CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente
de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir
as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles
prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
Questionar
a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para
isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise
crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Compreender
a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos
corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao
homem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer
e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser
humano;
Relacionar
conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio
ambiente;
Compreender
o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade
e com o Universo;
Reconhecer
e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;
Reconhecer
e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando
fenômenos ambientais;
Identificar
e descrever as características da Ciência e relaciona-la ao seu Criador;
Relacionar
o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;
Compreender
a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando
informações científicas;
Reconhecer
e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
Identificar
e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu Criador.
Ler,
interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.
5ª série 6° ano
1ª UNIDADE
CONTEÚDOS
1.Terra
forma e localização.
A forma da Terra.
Modelos cosmológicos.
O sistema solar.
2.Algumas características do nosso planeta.
O dia e a noite.
O Sol como guia.
Fusos horários.
3.
O jeito de ser e o lugar de cada um
Ambientes naturais e ambientes
construídos.
Adaptação
Hábitat
Organismos e mudanças no ambiente
Sobrevivência
Alteração nos ambientes
4.
O ciclo da vida
Ciclos de vida de diversos organismos
A reprodução como manutenção da espécie
e ocupação do ambiente.
Reprodução sexuada e assexuada
Desenvolvimento direto e indireto
Algumas características do crescimento
dos seres vivos ( mudas)
Etapas do ciclo de vida do ser humano
Puberdade e adolescência ( introdução)
5.
O pega-pega da natureza
Cadeias alimentares
Hábitos alimentares
Fatores abióticos e bióticos
Relação entre os seres vivos e o
ambiente
Desequilíbrio ambiental
2ª UNIDADE
CONTEÚDOS
1.Decompositores:
começa tudo outra vez
Função do decompositores
Detritívoros e necrófagos
Algumas características de fungos e
bactérias
Ciclo de materiais na cadeia alimentar
( introdução)
Participação dos fungos na vida humana
2.
Lixo: repensando atitudes
Lixo ( definição, quantidade e
diversificação de componentes)
Reutilização e reciclagem
Reciclagem de papel
Coleta seletiva
Destino e tratamento
Economia de recursos e preservação
ambiental
3.
De onde vem a água que circula no planeta?
Distribuição da água no planeta
Medidas de comprimento
Ciclo da água ( nuvem, chuva, orvalho)
Algumas características de estado
físico da água ( condensação, evaporação, ebulição, solidificação)
Capacidade térmica
Água doce e água salgada
4.
O que não afunda nem se dissolve, flutua
Medidas de volume e peso
Noções de densidade
3ª UNIDADE
CONTEÚDOS
1.
Há água por perto
Identificação das características da
água que entra e saí de nossa casa
Consumo e desperdício
Circulação da água em plantas e animais
A água como solvente
Distribuição da água nos alimentos
2.
Água: usar bem para ter sempre
Bom e mau uso da água
Concentração de poluentes
Poluentes biodegradáveis e não
biodegradáveis
Poluição e contaminação biológica
Tratamento do esgoto
Purificação da água ( método simples)
Algumas doenças causadas por água
contaminada
3.
O uso da terra pelos seres humanos
Agricultura: noções da história da
ocupação da tarra
A domesticação de animais
Algumas técnicas agrícolas ( rotação de
culturas, monoculturas, arado)
Adubação natural e agroquímicos (
fertilizantes sintéticos e praguicidas ou agrotóxicos)
Alimentos orgânicos
4ª UNIDADE
CONTEÚDOS
1.Usando
o solo e abusando dele
Solo: formação e estrutura
Erosão
Combate a erosão
Assoreamento
Queimadas
2.
Solo, o sustento da vida
Solo: constituintes principais
Água no solo
Capilaridade
Vida no solo
3.
Outras formas de obtenção de alimentos
Alimentos naturais x industrializados
Aquicultura, extrativismo e pesca predatória
Hidroponia e novas tecnologias
Produção de alimentos x crescimento
populacional
4.
As buscas da humanidade
O ser humano e a descoberta de
materiais
Relação ser humano/ ciências e
tecnologia
Algumas propriedades dos materiais
Recursos renováveis e não renováveis
“A
ESCOLA, MEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO: A ESCOLA É O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO EDUCADOR,
COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL, COMO EDUCADOR. A VISÃO DE SI MESMOE A VISÃO DO
MUNDO QUE TEM O EDUCADOR SE REVESTEM DE CONCRETUDE E DE AUTENCIDADE, NA MEDIDA
EM QUE TRANSPARECEM NA SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS EDUCANDOS.”
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.