FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Resumo do livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José



O livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José, trata do relato de uma criança que se chama Rodrigo, que veio da roça para estudar na cidade. Assim como toda criança, Rodrigo chegou a escola todo entusiasmado para viver seus momentos escolares.
Rodrigo primeiramente se deparou com a professora Marisa que o desanimou por criticar seu modo de falar, não procurando saber de onde ele veio e qual sua cultura. Mas logo conhece outra professora que substituiu a professora Marisa por algum tempo, se chamava Celinha e tinha metodologia diferente dos da primeira professora, e fez a criança se sentir capaz de aprender e se interagir como as demais crianças.

A professora Celinha considerou e respeitou a importância que tem a fala, soube conduzir a turma respeitando a cultura regional que cada criança traz de casa.

As duas professoras tinham visões diferentes em relações ao “erro”. Para a professora Marisa a fala de Rodrigo era considerada um erro, pois a tradicional, falada pela maioria da turma; já a professora celinha á importância que tem a fala trazida pelo Rodrigo do seio familiar, ou seja á Língua Materna.
As vezes tem momento que agimos como a professora Maysa, levando para o trabalho nossos problemas, que só atrapalham em nossa sala, é também fazendo correção do aluno na frente dos colegas. Outras vezes agimos como a professora Celinha, trazendo para a turma métodos onde todos se envolveram e aprendam de forma prazerosa, sendo compreende e deixando nossos alunos se expressarem cada um do seu modo pois não somos todos iguais.
Depois de termos feitos a leitura do texto varias vezes, podemos afirmar que o mesmo contribui muito em nossas pratica pedagógica, pois o texto nos faz refletir que em primeiro lugar devemos conhecer a realiza do aluno e estimulá-lo, pois a criança sempre traz consigo uma bagagem que precisa ser explorada sempre como a professora Celinha; trabalhar com dedicação buscando sempre novidades que força com que os alunos sintam prazer de ir a escola.

3 comentários:

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.