que algum tipo de operação estava ocorrendo e pudessem até mesmo ser capazes de adivinhar o órgão-alvo, na maioria dos casos seriam incapazes de imaginar o que o cirurgião estava tentando fazer ou qual a finalidade dos muitos aparelhos estranhos que ele e sua equipe cirúrgica estavam utilizando. Os rituais de anti-sepsia e anestesia, os aparelhos eletrônicos com seus sinais de alarme e orientação e até mesmo as intensas luzes, tão familiares às platéias de televisão, seriam completamente estranhos para eles.

QUE SÃO PROJETOS? Por que Projetos?


Em primeiro lugar, gostaríamos de frisar que os Projetos não são e não serão os salvadores dos problemas educacionais, e tudo será realizado a partir dele, ou seja, não podemos utilizar a fantástica concepção dos conceitos de Projetos e fazer desta a panacéia da educação, pois desta forma estaremos enterrando uma excelente proposta sem mesmo ela ter nascido no seio das escolas.

Diferentes dos cansativos e anacrônicos trabalhos de casa e das pesquisas que se transformam no máximo em “ bons” exercícios de caligrafia, já que estes refletem apenas a cópia de centenas de enfandonhas palavras de um livro, os Projetos ampliam em muito estes velhos conceitos.

OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES


Em nome de um projeto interdisciplinar várias atividades têm sido realizadas nas escolas, muitas das quais com características absolutamente simplistas, estando longe em conceitos, ações, atitudes, posturas e resultados dos verdadeiros projetos interdisciplinares, ou então, notam-se algumas atividades realizadas por ordem de “decreto”, em que a coordenação pedagógica e/ou direção elegem em seus gabinetes um tema “norteador”, o qual deverá ser trabalhado pelos professores, que não receberão nenhum tipo de orientação ou tiveram nenhum tipo de participação na escolha de temática.

Em todos os dois exemplos ainda podemos mencionar que os alunos são ignorados, quando da resolução e escolha de um tema a ser trabalhado, tema este muitas vezes totalmente descontextualizado da comunidade escolar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais


Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País.
Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socilizando discursos, pesquisas e recomendações.

23
 
Nós estamos diante de uma proposta aberta, flexível a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre os currículos e sobre os programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

PLANEJAMENTO DE ENSINO


1 – O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Hoje, em todos os setores da atividade humana, fala-se muito em planejamento. Vejamos, através de um texto de Paulo Freire, em que consiste o planejamento e qual a sua importância.
“Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela, às vezes mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam a transportar, numa camioneta, cestos cheios de cacau, para o sítio onde deviam secar.
Em certa altura perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Pararam, desceram da camioneta, olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram a pé uns dois metros de lama, defendidos pelas suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema.

O CURRÍCULO E SEU PLANEJAMENTO


1.      O QUE É CURRÍCULO?

Um programa de ensino só se transforma em currículo após as experiências que a criança vive em torno do mesmo. A palavra currículo vem do latim – curriculum – e significa percurso, carreira, curso, ato de correr. E seu significado não abrange apenas o ato de correr, mas também o modo, a forma de fazê-lo (a pé, de carro, a cavalo) o local (estrada, pista, hipódromo) e o que ocorre no curso ou percurso efetuado.
Da palavra  curriculum temos, analogamente, a expressão curriculum vitae, que engloba todos os dados pessoais, cursos, experiências e atividades que possam dar uma idéia do que a pessoa conseguiu realizar durante sua vida. Os dados são apresentados como um todo integrado, variável para cada pessoa, mas que revela continuidade, seqüência e objetivos atingidos e / ou a atingir.
Aplicado à educação, o termo currículo apresenta uma variação no decorrer do tempo. Essa variação depende da concepção de educação e de escola e, também, das necessidades de determinada sociedade num dado momento histórico.

PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE


Otrabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. Aprática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.

A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR


A formação profissional do professor é realizada nos cursos de Habilitação ao Magistério a nível de 2º. Grau e superior. Compõe-se de um conjunto de disciplinas coordenadas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir para uma  unidade teórico-metodológica do curso. A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino.

A formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica específica nas disciplinas  em que o docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria

EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA


A atividade educativa acontece nas mais variadas esferas da vida social ( nas famílias, nos grupos sociais, nas instituições educacionais ou assistenciais, nas associações profissionais, sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas empresas, nos meios de comunicação em massa  etc). e assume diferentes formas de organização. A educação escolar constitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau de organização, ligado intimamente às demais práticas sociais. Pela educação escolar democratizam-se os conhecimentos, sendo na escola que os trabalhadores continuam tendo a  oportunidade de prover a escolarização formal aos seus filhos, adquirindo conhecimentos científicos e formando a capacidade de pensar criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social.

QUESTIONÁRIO: Ensino de ciências desde os primeiros anos até os dias atuais.

1)                      Após a leitura do texto “curiosidade de pesquisador” explique como ocorreu o ensino de ciências desde os primeiros anos até os dias atuais.
Antigamente a disciplina de ciências era trabalhada tradicionalmente nas escolas de forma que os alunos não tinham oportunidade de questionar e si davam a importância apenas de memorizar.
Mais a partir dos anos 60 essa pratica começou a ser questionada devido os avanços tecnológicos que possibilitaram o homem nas suas experiências e ter novos conceitos.
Mais para isso acontecer foram vários anos de tentativas dentre eles:
Ø     Em 1970 a sociedade brasileira critica a formação do professor em áreas especificas.
Ø     Em 1971 a LDB torna obrigatório o ensino de ciências para todas as series do ginásio.
Ø     Em 1972 o MEC cria o projeto de melhoria do ensino de ciência para a capacitação de professores do 2º grau.

Concepção Histórico Dialética de Antonio Gramsci (1891 – 1937)


Antonio Gramsci nasceu em Sardenha (Itália), em 1891, filho de camponês pobres, participou da luta dos trabalhadores italianos, dirigiu o jornal da seção socialista de Turem . em 1917 foi eleito como secretario da seção regional do partido socialista.
Adaptou as ideias de Lênin, organizou os conselhos de fabrica dirigiu o partido comunista italiano, Gramsci tornou-se deputado e pouco depois em 1923 foi preso durante 11 anos. Neste período continuou seus trabalhos e reflexões, anotando as observações em cadernos manuscritos, somente trinta e dois escaparam da destruição fascista. Após sua libertação escreveu seus livros. Morreu 27 de abril de 1937.
Gramsci concebe o ser humano como processo de seus atos porque na medida em que o modifica a si próprio modifica também o mundo. O que une ou diferencia o ser humano é o que realmente se pensa, cada individuo tem o poder de mudar e transformar o mundo depende de cada pessoa para fazer essa mudança.

Questionário: Aristóteles tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida


1)        Explique com suas palavras a diferença entre o pensamento de Aristóteles e o de Platão quando o assunto é sobre a alma do homem.
Aristóteles tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida. Pois a vida segundo ele é a alimentação, o crescimento, o desgaste de um ser humano. É que a vida está na matéria animada, ou seja, corpo mais alma igual a ser vivo. E ele também afirmava que há três almas, a vegetativa, a sensitiva e a intelectiva, o que justamente esta alma intelectiva é que gera a ideia universal, o pensamento.
Já Platão discordava de Aristóteles, pois segundo ele o homem compõe-se de alma e corpo, porem funciona mais como se fosse um obstáculo para a liberdade da alma, é que a alma racional é livre, espiritual e imortal. E segundo Platão temos três almas; a racional, a irascível a apetitiva.

Sustentabilidade: Compromisso com a Sobrevivência


Tema: Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade

I – Apresentação
A todo momento em qualquer lugar, em pequenas ou, grande atitudes nossas ações são constantes busca pela sobrevivência e sustentabilidade. Porem para garantir esse direito é necessário que estimulemos as praticas de conservação a todas as formas de vida e de matéria primas do nosso planeta.

II - Problematização
Desenvolvimento sustentável e sobrevivência é o grande desafio da atual sociedade; a sustentabilidade é um conjunto de praticas humanas atua utilizando todos os tipos de recursos que vai natural a matérias transformadas, para a fim de suprir a infinita necessidade humana.

Os três Amigos Entre uma Guerra


Era uma vez um pequeno vilarejo lá existiam três amigos cada um deles tinha um nome o1° era Willian era o mais novo 2º era Frank era o mais velho dos amigos 3º era Aragon ele e o do meio certo dia aconteceu uma guerra e seu pais eram guerreiro nesta batalha seus pais foram mortos daí então eles se separaram cada um deles seguiu seu caminho mais eles não sabia que um deles iria vira o general de um exercito, muito grande.

Estudar sua História


Senti valorizado e poder desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento histórico quando localiza fatos significativos e refletindo sobre o tempo de sua própria vida.

Enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico,um vez que o homem (e o historiador) não registra tudo, mas produz “soluções”, recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.

Destaque para as lembranças e esquecimentos como componentes essenciais na formação da memória tem objetivo.