Íncio

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação procura utilizar os princípios e as  informações  que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino- aprendizagem..
A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais: 

a)    Compreensão do aluno. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, absoluto.  É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. É um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais da escola, a fim de que tenha condições de desenvolver-se de forma harmoniosa e equilibrada.

b)Compreensão do processo ensino-aprendizagem. Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno  pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados  à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula.
Na verdade, além desses dois aspectos existe outro, de fundamental importância para que o professor consiga realizar satisfatoriamente seu trabalho: a compreensão do papel do professor.


Reflexão Critica sobre o Filme “Escritores da Liberdade

O filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” tem origem na Alemanha/ EUA, foi lançado no ano de 2007, com duração de 122 min., seu gênero é drama, produção e direção de Richard La Gravenese. Estrelado pela atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell.
Erin Gruwell, professora iniciante, cheia de expectativas, sonhos e ideais foi contratada pela Instituição de Ensino para lecionar Língua Inglesa e Literatura na turma 203, uma turma do Ensino Médio. Ao chegar à referida turma ela depara-se com adolescentes conflituosos, que vivem em uma dura realidade com problemas causados pela violência, rejeição, entre outros. A princípio, os alunos não demonstraram nenhum interesse pelas aulas, não corresponderam ao seu modelo de ensino tradicional, tornando- se frustrante os primeiros encontros. Era ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

Projeto de Formação - Tema: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil

1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Instituição Proponente: Universidade Federal do -----------------
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio em Formação de Formadores
Alunos/as Formadores/as: -----------------------------
Professoras Proponentes:  -----------------------------------
Atividade Oferecida: Formação continuada de professores
Tema do Projeto: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil
Área de abrangência: Professoras de escolas comunitárias do bairro Sá Viana
Instituição Receptora: Escola Comunitária
Carga Horária: 40 horas


2.    JUSTIFICATIVA

Vinculada a um passado de práticas predominantemente assistencialistas e compensatórias, a Educação Infantil brasileira se constituiu como direito da criança a partir da Constituição Nacional de 1988. A década de 90 configurou um período de discussões acerca deste direito, tendo como marco principal o reconhecimento da Educação Infantil como modalidade de ensino e contemplada como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB –Lei nº 9.394/96).
A partir dessa inserção, vem sendo crescentes no país discussões acerca das necessidades formativas específicas para o profissional que atua junto à criança pequena, desde a formação inicial oferecida em nível de graduação nos cursos de Pedagogia, até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

1° Planejamento de Artes 9° ano

  Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Planejamento de Ensino Religioso 6° ano


*       Competência:

®  Reconhecer a dignidade os valores da pessoa humana;
®  Compreender a diversidade cultural religiosa: ritos, espaços históricos, textos e narrativas religiosas.
®  Conhecer acontecimentos históricos que originaram os mitos e a formação dos textos religiosos.

*       Habilidades

®  Reconhecer que o planeta terra e os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo e evolutivo. E que o homem, apesar de muito novo sobre a face da terra, destaca-se dentre os outros seres;
®  Valorizar a vida em função da dignidade da pessoa humana;
®  Conhecer as religiões existentes em sua cidade;

Planejamento de Artes 8° ano

Competências:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

Habilidades:

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

Conteúdos;

Planejamento de Artes 9° ano

Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Planejamento de Ensino Religioso

Competência:

*Reconhecer a dignidade os valores da pessoa humana;
*Compreender a diversidade cultural religiosa: ritos, espaços históricos, textos e narrativas religiosas.
*Conhecer acontecimentos históricos que originaram os mitos e a formação dos textos religiosos.
                                                      
Habilidades:

*Reconhecer que o planeta terra e os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo e evolutivo.
 *E que o homem, apesar de muito novo sobre a face da terra, destaca-se dentre os outros seres;
*Valorizar a vida em função da dignidade da pessoa humana;
*Perceber o valor da existência humana;
*Identificar os inimigos da liberdade.

 Conteúdos:
                            
*A criação do mundo segundo a bíblia;
*Os animais são inteligentes;
*A páscoa;
*Mãe representação de amor na terra.

Planejamento de Artes 7° ano

Competências:  
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

Habilidades:

• Estabelecer relação de respeito, compromisso com sua produção artística e com a produção dos colegas nas atividades artísticas da escola.
• Representar, através de atividades artísticas, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação.
• Utilizar múltiplos meios (computador, vídeo, cinema, fotografia), matérias naturais e fabricados, percebendo, analisando e produzindo trabalhos artísticos;
*Conhecer e valorizar a cultura local.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sequência didática: Educação Infantil, Infantil 2

Sequência didática

Dia 15/09/2014
ü  Acolhida com oração
ü  Leitura: Que brincar de piqui esconde?
ü  Isabella e Argiolina
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome  
ü  Matemática: noção de espaço esquerda / direita

Dia 16/09/2014
ü  Acolhida com canções infantis
ü  Leitura: Chapeuzinho Vermelho.
ü  Almeida, Fernanda Lopes.
ü  Contos de Perrault
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome 
ü  Matemática noção de espaço esquerda / direita

Ética Profissional na Educação: O SENSO E A CONSCIÊNCIA MORAL

   Muitas vezes sentimos indignação diante da injustiça, assim como também sentimos responsabilidade quando ficamos sabendo sobre a pobreza ou a miséria e então participamos de campanhas, colaboramos em situações de precariedade num ato de solidariedade.
Outras vezes levados por algum impulso incontrolável como a emoção ou o medo, fazemos coisas que nos trazem arrependimentos, remorso, culpa ou vergonha; estes sentimentos traduzem o nosso senso moral.
Diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumentos para seus interesses e para conseguirem vantagens à custa da boa-fé dos outros, ficamos indignados e sentimos cólera.
Se vivemos situações de angústia e de aflição, ou sabemos de pessoas que também sofrem desse mal, como por exemplo, a questão do desemprego ou das irregularidades no ambiente de trabalho. Situações que enfrentamos que nos fazem manifestar nosso senso moral. As mais dramáticas ou menos dramáticas. Surgem e nos trazem dúvidas quanto à decisão a tomar; não só exprimem nosso senso moral, mas também põem à prova nossa Consciência Moral, pois exigem decisões sobre o que fazer justificativa para nossos atos, não só para acomodar a nossa consciência, mas também porque devemos assumir as consequências da decisão que tomamos, dos atos que praticamos e das proporções que estes possam alcançar em relação aos outros. Essa postura demonstra responsabilidade na nossa opção.

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.