FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.


Objetivos
·         Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.
·         Reconhecer o predomínio de um tipo de sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades organizacionais e funcionais.
·         Reconhecer as características sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·         Reconhecer e realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º bimestre
- Língua e diversidades culturais
     Contos da Tradição Oral:
    “Causo” / conto; conto popular em verso e conto popular em prosa
Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
Seta para a direita: CV   Localização de dados e fatos importantes
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Compreensão literal e imediata
   Estudo das relações explícitas
Construção do texto
Seta para a direita: CV CV   Narrativa em prosa
Seta para a direita: CV CV   Momentos e elementos da narrativa
Linguagem do texto
Seta para a direita: CV CV   Variedades linguísticas
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Linguagem formal / informal
   Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·         Outras linguagens; HQ e xilogravuras de cordel.
Conexões
Seta para a direita: CV CV Curiosidade: Feijão, desafio e letra de música.
Estudo da língua
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV     Variedade da linguística
     Tipos de frase
Seta para a direita: CV CV     Pontuação, expressividade e entonação;
Seta para a direita: CV CV     Frases verbais e nominais (sinais de pontuação e ordem das palavras nas frases).
·         Competência comunicativa
·         Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
- Pratica oral
- Leitura expressiva e dramatizada
- Produção escrita
- Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa


2º Bimestre
Conto: Imaginação e realidade
- Conto em prosa poética
- Conto e realidade
*Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
- Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·         Narrativa em prosa poética
·         Elementos da narrativa
·         Personagens em pontos de vista
·         Discurso: direto e indireto ( Partes de um livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem do texto
·         Jogos sonoros e efeitos de sentido
·         Escolhas de linguagem para efeito poético ( Língua falada e língua escrita)
Seta para a direita: CV CV           Ampliação da leitura
           Outras linguagens: Ilustração e fato
           Poema e letra de música
Seta para a direita: CV CV     *Estudo da língua
           As frases e as palavras
Seta para a direita: CV CV CVSeta para a direita: CV CV CV          Classes de palavras: variáveis e invariáveis
Seta para a direita: CV CV CV          Classificação dos substantivos
Seta para a direita: CV CV CV          As frases e as palavras (II)
           Determinantes dos substantivos; adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.
Seta para a direita: CV CV CV          Concordância entre substantivos e seus determinantes
- Os sons e as letras
- Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
Seta para a direita: CV CV CV    Leitura expressiva em forma de jogar
Seta para a direita: CV CV CV    Debate: O que faria você feliz? (Direito da criança e trabalho infantil)
Produção e escrita
Seta para a direita: CV CV CV      Conto em prosa poética
Seta para a direita: CV CV CV      Seleção e combinação de palavras
- Momentos e elementos da narrativa
- Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato pessoal e jornalístico
- Relato pessoal e reportagem
*Leitura
- Interpretação do texto
- compreensão
Seta para a direita: CV CV CV      Localização de dados e fatos (Importantes do relato jornalístico)
Seta para a direita: CV CV CV     Inferência de sentidos (Elementos da reportagem)
·         Ampliação de leitura
Seta para a direita: CV CV CV Mapa e ilustração (Bandeiras)
Seta para a direita: CCVCV CV CVFotos de viagens
Seta para a direita: CCVCV CV CVTirinhas
Poemas, pinturas e letra de música
Seta para a direita: CCVCV CV CV     Diário de uma viagem a Índia (No ritmo do português)
 *Estudo da Língua
Seta para a direita: CCVCV CV CV    Pronomes pessoais
Seta para a direita: CCVCV CV CV Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.
Seta para a direita: CCVCV CV CV Verbo; uso dos tempos verbais 
- Advérbios
- Outra formar de marcar o tempo
- Circunstancias de tempo, modo, lugar
-  Acentuação
- Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção oral
- Práticas de oralidade
- Relatos
- Jornal falado
Produção escrita
- Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender ideias
- Crônicas e dialogo argumentativo
- Propaganda
* LeituraPlano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano
Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.
Objetivos
·         Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso: Intenção, contexto, circunstancia comunicativa, conteúdo temático, construção composicional e recursos linguísticos.
·         Reconhecer o predomínio de um tipo de sequência de base no gênero conto apropriando-se das particularidades organizacionais e funcionais.
·         Reconhecer as características sóciocomunicativas referentes aos gêneros relato e reportagem.
·         Reconhecer e realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
Conteúdos
1º bimestre
- Língua e diversidades culturais
     Contos da Tradição Oral:
    “Causo” / conto; conto popular em verso e conto popular em prosa
Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
Seta para a direita: CV   Localização de dados e fatos importantes
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Compreensão literal e imediata
   Estudo das relações explícitas
Construção do texto
Seta para a direita: CV CV   Narrativa em prosa
Seta para a direita: CV CV   Momentos e elementos da narrativa
Linguagem do texto
Seta para a direita: CV CV   Variedades linguísticas
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV   Linguagem formal / informal
   Entonação / ritmo
- Ampliação de leitura
·         Outras linguagens; HQ e xilogravuras de cordel.
Conexões
Seta para a direita: CV CV Curiosidade: Feijão, desafio e letra de música.
Estudo da língua
Seta para a direita: CV CVSeta para a direita: CV CV     Variedade da linguística
     Tipos de frase
Seta para a direita: CV CV     Pontuação, expressividade e entonação;
Seta para a direita: CV CV     Frases verbais e nominais (sinais de pontuação e ordem das palavras nas frases).
·         Competência comunicativa
·         Ortografia: Conceito e história
*Produção de texto
- Pratica oral
- Leitura expressiva e dramatizada
- Produção escrita
- Reescrita da narrativa em verso para narrativa em prosa


2º Bimestre
Conto: Imaginação e realidade
- Conto em prosa poética
- Conto e realidade
*Leitura
- Interpretação do texto
- Compreensão
- Estudo: relações explícitas ( inferência de sentidos)
Construção do texto
·         Narrativa em prosa poética
·         Elementos da narrativa
·         Personagens em pontos de vista
·         Discurso: direto e indireto ( Partes de um livro – referência bibliográfica, dedicatória, introdução)
Linguagem do texto
·         Jogos sonoros e efeitos de sentido
·         Escolhas de linguagem para efeito poético ( Língua falada e língua escrita)
Seta para a direita: CV CV           Ampliação da leitura
           Outras linguagens: Ilustração e fato
           Poema e letra de música
Seta para a direita: CV CV     *Estudo da língua
           As frases e as palavras
Seta para a direita: CV CV CVSeta para a direita: CV CV CV          Classes de palavras: variáveis e invariáveis
Seta para a direita: CV CV CV          Classificação dos substantivos
Seta para a direita: CV CV CV          As frases e as palavras (II)
           Determinantes dos substantivos; adjetivos; locução adjetiva, artigo, numeral.
Seta para a direita: CV CV CV          Concordância entre substantivos e seus determinantes
- Os sons e as letras
- Tonicidade e acentuação
*Produto de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
Seta para a direita: CV CV CV    Leitura expressiva em forma de jogar
Seta para a direita: CV CV CV    Debate: O que faria você feliz? (Direito da criança e trabalho infantil)
Produção e escrita
Seta para a direita: CV CV CV      Conto em prosa poética
Seta para a direita: CV CV CV      Seleção e combinação de palavras
- Momentos e elementos da narrativa
- Uso do discurso indireto
3º Bimestre
- Relato pessoal e jornalístico
- Relato pessoal e reportagem
*Leitura
- Interpretação do texto
- compreensão
Seta para a direita: CV CV CV      Localização de dados e fatos (Importantes do relato jornalístico)
Seta para a direita: CV CV CV     Inferência de sentidos (Elementos da reportagem)
·         Ampliação de leitura
Seta para a direita: CV CV CV Mapa e ilustração (Bandeiras)
Seta para a direita: CCVCV CV CVFotos de viagens
Seta para a direita: CCVCV CV CVTirinhas
Poemas, pinturas e letra de música
Seta para a direita: CCVCV CV CV     Diário de uma viagem a Índia (No ritmo do português)
 *Estudo da Língua
Seta para a direita: CCVCV CV CV    Pronomes pessoais
Seta para a direita: CCVCV CV CV Pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.
Seta para a direita: CCVCV CV CV Verbo; uso dos tempos verbais 
- Advérbios
- Outra formar de marcar o tempo
- Circunstancias de tempo, modo, lugar
-  Acentuação
- Uso dos por quês
*Produção de texto
Produção oral
- Práticas de oralidade
- Relatos
- Jornal falado
Produção escrita
- Relato de experiência vivida (Reportagem: produção em equipes)
4º Bimestre
Defender ideias
- Crônicas e dialogo argumentativo
- Propaganda
* Leitura
Interpretação do texto
- Compreensão
·         Uso de argumentos (Localização de dados e informações fundamentais)
·         Inferência de sentidos
- Construção do texto
     - Dialogo argumentativo e construção do diálogo ( Elementos da propaganda)
    - Linguagem do texto
·         Marca da língua falada no texto escrito
·         Uso de reticências e efeitos de sentido.
·         Sentido real e figurado ( uso de argumentos e de linguagens não verbal)
- Ampliação de leitura
- Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
- Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
- Verbo
- Pessoa e numero
- modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e negativo.
- Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
- Leitura teatralizada
- Debate: Impor ou defender ideias
Produção escrita
- Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).

Avaliação
A avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento, resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e escrita.
Interpretação do texto
- Compreensão
·         Uso de argumentos (Localização de dados e informações fundamentais)
·         Inferência de sentidos
- Construção do texto
     - Dialogo argumentativo e construção do diálogo ( Elementos da propaganda)
    - Linguagem do texto
·         Marca da língua falada no texto escrito
·         Uso de reticências e efeitos de sentido.
·         Sentido real e figurado ( uso de argumentos e de linguagens não verbal)
- Ampliação de leitura
- Quadrinhos (recursos verbais e não verbais)
- Conexões: letra de música, tirinha, expressões com a palavra abraço (poema).
* Estudo da língua
- Verbo
- Pessoa e numero
- modo do verbo (indicativo, subjetivo e imperativo) e seu uso no afirmativo e negativo.
- Infinitivo nas conjugações verbais
- Modelos de conjunção verbal
* Produção de texto
Produção oral
Práticas de oralidade
- Leitura teatralizada
- Debate: Impor ou defender ideias
Produção escrita
- Recriação de propaganda ( Reportagem produção em equipes).

Avaliação

A avaliação deve ser para que o aluno sempre desenvolva sua capacidade de refletir sobre seu próprio desempenho e através do processo de ensino aprendizagem por meio de alguns instrumento como participação, comportamento, resolução das atividades propostas e produção e produção textual oral e escrita.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.