FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 7ª SÉRIE 8° ANO



7ª série 8° ano

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Origem da vida segundo teorias científicas
· Formação do corpo na fase embrionária
· Fases do desenvolvimento: pré-natal e ciclo vital
· Divisão geral do corpo humano
· Constituição anatômica do nosso organismo
· As células e os tecidos
· Célula, sua constituição e funções vitais
· Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
· O microscópio
· Importância dos alimentos



2ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Digestão e sua fisiologia: produção de sucos digestivos e movimentos peristálticos;
· Os dentes: dentições, tipos de dentes, cuidados e estruturas
· Aparelho respiratório: esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
· Órgãos anexos: glândulas salivares, fígado e pâncreas
· Hepatite, pancreatite, gastroenterite, úlcera gástrica, etc.
· Aparelho circulatório: coração, veias e artérias.
· Sangue: funções e características das hemácias, leucócitos, plasma e plaquetas
· Doenças do sistema circulatório
· Defesas do nosso organismo: sistema imunológico, AIDS
· Aparelho excretor: mecanismos de funcionamento da retirada dos diferentes tipos de impurezas do nosso corpo.



3ª UNIDADE

CONTEÚDOS


Funções de relação com o ambiente
· Os principais mecanismos de relação entre o ser humano com o meio ambiente
· Locomoções e ossos: estruturas químicas e mecanismos estruturais para a locomoção.
· Sistema muscular e seu papel na locomoção.
· Órgãos dos sentidos: órgãos e funcionamento da visão, audição, tato, paladar e olfato.
· O sistema nervoso e seus componentes: sistema nervoso central, sistema nervoso periféricos.
· Funções do cérebro, cerebelo e bulbo.
· Medula espinhal, nervos e receptores dos sentidos.
· O sistema hormonal: composição de glândulas e hormônios produzidos.
· Ação hormonal no desenvolvimento do corpo humano.
· Hereditariedade: transmissão de caracteres hereditários.



4ª UNIDADE

CONTEÚDOS
Reprodução como fator de perpetuação da espécie
· Mecanismos naturais inerentes ao processo reprodutivo
· O sistema reprodutor: características, estruturas e sistema de funcionamento
· Fecundação e desenvolvimento embrionário
· Desenvolvimento do ser humano como ser em necessidade de se perpetuar
· Fases da vida humana e sua associação aos fenômenos naturais
· Doenças sexualmente transmissíveis
· Métodos contraceptivos
· Síndromes associadas à problemas correlatos à fecundação
· Doenças geneticamente transmissíveis como diabetes, câncer e outras doenças.




METODOLOGIA

Leitura oral compartilhada e grupal.
Provas escritas.
Elaboração de esquemas-resumo e gráficos representativos.
Leitura silenciosa.
Leitura de textos visuais.
Leitura do livro didático, paradidáticos, periódicos.
Promover debates e palestras.
Aula expositiva.
Desenho.
 Atividades em grupo.
 Atividades individuais.
Usar data show e TV.
Construção de mapas.
Confecção de cartazes e trabalhos manuais.
Desenvolvimento de técnicas, dinâmicas.
Trabalhos individuais.
Trabalho em grupo.
Atividades do livro didático.
Apostila xerocada.
Utilização de jornais, revistas e cartazes.
Caça palavras
Cruzadinhas


AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua no aprendizado do aluno através da verificação de aprendizagem, participação em sala, desempenho nas atividades, trabalhos, vistos no caderno, atividades avaliativas e provas bimestrais.



CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    *            Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano;
    *            Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente;
    *            Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;
    *            Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;
    *            Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;
    *            Identificar e descrever as características da Ciência e relaciona-la ao seu Criador;
    *            Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;
    *            Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;
    *            Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
    *            Identificar e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu Criador.
    *            Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.
 

2 comentários:

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.