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segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1° ANO                           
PROFESSORES:

OBJETIVO

            O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
            Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.


ESTRATÉGIAS

      Exposição de conteúdos.
      Leitura dos conteúdos.
      Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.


Breve histórico da química


Substâncias puras


Mistura



Teoria atômica de Dalton


A antiguidade
Alquimia, a precursora da química.    
Mudanças de estado físico
Principais propriedades das substâncias puras
Densidade
Conceito
Classificação, fase, componente
Conceito de elemento químico
Distinção entre elemento químico e substância simples


Utilizar o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade.



Utilizar o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia.

 2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

Estrutura Atômica




Classificação periódica e propriedades dos elementos



Modelos atômicos
Conceitos fundamentais
Isótonos, isótopos e isóbaros;
Configuração eletrônica;
Diagrama de Linus Pauling;
Modelo atômico atual.
Histórico da Classificação periódica
 Distribuição eletrônica e tabela periódica
Estrutura da tabela periódica
Propriedades periódicas e aperiódicas.


Utilizar o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

Ligações Químicas




Regra do octeto
Ligação iônica
Ligação covalente
Ligação metálica
Propriedades das substâncias iônicas, moleculares metálicas
Polaridade de ligações
Forças intermoleculares
Utilizar o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas.

















4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.





Funções Inorgânicas






Conceitos de ácidos e bases
Indicadores de ácidos e bases
Nomenclatura e classificação dos ácidos e bases

Distinção entre dissociação e ionização

Sais: definição e  nomenclatura

Óxidos: definição e nomenclatura
Utilizar o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases.










4 comentários:

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.