Íncio

segunda-feira, 8 de abril de 2013

PLANEJAMENTO ANUAL DE CURSO DE MATEMÁTICA 7ª (8° ANO) E 8ª (9° ANO)


APRESENTAÇÃO

O ensino de Matemática costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina,  como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua aprendizagem.
A constatação da sua importância apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
A insatisfação revela que há problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o aluno. Há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama.

ARTE E EDUCAÇÃO (OS PCNs DE ARTE)


A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação ocupando historicamente papeis diversos.
Arte-educação - oportuniza ao individuo a arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.
   A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

PARADGIMA EDUCACIONAL EMERGENTE de Maria Cândida Moraes


Durante muito tempo as idéias novas foram reprimidas, sufocadas por romper com os paradigmas tradicionais de época. Com o advento da modernidade surge uma nova visão do mundo, do homem e da sociedade em virtude disso surgem novos paradigmas. Contudo, o surgimento dos novos paradigmas encontra-se intimamente relacionada à concepção, visões, idéias e teorias advinham dos antigos, que serviriam de base para ressignificações, esses antigos paradigmas foram questionados, analisados, reestruturados, reavaliados enfim, reformulados. Dessa forma é possível compreender que os diversos saberes são interdependentes.
A busca de soluções possíveis para os problemas enfrentados pela humanidade requer formulações de novas concepções com base em novas compreensões a respeito da natureza e dos homens, para isso é imprescindível rever os enfoques utilizados para analisar a realidade que muitas vezes encontram-se baseadas em percepções estreitas de realidade, uma vez que o pensamento reducionista simplificado e não expressam a unidade e a diversidade existente no todo.

CONSELHOS DE ESCOLA: COLETIVOS INSTITUÍSTES DA ESCOLA CIDADÃ (Ângela Antunes Ciseski e José Eustáquio Romão)


Aluno aprende apenas quando se torna sujeito de sua aprendizagem. E para ele tornar-se sujeito de sua aprendizagem ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto de escola que faz parte também do seu projeto de vida. Não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. A participação pertence à própria natureza do ato pedagógico. (Gadotti)
1)    OS PRESSUPOSTOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DOS SISTEMAS. (Carlos Roberto Jamil Cury)


A sociedade brasileira vem se tornando cada vez mais complexa. Inúmeros Fenômenos sociais novos passam a disputar a cena, tais como o surgimento de novos postos de trabalho, perda de outros, novos grupos organizados e arrefecimento de outros, novas tendências políticas e grande diversificação institucional.
Um elemento constante dessa complexidade é a gestão deste a dos sistemas até as das unidades escolares a gestão de qualquer setor institucionalizado conta entre outros fatores, com a legislação com forma de organiza-se e de atender regulamente a objetivos e finalidades. A gestão da educação escolar no Brasil, hoje, conta com um grande numero de leis e outras normatizações provindas da área federal da área estadual e municipal.

PESQUISE NA LDB OS FUNDAMENTOS DAS EDUCAÇÕES: EDUCAÇÃO BASICA E SUPERIOR, APÓS IDENTIFICAR OS FUNDAMENTOS FAÇA UMA PEQUENA CRITICA SOBRE CADA UM.


A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Porem como os políticos querem que cada vez a sociedade se torne mais desenformada para que eles possam ganhar mais. O numero não será qualidade e sim quantidade. A prova maior está ai, o ENEM. Porem o que mais dificulta o ensino superior é a defasagem idade serie lá no ensino básico refletindo negativamente no ensino superior ficando assim o Brasil abaixo de outros países com fracos indicadores.

PESQUISE SOBRE A EDUCAÇÃO NO GOVERNO DE GETULIO VARGAS E FAÇA UMA CRITICA SOBRE AS MEDIDAS DE VARGAS QUANTO A EDUCAÇÃO.


Então a educação tanto no governo Vargas quanto nos outros governos agora vem se arrastando, pois a mesma tem quantidade e não qualidade de educação aparece em cada concurso que vamos fazer, ou seja, em qualquer que seja as competições como, por exemplo, o ENEM pois são muitos os que participam e são poucos os que são classificados, daí uma primeira resposta para os governos pois na verdade o governo de Vargas deixou a desejar a educação. o que mais avança é a quantidade mais a qualidade não

PROJEÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA DESDE O BRASIL COLONIA ATÉ A NOSSA ATUALIDADE. ABRIL 2013


O catolicismo sempre esteve presente na educação brasileira, mas no período do Brasil Colônia sua influência era muito profunda: catequizou os índios e educou os filhos dos colonizadores. Mesmo depois das reformas empregadas pelo marquês de Pombal em 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, foram estes em boa parte que acabaram assumindo as ocupações de mestres-escolas por falta de professores.
Podemos dizer que a educação brasileira, nesses períodos estudados não foi prioridade dos governantes o sistema educacional desde o período jesuítico até a 1ª republica sempre existiu para pobres e outra voltada para a formação dos dirigentes.

domingo, 7 de abril de 2013

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL, MISTA E DIGITAL



LINGUAGEM VERBAL
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas. ela está presente em textos em propagandas;

A Gestão de sistema municipal de educação: projetos desenvolvimentos, forma de atuação, dados da educação municipal, impressão de professores e gestores sobre as políticas desenvolvidas, e etc.



Sistema de ensino significa assim uma ordenação articulado dos vários elementos necessários a consecução a qual se destina. “Sistema é uma unidade de vários elementos intencionalmente reunidos, de modo a formar um conjunto coerente e operante”.
O termo “sistema”, em relação a educação, é empregados com acepções diversas, e que lhe confere um caráter de certo modo equivoco. No entanto, partindo da educação, partindo da educação como fenômeno fundamental, é possível superar essa aparência e captar o seu verdadeiro sentido.
A constituição federal de 1998 no art. 206 elenca os princípios que devem ser observado ao se ministrar o ensino, dentro estes de acordo com o inciso VI, esta o da “gestão democrática do ensino publico na forma da lei”.

MODELO: QUESTIONARIO APLICADOS AOS PROFESSORES ESCOLARES




1)        Qual é o seu nome? Quanto tempo você trabalha aqui? Qual é a função dentro dessa escola?



2)        Como está sendo feita as formações e o que você acha das mesmas?


3)        De que forma as famílias contribui com a aprendizagem dos alunos? E como acontece essa participação aqui?

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



1,) QUAIS AS CONTRIBUIÇÔES DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO (PSICOLOGIA,ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA) PARA FUNDAMENTAR  TEORICAMENTE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?
R- Segundo Sonia Kramer os estudos provenientes da psicologia tem  dada contribuições bastante relevantes que nos permitem conhecer o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas ( sensório- motora, sócio afetiva, simbólica e cognitiva) e nos permitem também compreender de que formas as crianças constroem o seu conhecimentos.

RECNEI: Um estudo no RECNEI sobre seus conteúdos e métodos utilizados na Educação Infantil



O processo de construção de um projeto educacional de qualidade para a criança de 0 a 6 anos tem de ser contínuo. A formação inicial básica em nível superior, como proposto pela nova LDB, ou o retorno dos educadores para escola através de programas supletivos especiais, embora essenciais, não bastam. Uma educação de qualidade exige formação em serviço dos profissionais envolvidos, assegurando e instrumentando sua efetiva colaboração enquanto agentes centrais do processo. Essa formação deve estar relacionada ao saber, ao saber fazer e ao saber explicar e planejar o fazer.

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA DO CAMPO



A Educação do Campo suscita exatamente para combater as ideologias dos grandes latifundiários que prevalece em forma de posse das terras, onde concentram-se as grandes riquezas destes. Isto é bem notário no Brasil, pois concentra grande parte da população do país, dentre estes estão os grandes latifundiários, os empresários do agronegócio que são em minoria, mas que detém grande parte das propriedades, e os lavradores camponeses que vendem sua mão de obra barata para obter sua subsistência, são sujeitos que vivem com suas famílias á margem da sociedade. E, que se não forem ajudadas, permanecerão sendo escravizadas por essa classe, cuja faz parte da dominante. A respeito dessas idéias Caldart (2005, p.37) confirma que:

PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL



Conforme Cavalcanti (2011), a educação do campo em toda a sua construção na esfera do conhecimento voltado para essa arena, ou seja, a formação de cidadãos dentro dessa modalidade teve como marco importante no seu inicio a realização do l Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária- ENERA em 1997, na universidade de Brasília, a partir de uma articulação entre o MST, a UNB, o UNICEF e a CNBB, que reuniu educadores e militantes que atuavam em acampamentos e assentamentos de reforma agrária no Brasil, e que ao final do Encontro lançaram o Manifesto das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária ao povo brasileiro, trazendo como objetivo a defesa da educação do campo e, isso de forma geral, ou seja, para todos aqueles que vivem do campo e que fazem deste seu habitat de sobrevivência.De acordo com as idéias  de Amaral (2007, p.54 ) ,isso significa:

Diferencie exemplificando entre as tendências romântica, cognitiva e critica. Perpassando pelos autores que caracterizam cada tendência.



Tendência Romântica
Pré-escola é um jardim, as crianças são as flores ou sementes, a professora é a jardineira, portanto a educação deve favorecer o desenvolvimento natural valorizando os interesses e necessidade da criança.

Quais as contribuições das áreas de conhecimentos (psicologia, antropologia e sociologia) para fundamentar teoricamente uma proposta pedagógica?



Contribuições da Psicologia
Do ponto de vista sócio-afetivo, enfatizamos a importância de que a criança tenha uma auto-imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua identidade própria e sendo valorizada nas suas possibilidades de ação e crescimento à medida que desenvolve seu processo de socialização e interage com o grupo.
Portanto o psicológico nos fornece subsídios valiosos para planejar e desenvolver nosso currículo aos estudos antropológicos.

TRABALHO "ÁREAS TROPICAIS"



ÁREAS TROPICAIS

De forma geral as áreas tropicais estão localizadas em latitudes baixas, ou seja, próximo ao equador.
Tambem chamada regiões situadas entre dois trópicos: e o de capricórnio.

Projeto Dança-Escola



Projeto Dança-Escola
Dialogando com o corpo, a arte e a educação