NÍVEL DE
MODALIDADE: ENSINO
MÉDIO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 1°
ANO
PROFESSORES:
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do
senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a
forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo
com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas
áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino,
diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no
método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais:
Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o
conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo
os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia
do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
● Exposição de conteúdos.
● Leitura dos conteúdos.
● Elaboração e análise de
exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes
serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em
grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas
avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão
propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem.
Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de
pesquisa.
QUÍMICA – 1° ANO
1° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer
os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Analisar,
refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas
tecnologias.
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Breve
histórico da química
Substâncias
puras
Mistura
Teoria
atômica de Dalton
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A antiguidade
Alquimia, a precursora da química.
Mudanças de estado físico
Principais propriedades das
substâncias puras
Densidade
Conceito
Classificação, fase, componente
Conceito de elemento químico
Distinção entre elemento
químico e substância simples
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Utilizar
o LIC para demonstrações de cálculos de massa, volume e densidade.
Utilizar
o LIC para demonstrações de mistura homogenia e heterogenia.
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2° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Analisar,
refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas
tecnologias.
Equacionar
e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e
experimentais.
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Estrutura
Atômica
Classificação
periódica e propriedades dos elementos
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Modelos
atômicos
Conceitos fundamentais
Isótonos, isótopos e isóbaros;
Configuração eletrônica;
Diagrama de Linus Pauling;
Modelo atômico atual.
Histórico da Classificação
periódica
Distribuição eletrônica e
tabela periódica
Estrutura da tabela periódica
Propriedades periódicas e
aperiódicas.
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Utilizar
o LIC para identificar as principais características dos metais e dos ametais
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3° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer
os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Equacionar
e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e
experimentais.
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Ligações
Químicas
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Regra do octeto
Ligação iônica
Ligação covalente
Ligação metálica
Propriedades das substâncias
iônicas, moleculares metálicas
Polaridade de ligações
Forças intermoleculares
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Utilizar
o LIC para demonstrações de formações de ligações químicas.
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4° PERÍODO
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COMPETÊNCIA/HABILIDADES
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CONTEÚDO
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DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
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PRÁTICA
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Conhecer
os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Identificar
e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.
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Funções
Inorgânicas
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Conceitos
de ácidos e bases
Indicadores
de ácidos e bases
Nomenclatura
e classificação dos ácidos e bases
Distinção
entre dissociação e ionização
Sais:
definição e nomenclatura
Óxidos:
definição e nomenclatura
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Utilizar
o LIC para demonstrações de identificação de ácidos de bases.
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Boa noite. Como funciona o método LIC para demonstrações
ResponderExcluirÓtimo direcionamento para acadêmicos! Parabéns.
ResponderExcluirBoa noite . Gostaria de saber como funciona o método LIC
ResponderExcluirOi o que é lic?
ResponderExcluir