FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 7 de abril de 2013

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL, MISTA E DIGITAL



LINGUAGEM VERBAL
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas. ela está presente em textos em propagandas;

LINGUAGEM NÃO VERBAL
A linguagem utilizada é a não-verbal pois não utiliza do código "língua portuguesa" para transmitir que é proibido fumar. Na figura abaixo, percebemos que o semáforo, nos transmite a idéia de atenção, de acordo com a cor apresentada no semáforo, podemos saber se é permitido seguir em frente (verde), se é para ter atenção (amarelo) ou se é proibido seguir em frente (vermelho) naquele instante.
Como você percebeu, todas as imagens podem ser facilmente decodificadas. Você notou que em nenhuma delas existe a presença da palavra? O que está presente é outro tipo de código. Apesar de haver ausência da palavra, nós temos uma linguagem, pois podemos decifrar mensagens a partir das imagens. O tipo de linguagem, cujo código não é a palavra, denomina-se linguagem não-verbal, isto é, usam-se outros códigos (o desenho, a dança, os sons, os gestos, a expressão fisionômica, as cores)
LINGUAGEM MISTA
Linguagem mista é o uso simultâneo de linguagem verbal e não-verbal, ou seja, quando o locutor se vale de palavras e de imagens para criar sentido e transmitir uma mensagem. Exemplos seriam uma tirinha ou história em quadrinhos, um filme (com áudio e vídeo), uma matéria de jornal ou revista que disponha de imagens (fotos, desenhos), uma imagem com legenda, entre outros. Entendendo o que é a linguagem mista, você pode, além de usar os exemplos acima, identificar outros!
LINGUAGEM DIGITAL
Arquitetura da informação é a expressão-chave quando se fala em conteúdo web com qualidade. Aplicar um raciocínio arquitetônico para dispor as informações em sites, portais ou intranets, de maneira organizada e atraente, é determinante para valorizar os textos oferecidos e facilitar sua compreensão.
Essa abordagem é tão essencial porque o grande diferenciador da linguagem de internet em relação à escrita e outras formas de expressão é o hipertexto, ferramenta que elimina linearidade própria de outras formas de discurso. Com o hipertexto, o leitor lê o texto na ordem que quer e escolhe as partes de seu interesse.

8 comentários:

  1. meus parabéns! estou em um estágio em minha vida de faculdade e ensinar, e o tempo ficou curto, quase desisti, mas vou perseverar e tentar com toda força.

    ResponderExcluir
  2. Vcs podiam ter a bondade de sitar o autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo resumo, muito bem articulado!

    ResponderExcluir
  4. Wau amei o resumo ������

    ResponderExcluir

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.