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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Planejamento Anual de Ciências Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)


“No mundo da ciência muitas vezes se escuta um cientista dizer “Esse é um bom pensamento, minha teoria estava errada”, e mudar o enfoque para descobrir coisas novas. No entanto, não me lembro a última vez que um político ou um religioso tenha dito o mesmo.”

                                                                                     (Carl Sagan)


Objetivos gerais da disciplina (PCN)³


         Espera-se que o aluno, durante e após a sua formação através do ensino de Ciências apresente as seguintes capacidades:

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;


Compreender a ciência como um processo de produção do conhecimento e uma atividade humana de natureza social, inserida num contexto econômico, político, cultural e histórico;

Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico-tecnológicas;

Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;

Formular questões, diagnósticos e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, pondo em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar;

Saber utilizar conceitos científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistemas, equilíbrio e vida;

Saber combinar leituras, observações, experimentos e registros para coleta, comparação entre explicação, comunicação e discussão de fatos e informações;

Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de agir crítica e cooperativamente para a construção coletiva do conhecimento;
_________________
 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 5ª à 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p.33.

Objetivos com as Ciências do Ensino Fundamental

O ensino de Ciências, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica sobre os fatos cotidianos e a resolver problemas práticos simples.

Orientar os jovens nesta sociedade complexa, compreendendo o que se passa a sua volta, aprendendo a tomar posição diante das situações.

É nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que a criança aprimora, constrói e reconstrói seus conceitos e apreende de modo significativo sobre o ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados apresentados no processo de ensino das Ciências Naturais.

Despertar a motivação e interesse dos alunos, acerca dos conteúdos e conhecimentos da disciplina de Ciências, mostrando a eles os fenômenos naturais relacionados ao seu cotidiano, trabalhando a partir dos cinco sentidos do Ser Humano.



     Segundo Fracalanza (1986 pp. 26-27),

                                             O ensino de ciências nos anos iniciais, entre outros aspectos, deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional local.


Conteúdos à serem abordados durante o ano letivo



♦ Ecologia: Relações ecológicas – Degradação do meio ambiente pelo homem – Conceitos de Ecossistemas – Habitat – Cadeia Alimentar – Seres Bióticos e Abióticos (Biosfera).

♦ Seres Bióticos: Diversidade – Características – Os cinco reinos – Os vírus.

♦ Botânica: Características gerais dos grandes grupos vegetais – Principais partes da planta – Sua Utilização.

♦ Zoologia: Todos grupos de vertebrados – Todos grupos de invertebrados.

♦ Corpo Humano: Células – Tecidos – Alimentos – Digestão – Respiração – Circulação – Excreção – Os ossos – Os músculos – Sistema nervoso – Hormônios – Defesas do corpo humano – Órgãos dos sentidos – Reprodução – Hereditariedade.

♦ Química: Fenômenos químico-físicos – Importância no dia-dia – Matéria e Energia – Átomo – Elementos Químicos – Ligações Químicas – Substâncias simples e compostas – Fórmulas das substâncias – Misturas e combinações – Funções Químicas – Indicadores – Reações Químicas – Equações.

Física: Importância – Divisão Física – Mecânica – Fórmulas e unidades de medidas – Força (tipos, sistemas e elementos) – Trabalho – Aceleração – Gravidade – Formas de energia – Som – Luz – Calor – Magnetismo – Eletricidade.



Conteúdos – 6º Ano



1° Bimestre

1.   Ecologia
1.1.      Características dos seres vivos;
1.2.      Fatores bióticos e Abióticos ;
1.3.      Cadeia Alimentar ;
1.4.      Relações Ecológicas: Harmônicas e Desarmônicas;
1.5.      Biomas: Terrestres e aquáticos;

 2.  Solo
2.1.   Composição;
2.2.   Tipos de Solo;
2.3.   Técnicas de melhoramento de solo (adubação e rotação de cultura)
2.4.   Erosão e Desertificação;

 2.5.      Alimentos
2.6.      Técnicas de conservação dos alimentos;

     3. Água
       3.1.  Importância;
       3.2.  Captação e distribuição;
       3.3.  Tratamento de água e esgoto;
       3.4.  Desperdício;
       3.5.  Contaminação;
       3.6.  Saneamento básico;
       3.7.  Mudanças de estado físico;
       3.8.  Ciclo;
       3.9.  Umidade do ar;

4.   Ar
4.1.      Propriedades;
4.2.      Composição;
4.3.      Volume;
4.4.      Pressão;
4.5.      Temperatura;

        5. Recursos Naturais Renováveis e Não-Renováveis

    6. Drogas: álcool e fumo
      6.1.  Noções básicas;
      6.2.  Problemas orgânicos e sociais;
      6.3.  Dependência;
      




Conteúdos – 7º Ano



1° Bimestre

1.   Ecologia – revisão
1.1.  Noções básicas;
1.2.  Adaptação;
1.3.  Ecossistemas brasileiros;
1.4.  Cadeias alimentares (terrestres e aquáticas);

2.   Biodiversidade
2.1.      Características dos seres vivos – ciclo vital;
2.2.      Origem e Evolução;
2.3.      Classificação: reinos e taxonomia;


2° Bimestre

3.   Vertebrados
3.1.      Características;
3.2.      Peixes;
3.3.      Anfíbios;
3.4.      Répteis;
3.5.      Aves;
3.6.      Mamíferos;


3° Bimestre

4.    Invertebrados
4.1.      Poríferos;
4.2.      Celenterados;
4.3.      Platelmintos;
4.4.      Nematelmintos;
4.5.      Anelídeos;
4.6.      Moluscos;
4.7.      Artrópodes;
4.8.      Equinodermos;

5.    Reino Vegetal
5.1.      Características;
5.2.      Angiospermas;
5.3.      Gimnospermas;
5.4.      Pteridófitas;
5.5.      Briófitas;


4° Bimestre


6.         Fungos

7.         Protista

8.         Monera

9.         Vírus


Conteúdos – 8º Ano



1° Bimestre

1.   Corpo humano
1.1.      Níveis de estudo: célula, tecidos, órgãos e sistemas:
1.2.      Célula animal;
1.3.      Tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso;

2.    Evolução Humana

3.    Sistema Locomotor: ossos e músculos

     4. Nutrição
      4.1.  Cadeia alimentar: fluxo de energia e pirâmide de biomassa;
      4.2.  Solo;
      4.3.  Agricultura e Pecuária;
      4.4.  Água: mananciais, distribuição, uso e poluição;
      4.5.  Desenvolvimento Sustentável.


2° Bimestre

5.   SISTEMAS
5.1.  Digestório – Paladar e Olfato;
5.2.      Cardiovascular;
5.3.      Excretor;


3° Bimestre

5.4.      Respiratório
5.4.1.         Poluição do ar;
5.5.      Nervoso
5.5.1.         Drogas psicoativas;
5.6.      Endócrino


4° Bimestre

5.7.      Reprodutor
5.8.      Sensorial
5.8.1.         Audição;
5.8.2.         Visão;
5.8.3.         Tato;













Conteúdos – 9º Ano



1° Bimestre

1.   Conceitos básicos de Física e Química
1.1.      Introdução da Física;
1.2.      Introdução da Química;
1.3.      Unidades de medida;
1.4.      Matéria;
1.5.      Propriedades da matéria;
1.6.      Transformações Químicas e Físicas;
1.7.      Estado Físico da matéria;

2.   Física
2.1.      Conceitos básicos de cinemática: referencial, móvel, repouso e movimento, trajetória e medidas de comprimento;
2.2.      Velocidade média e instantânea
2.3.      Movimento uniforme e variado
2.4.      Força: grandezas escalares e vetoriais, sistemas de forças;


2° Bimestre

2.5.      Leis de Newton;
2.6.      Leis de Gravitação Universal;
2.7.      Calor;
2.8.      Eletricidade;
2.9.      Magnetismo;
2.10.  Luz e Cor;
2.11.  Ondas;


3° Bimestre

3.   Química
3.1.      Átomo;
3.2.      Elementos químicos;
3.3.      Tabela Periódica;
3.4.      Substâncias e misturas;
3.5.      Separação de misturas;
3.6.      Ligações químicas: iônica e molecular;
3.7.      Reações químicas;
3.8.      Química nas indústrias;


4° Bimestre

4.   Origem da Vida e Evolução
4.1.      Teoria de Lamarck;
4.2.      Teoria de Darwin;

5.   Genética
5.1.      Noções básicas: gene, cromossomo, fenótipo e genótipo;
5.2.      Mendel;
5.3.      Mutações genéticas
5.4.      Divisão celular;
5.5.      Grupos Sanguíneos;
Metodologia




♦ Exposições dialogadas dos conteúdos;

♦ Trabalhos individuais e/ ou em grupos;

♦ Resolução de exercícios e problemas;

♦ Leituras e interpretação de textos, figuras, legendas e tabelas;

♦ Paradidáticos, livros e jornais;

♦ Projeções de filmes;

♦ Apresentações de PowerPoint;

♦ Atividades práticas;

♦ Atividades no laboratório de Informática;

♦ Histórias Relacionadas com o conteúdo.









Avaliação




Ao propor atividades variadas, levamos em consideração que nem todos os alunos têm os mesmos interesses, nem aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em conta na hora da avaliação.

Consideramos também que algumas atividades exploram mais os conhecimentos de natureza conceitual, outras, de natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.

Por considerar que a avaliação deve ser um processo contínuo e que deve se valer de uma diversidade de instrumentos e situações, esta implicará:

        ♦ Continuidade qualitativa (interesse, participação, responsabilidade, educação e disciplina);

        
♦ Quantitativa (testes, provas, relatórios, pesquisas e trabalhos: orais, escritos e manuais).






Referências Bibliográficas:


ALVARENGA, Jenner Procópio de. et alli. Ciências naturais no dia-a-dia; 5ª série. Curitiba: Positivo, 2004.

AMABIS, José Mariano. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1997.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997.

CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano; 5ª série. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2004

FRANCALANZA, Hilário. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.

REITZ, P. R. Flora ilustrada Catarinense – Palmeiras. Itajaí, Santa Catarina. Pág. 189. Ilustr., 1974.

SHERER, Aline. A importância do Euterpe edulis (Martius) – Palmito para avaliação da biodiversidade da região do Taquari. In: Anais da VI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa – M EEP VI, Lajeado: Editora UNIVATES, 2003.








 


Ciências Planejamento anual



Concepção do Ensino de Ciências


A Ciência deve ser compreendida como construção humana decorrente da necessidade de o homem entender e interpretar o mundo e seus fenômenos.
Não existe neutralidade nas construções cientificas, nem tão pouco verdades absolutas. A ciências é dinâmica, e os modelos usados pelos cientistas para interpretar o mundo estão em constante reelabolação.
Assim, a história da ciência nos revela a historia da humanidade e nos mostra as diferentes concepções que o homem teve, e tem o mundo ao longo dos tempos. Essas concepções influenciam as formas de interferência do ser humano no mundo e as relações que a humanidade tem estabelecido com a natureza ao longo de sua história.
No momento em que entramos no novo século, nossa historia se apresenta marcada pelas contradições. As desigualdades sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que criamos como sociedade colocam-nos, hoje, diante de situações cada vez mais conflitantes e desafiadoras.
Vivemos mergulhados em paradoxos. Ao mesmo tempo em que avançadas técnicas agropecuárias possibilitam recordes na produção de alimentos, um grande numero de pessoas continua morrendo de fome. Enquanto os cientistas divulgam avanços da engenharia genética, as verminoses continuam fazendo vitimas. Conquistas espaciais são anunciadas e, ao mesmo tempo, anunciam-se mortes decorrentes da falta de saneamento básico. Continuamos desmatando, poluindo, depredando, e simultaneamente, promovendo movimentos ecológicos.
Com certeza, temos de rever nossas habilidades de lidar com a tecnologia, perceber melhor nosso papel como parte integrante da natureza e repensar nossa organização social e política. Só, assim, o planeta poderá recuperar o equilíbrio e garantir, com qualidade e dignidade, a preservação da biodiversidade e a conciliação entre vida e tecnologia.
            Como fazer ciência não é uma atividade impessoal, isenta de valores, pretendemos um ensino de ciências que priorize, não a transmissão de informações, mas a formação de atitudes e valores que promovam a admiração e o respeito pela vida.
Assim buscamos um ensino de ciências que:
·        Apresente, de forma pertinente e interessante, reflexões sobre a história da Ciência e sobre os embates entre novas e velhas idéias;
·        Investigue as explicações prévias dos alunos, e o significado que atribuem às palavras;
·        Promova, a ressignificação de conceitos e a elaboração de novos significados;
·        Trabalhe os conteúdos de forma contextualizada, favorecendo uma visão integrada dos processos físicos, químicos e biológicos, e a compreensão das inter-relações desses processos com as questões sociais e econômicas;
·        Promova a troca de informações dentro do grupo, favorecendo a socialização, o enriquecimento e a ampliação das possibilidades de exploração dos conteúdos;
·        Favoreça a formação de uma consciência ecológica, por meio do reconhecimento do ser humano como parte integrante da natureza, e do desenvolvimento de atitudes de valorização da vida;
·        Utilize e valorize os conhecimentos de ciência e tecnologia na tomada de decisões pessoais e coletivas;
·         Favoreça a superação da fragmentação do conhecimento e das fronteiras entre as disciplinas;
·        Estimule o desenvolvimento das estruturas cognitivas do aluno com flexibilidade e respeito à diversidade.
De acordo com a concepção de ensino/aprendizagem proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos uma forma de ordenação e apresentação do conteúdo que favorecesse uma aprendizagem ativa, interativa e contextualizada. A interatividade da proposta manifesta-se na dimensão do manuseio e uso do objeto pedagógico concreto. Tal entrosamento facilita a percepção e analise critica das questões sociais favorecendo as mudanças de atitudes e mobilizando para a ação.
      As atividades propostas são variadas: observações, experimentos, discussões, criação de modelos, entrevistas, trabalho de campo. Procurando incluir sempre momentos que favoreçam a expressão do aluno, de forma que o professor possa verificar quais são seus conhecimentos prévios e seus sentimentos em relação ao tema. A partir daí, buscamos oferecer oportunidade de ampliação, reformulação e enrequecimento desses conhecimentos por meio de trocas de idéias, do estabelecimento de relações casuais entre os fatores e fenômenos, da formulação de hipóteses explicativas.
      Portanto o trabalho com o ensino de ciências pela simples memorização de idéias, conceitos ou pela leitura ou discussão não faz sentido, não tem significado. Fica claro que o aprendizado exige vivencia e atividade de caráter ativo, de forma a permitir a efetiva incorporação de valores, de novas atitudes onde o educando possa interagir de diversas maneiras e estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e em conseqüência realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade, podendo assim elaborar também seus conhecimentos científicos.

Objetivos Gerais da Disciplina de Ciências


Conforme a Parâmetros Curriculares Nacionais os objetivos gerais de ciências para o ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como individuo e cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Assim, os alunos que concluírem os ensino fundamental deverão ter as seguintes capacidades:
·        Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano em sociedade como agentes de transformação do mundo em que vivem;
·        Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
·        Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir do que foi desenvolvido no aprendizado escolar;
·        Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
·        Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussões de fatos e informações;
·        Valorizar o trabalho em grupo.



Objetivos Específicos e Conteúdos

5ª série / 6º ano

CONTEÚDOS MOBILIZADOS

HABILIDADES/ OBJETIVOS
- Características dos seres vivos

- Identificar as características comuns a todos os seres vivos.

- Compreender o surgimento da vida.

- Conhecer os níveis de classificação (Taxonomia).

- Perceber as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

- Reconhecer os vírus como parasitas obrigatórios, causadores de patologias.

- Reconhecer as características dos Reinos, seus representantes,  suas divisões e interação com o meio ambiente (aspectos, positivos e negativos).

- Perceber a evolução de cada grupo.

- Compreender o modo de reprodução de cada Reino.

- Reconhecer a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio do ecossistema.
- Origem da vida
- Evolução
- Teorias da Evolução
- Taxonomia: níveis de classificação
Meio Ambiente

- Ecologia
- Conceitos básicos: população, comunidade, habitat, nicho ecológico, ecossistema e biosfera.

- Cadeia e teia alimentar
- Relações entre os seres vivos (harmônicas e desarmônicas )
Vírus

- Organização
- Doenças
- Vacinas
- Soro.
Reino Monera

- Organização celular
- Formas
- Reprodução
- Patologias
- Benefícios
Reino Protista

- Divisão do Reino Protista
- Algas unicelulares e algas pluricelulares
- Doenças
- Importância econômica

Reino Fungi

- Estrutura
- Reprodução
- Formas de vida
- Utilidade
Reino Plantae

- Características gerais
- Organização celular
- Divisão do Reino

Briófitas:
- Características
- Ciclo reprodutivo
- Musgos e hepáticas 

Pteridófitas:
- Estrutura morfológica
- Reprodução

Gimnosperma:
- Estrutura morfológica
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica.

Angiosperma:
- Características específicas
Organologia vegetal

- Raiz, caule e folha: estrutura, função e tipos
- Flor: estrutura e polinização
- Fruto e semente: estrutura, germinação  e dispersão



6ª série / 7° ano


CONTEÚDOS MOBILIZADOS

HABILIDADES/ OBJETIVOS
Caracterização do Reino Animal
- Revisar as características do Reino Animal  e os níveis de classificação dos seres vivos.

- Apontar as características gerais entre os animais.

- Especificar as características anatômicas e fisiológicas  dos filos dos invertebrados.

- Relatar aspectos evolutivos entre os filos.

- Relacionar a interação entre o ser humano e o filo abordado.

- Especificar as características anatômicas e fisiológicas  do filo cordado e suas classes.

- Relatar aspectos evolutivos entre as classes.

- Relacionar a interação entre o ser humano e a classe  abordada.
Taxonomia
Divisão do Reino Animal em invertebrados e vertebrados
INVERTEBRADOS:
Poríferos e cnidários

- Estrutura corporal
- Alimentação
- Reprodução
- Importância dos corais
Platelmintos e Nematelmintos

- Diferenciação corporal
- Doenças.
Anelídeos

- Estrutura corporal
- Reprodução
- Classificação
- Relação com o meio ambiente e saúde.
Moluscos

- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica
Artrópodes

- Conceito
- Classificação
- Diferenciação das classes
- Características gerais
- Reprodução
- Habitat
- Importância  econômica.


 Equinodermos

- Diferenciação das classes
- Características gerais
VERTEBRADOS:
Peixes

- Características das ordens: ósseos e cartilaginosos
- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica
Anfíbios

- Características gerais dos anfíbios
- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica
Répteis

- Características gerais dos répteis
- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica.
Aves

- Características  gerais das aves
- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica
Mamíferos

- Características gerais dos mamíferos
- Classificação
- Reprodução
- Importância ambiental e econômica   



7ª série / 8° ano

CONTEÚDOS MOBILIZADOS

HABILIDADES/ OBJETIVOS
- Características gerais do
 ser humano
- Níveis de organização: 
- Célula humana, suas organelas e funções.
- Tecidos: tipos e funções.

- Caracterizar o ser humano e identificar  seus níveis de organização.

- Perceber a célula como unidade de vida assim como seu funcionamento.

- Compreender a herança genética do ser humano.

- Perceber a importância da tecnologia para o avanço da genética.

- Conhecer o corpo e perceber suas mudanças.

- Conhecer os métodos contraceptivos e as doenças sexuais e as medidas preventivas.

- Identificar e compreender os nutrientes.

- Conhecer as doenças relacionadas com os distúrbios alimentares. 

- Reconhecer os órgãos e suas funções, as doenças relacionadas com os sistemas e medidas preventivas.
 Noções de Genética Humana:

- Mendel
- Transmissão das características hereditárias
- Cromossomos sexuais
- Herança consanguínea (sistema ABO)
- Clonagem
- Células troncos
Noções de divisão Celular:

- Mitose
- Meiose
Sistema Reprodutório:

- Órgãos do aparelho reprodutor masculino
- Órgãos do aparelho reprodutor feminino
- Hormônios sexuais
- Anatomia e função
- Ovulação, período fértil  e menstruação
- A fecundação
- A gravidez e o desenvolvimento
- Formação de gêmeos
- Desenvolvimento embrionário
- Métodos contraceptivos
- Doenças sexualmente transmissíveis
Nutrição

- Composição dos alimentos: (Sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios e água)
- Informações nutricionais.
- Alimentação equilibrada (pirâmide alimentar).

- Doenças: obesidade, osteoporose, anemia, diabetes, alterações no colesterol, anorexia, bulimia, botulismo.
Sistema digestório

- Órgãos e funções
- Processo digestório (química e mecânica).

- Doenças: Câncer, gastrite, ulceras , hepatite, cirrose.
Sistema respiratório 
     
- Órgãos do aparelho respiratório e suas funções
- O processo de respiração

- Doenças: câncer pulmonar, pneumonia, asma, alergias.

- Tabagismo.

Sistema Circulatório

- Sistema cardiovascular
- Órgãos e funções
- Funcionamento da circulação
- Pressão arterial

Sistema linfático e imunológico

- Doenças: hipertensão, infarto, arteriosclerose, leucemia.
Sistema Excretório

- Órgãos e funções do sistema excretório

- Doenças do aparelho excretório: cálculos renais, cistite, nefrite.
Sistema Nervoso

- Divisão: sistema nervoso central e periférico

-  Doenças: Derrame,   Enxaqueca, epilepsia, Alzheimer, Parkison, Esquizofrenia, TDA-H, Depressão.
Drogas no sistema nervoso.

Sistema Endócrino

- Glândulas
- Hormônios
- Funções e  disfunções 
Sistema Locomotor – ossos, músculos e articulações – estrutura e função. Postura (escoliose, cifose, lordose), anabolizantes.
Doenças - reumatismo, distrofia muscular, artrite.
Órgãos dos sentidos e suas funções
- Visão
- Audição
- Olfato
- Gustação
- Tato




8ª série / 9° ano

CONTEÚDOS MOBILIZADOS

HABILIDADES/ OBJETIVOS

- Conceitos Básicos de Química e Física: Matéria e Energia


- Diferenciar matéria de energia.

- Conhecer os estados físicos da matéria e suas funções.

- Conhecer a estrutura da matéria,  suas  combinações e transformações.

- Interpretar a tabela periódica.

- Compreender como os elementos interagem uns com os outros.

- Conhecer os diferentes tipos de misturas e de que formas elas podem ser separadas.

- Identificar as substâncias e classificá-las.

- Relacionar cada função com uma aplicabilidade.

- Compreender a escala de pH e como ocorre uma reação de neutralização.

- Aprender a transformar os diferentes tipos de unidades.

- Relacionar as unidades com suas respectivas grandezas.

- Compreender a relação entre velocidade média, distância e tempo.

- Perceber que o movimento depende da força aplicada.

- Compreender as três Leis de Newton e suas aplicações.

- Identificar o sistema de força.

- Perceber que as máquinas são dispositivos criados para realizar trabalho e diminuir o esforço para realizá-lo.


- Propriedades gerais da matéria.
- Constituição da matéria.

- Estados físicos da matéria
- Mudanças dos estados físicos da matéria
- Histórico da Química
- Átomos, tijolos da matéria
- Histórico dos modelos atômicos e o modelo atômico atual
- Número atômico e número de massa
- Íons, cátions e ânions
- Elementos Químicos
- Classificação Periódica dos Elementos (Tabela Periódica)
- Combinação de elementos químicos
- Fórmula química
- Regra do octeto
- Camada de valência.
- Tipos de ligações: iônica e covalente.
Misturas:
- Processos de separação de misturas
- Soluções
Funções químicas:
- Ácidos
- Bases
- Sais
- Óxidos
- Indicadores de pH
- Reações químicas
- Equação química
- Tipos de reações químicas
- Massa molecular
- Lei de Lavoisier
- Lei de Prost
Física: Medidas e Unidades
- Movimento e repouso
- Velocidade média  (Vm)
- Movimento uniforme
- Aceleração (a) e aceleração da gravidade (g)
- Força e movimento
- Conceito de força
- Grandezas físicas escalares e vetoriais
- Força resultante.
- Princípio fundamental da dinâmica
- Força peso
- Princípio da inércia
- Princípio da ação e reação
- Trabalho e energia mecânica
- Energia e transformações de matéria
- Trabalho mecânico.
- Potência mecânica.
- Energia cinética e energia potencial
- Máquinas simples
- Roldanas




Metodologia de Trabalho e Avaliação


Estratégias

  • Aulas expositivas utilizando, quando necessário e conveniente, observações e experiências.
  • Leituras de textos variados para que haja análise do texto e discussões no grupo.
  • Utilização de livros didáticos, porém de forma sistemática.
  • Desenvolver atividades de pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e outras.
  • Vídeos relacionados aos temas explorados.
  • Exposição de alguns trabalhos à comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
  • Uso dos computadores com o objetivo de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura, raciocínio lógico e coordenação.


Avaliação

  • Análise das exposições em público de textos e outras produções.
  • Análise das atitudes e procedimentos do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
  • Análise das atividades individuais e coletivas por escrito e dos debates.
  • Aplicação de atividades extra classe.
  • Aplicação de provas escritas.
  • Avaliação de construção de textos.
  • Pontualidade na entrega e na organização dos trabalhos.


Recuperação Paralela

  • Leitura, interpretação e exposição ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o educador selecionará ao educando.
  • Pesquisa extraclasse
  • Elaboração de questões sobre o tema estudado.
  • Avaliação escrita ou oral individual.


Projeto UCA

Forma de utilização dos uquinhas nas aulas de ciências – Escola Theodoro Becker.


Primeiramente o tema em estudo é apresentado de forma instrucional. Dessa maneira o professor é capaz de sondar o que os alunos já conhecem sobre o tema, o dialogo com os alunos é fundamental para o sucesso. (Muitas vezes com uso do livro didático)

A medida que a aula avança os principais conceitos são passados no quadro e anotado no caderno dos alunos.

Ao termino da exposição, é passado aos alunos um estudo dirigido, durante a correção é mais uma chance do professor revisar os conceitos colocando situações do dia a dia dos alunos.


Justificativa ao uso dos laptops

As aulas aplicadas acima são bem tradicionais , mais muito importantes para a aproximação do professor e alunos e exposição dos conceitos.
No entanto, esse tipo de aula se torna muito rotineiro para o alunos, e o cérebro humano acaba guardando tudo o que é de rotina na memória curta. O que faz com que os alunos acabem esquecendo os conceitos logo após a avaliação.
Nesse momento, que o uso dos laptops se torna muito importante, pois a partir deles o alunos sai da rotina e consegue desenvolver muitas outras habilidades, como raciocínio, leitura, memória, coordenação motora e fixação dos conceitos.

A forma como o professor vai utiliza os laptops para desenvolver essa atividade depende do planejamento feito por ele e a habilidade que ele deseja trabalhar com os alunos.

Algumas práticas do uso dos laptops nas aulas de ciências

  • Interpretação de textos diversos
  • Uso de vídeos com atividades dirigidas
  • Atividades diferenciadas cruzadinhas, caça palavras
  • Montagens de mapa conceituais para fixação de conceitos
  • Material de apoio para aulas práticas e pesquisa
  • Montagens de histórias em quadrinhos
  • Avaliação
  • Recuperação
  • Uso para pesquisa externa ( busca de imagens sobre o tema trabalhado e fabricação de slides fora da sala)



Obs : O planejamento anual e semanal podem ser acessados em www.thebeciencias.webnode.com.br







6 comentários:

  1. Inacreditável, que blog maneiro, me ajudou a tirar um caminhão das costas.. obrigado pelo excelente trabalho!!!

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  2. Gostei muito, me orientei no planejamento em ED

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  3. Gostei muito, vai me ajudar muito.
    Parabéns!!!

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  4. Adorei o projeto! Aconselho apenas a revisar as regras ortográficas, muita coisa entrou em desuso e há alguns errinhos. Obrigada por dividir este ótimo projeto!

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  5. Parabéns!
    Pelo trabalho!
    Agradeço carinhosamente em contribuir com outros companheiros(as)

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.