FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS 5ª série 6° ano



CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    *            Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano;
    *            Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente;
    *            Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;
    *            Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;
    *            Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;
    *            Identificar e descrever as características da Ciência e relaciona-la ao seu Criador;
    *            Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;
    *            Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;
    *            Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;
    *            Identificar e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu Criador.
    *            Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.
 
5ª série 6° ano
1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

1.Terra forma e localização.
A forma da Terra.
Modelos cosmológicos.
O sistema solar.

2.Algumas  características do nosso planeta.
O dia e a noite.
O Sol como guia.
Fusos horários.

3. O jeito de ser  e o lugar de cada um
Ambientes naturais e ambientes construídos.
Adaptação
Hábitat
Organismos e mudanças no ambiente
Sobrevivência
Alteração nos ambientes

4. O ciclo da vida
Ciclos de vida de diversos organismos
A reprodução como manutenção da espécie e ocupação do ambiente.
Reprodução sexuada e assexuada
Desenvolvimento direto e indireto
Algumas características do crescimento dos seres vivos ( mudas)
Etapas do ciclo de vida do ser humano
Puberdade e adolescência ( introdução)
5. O pega-pega da natureza
Cadeias alimentares
Hábitos alimentares
Fatores abióticos e bióticos
Relação entre os seres vivos e o ambiente
Desequilíbrio ambiental




2ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.Decompositores: começa tudo outra vez
Função do decompositores
Detritívoros e necrófagos
Algumas características de fungos e bactérias
Ciclo de materiais na cadeia alimentar ( introdução)
Participação dos fungos na vida humana
2. Lixo: repensando atitudes
Lixo ( definição, quantidade e diversificação de componentes)
Reutilização e reciclagem
Reciclagem  de papel
Coleta seletiva
Destino e tratamento
Economia de recursos e preservação ambiental
3. De onde vem a água que circula no planeta?
Distribuição da água no planeta
Medidas de comprimento
Ciclo da água ( nuvem, chuva, orvalho)
Algumas características de estado físico da água ( condensação, evaporação, ebulição, solidificação)
Capacidade  térmica
Água doce e água salgada
4. O que não afunda nem se dissolve, flutua
Medidas de volume e peso
Noções de densidade
3ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1. Há água por perto
Identificação das características da água que entra  e saí de nossa casa
Consumo e desperdício
Circulação da água em plantas e animais
A água como solvente
Distribuição da água nos alimentos
2. Água: usar bem para ter sempre
Bom e mau uso da água
Concentração de poluentes
Poluentes biodegradáveis e não biodegradáveis
Poluição e contaminação biológica
Tratamento do esgoto
Purificação da água ( método simples)
Algumas doenças causadas por água contaminada
3. O uso da terra pelos seres humanos
Agricultura: noções da história da ocupação da tarra
A domesticação de animais
Algumas técnicas agrícolas ( rotação de culturas, monoculturas, arado)
Adubação natural e agroquímicos ( fertilizantes sintéticos e praguicidas ou agrotóxicos)
Alimentos orgânicos

4ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.Usando o solo e abusando dele
Solo: formação e estrutura
Erosão
Combate a erosão
Assoreamento
Queimadas
2. Solo, o sustento da vida
Solo: constituintes principais
Água no solo
Capilaridade
Vida no solo
3. Outras formas de obtenção de alimentos
Alimentos naturais x industrializados
Aquicultura, extrativismo e pesca predatória
Hidroponia e novas tecnologias
Produção de alimentos x crescimento populacional
4. As buscas da humanidade
O ser humano e a descoberta de materiais
Relação ser humano/ ciências e tecnologia
Algumas propriedades dos materiais
Recursos renováveis e não renováveis

“A ESCOLA, MEU ESPAÇO DE ATUAÇÃO: A ESCOLA É O ESPAÇO DA REALIZAÇÃO DO EDUCADOR, COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL, COMO EDUCADOR. A VISÃO DE SI MESMOE A VISÃO DO MUNDO QUE TEM O EDUCADOR SE REVESTEM DE CONCRETUDE E DE AUTENCIDADE, NA MEDIDA EM QUE TRANSPARECEM NA SUA ATUAÇÃO JUNTO AOS EDUCANDOS.”

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.