FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

MODELO DE RELATORIO FINAL DE ANO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



MODALIDADE: E.J. A
ESCOLA :
Localidade: 
PROFESSOR:

http://maisprofessores.blogspot.com.br/O inicio das aulas da educação de jovens e adultos E.J.A. na comunidade Santana, tivemos as duas primeiras semanas prejudicadas devido a um problema de energia, mais logo foi solucionado esse problema. Nos primeiros dias de aula apenas dois alunos dos dezoito matriculados não compareceram. Nos dois primeiros meses, que foi no período do inverno mais intenso, ou seja, período mais chuvoso do inverno, em algumas vezes peguei chuva no caminho da escola, o mais importante de todas essas dificuldades era ver alguns alunos esperando por mim, depois de um dia exaustivo de trabalho na roça e, isso, é muito gratificante para qualquer professor que tenha compromisso com seus alunos. 

A escola no período de chuva não oferece boas condições de trabalho, mas mesmo assim, diante de tantas goteiras, quando estava chovendo eu juntamente com os alunos dávamos um jeito de ficam na escola até a chuva passar. Portanto, esse foi um dos períodos mais difíceis para o nosso processo de aprendizagem.
Este ano foi muito difícil para mim, por conta de algumas desistências de alunos e também por alguns alunos terem viajado durante o ano letivo, isso prejudicou muito o meu trabalho. Mas, diante de tantas dificuldades eu sempre procurei estimular os demais alunos que estavam sempre participando das aulas, independentemente do que acontecesse eles estavam sempre participando das aulas, entre todos os alunos, tem oito alunos que são cativos dificilmente faltam. Durante esse tempo que passamos juntos, eu pude perceber as dificuldades e o potencial de cada um, espero que possa está novamente trabalhando com eles para poder ajuda-los e desempenhar um bom trabalhador.
A maior dificuldade que tive, foi à desistência de alguns alunos que desistiram por causa de terem viajado e outros por problemas de saúde, os alunos e a comunidade de forma em geral gostam muito das festividades comemorativas é um povo muito acolhedor, estão sempre ajudando nas festas comemorativas da escola, não medem esforços para ajudar no que for preciso. Eu sempre procurei chegar antes do horário determinado, ou seja, nunca cheguei atrasado, chegava entre 10 e 20 minutos antes de começar a aula, para que os alunos pudessem ver quando eu passava para escola. Faltei algumas vezes, mais foi por motivo de força maior. Durante uma semana eu mim ausentei da escola por conta do estagio, isso, no mês de novembro.
Durante todo ano letivo pude perceber o quanto os alunos dependem de ajuda pessoas, sofrida e que tem muita força de vontade depois de um dia de trabalho exaustivo e ainda iam para a escola. É nessas horas que nos motivamos cada vez mais para exercer nossa profissão com amor e dedicação e, por maioria das vezes nem olhamos para nos dificuldades que encontramos no dia a dia.
Esse ano de 2013 foi um ano muito difícil para eu exercer minha função, mas mesmo assim, consegui chegar até o final do ano, não como esperava, mais foi um ano de superação tanto por parte dos alunos quanto por parte do professor. Em 2014 eu acredito que vai ser um ano muito melhor, os alunos que viajaram este ano não vão mais viajar, também, temos novos alunos e isso só motiva cada vez mais os outros.
A importância de trabalhar com jovens e adultos durante os 6 anos de E.J.A só enriqueceu o meu conhecimento para que mim motivasse cada vez mais com o meu trabalho. Espero que possa parte do quadro de professor da E.J. A no próximo ano. Portanto, foi um prazer  trabalhar com a equipe de coordenadores da educação de jovens e adultos e poder contribuído com a aprendizagem dos meus alunos.

“Feliz Natal e um Prospero Ano Novo para toda coordenação da E.J. A”.

Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.