AVALIAÇÃO FINAL
1.
-ENSINO FUNDAMENTAL - 2ª ETAPA-
7º ANO “B” – MATUTINO
NOME DO(A) ALUNO(A)
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NÚMERO
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AVALIAÇÃO
FINAL
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DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
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PROFESSOR (A):
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QUESTÕES
Epitáfio
Sérgio
Britto
Devia
ter amado mais
Ter
chorado mais
Ter visto
o sol nascer
Devia
ter arriscado mais
E até
errado mais
Ter
feito o que eu queria fazer...
Queria
ter aceitado
As
pessoas como elas são
Cada um
sabe a alegria
E a dor
que traz no coração...
[...]
Devia
ter complicado menos
Trabalhado
menos
Ter
visto o sol se pôr
Devia
ter me importado menos
Com
problemas pequenos
Ter
morrido de amor...
[...]
1ª
- O tema
central da letra da música é
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a) a eternização do amor como
solução para os problemas da vida.
b) o arrependimento por não
ter podido aproveitar mais as coisas da vida.
c) a preocupação por não
saber o que fazer nas diversas situações de vida.
d) o sentimento de morte que
perpassa todas as simples situações da vida.
Conversa
fiada
Era uma vez um homem muito
velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.
Era uma vez um menino
muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo
lago.
Um dia, os dois se
encontraram, lado a lado, na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo
instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. [...]
Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era
muito velho e o peixe do velho era muito novo!
O velho disse para o
menino:
– Você não pode pescar
esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.
O menino respondeu:
– E o que você vai fazer
com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!
O velho e o menino olharam
um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.
Ficaram amigos e agora,
quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e
matam o tempo jogando conversa fora.
FRATE,
Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996
2ª
- O fato
responsável pelo desenrolar da história é
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a) o encontro e a pescaria do
menino com o velho no lago.
b) o peixe do velho ser muito
velho.
c) o peixe do menino ser novo
e pequeno.
d) o retorno dos peixes ao
lago.
A Incapacidade de ser Verdadeiro
Há verdades
que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira?
Onde está a
verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
Paulo tinha
fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões
da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o
de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da
escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou
e tinha gosto de queijo.
Desta vez
Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante
quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra
passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para
transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame,
o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada
a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
(Carlos
Drummond de Andrade)
3ª - Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele
imagina?
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4ª - Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a
visão de cada um?
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5ª - Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e...
mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde
ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
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6ª - O sujeito das orações abaixo está oculto. Diga qual a pessoa que o
representa.
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a) Perdi todos os meus documentos.
_________________________________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê.__________________
c) Conversaram com seus amigos,
afinal? _______________________
d) Sabes que a Terra não se renovará?
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.