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segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 2° ANO                     
PROFESSORES:

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.


ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.

AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.

QUÍMICA – 2° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.

Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.








Soluções
Conceito
Componentes de uma solução
O preparo de uma solução em laboratório
Expressões de medir concentrações
Concentração comum
Concentração em quantidade de matéria ou molaridade
Título ou porcentagem em massa
Fração em quantidade matéria ou fração molar
Diluição de soluções


Utilizar o LIC para demonstrações de soluções

2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA


Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.


Termoquímica: o calor e os processos químicos





Expressão de medir quantidade de calor
Reação exotérmica e endotérmica
Conceito de entalpia
Variação de entalpia
Calcular o valor de entalpia de combustão e de formação
Lei de Hess
Propriedades periódicas e aperiódicas.

Utilizar o LIC para demonstrar experiências com reações exotérmicas e endotérmicas










3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.



Cinética química: o transcorrer das reações químicas




Velocidade média das reações químicas
Fatores que afetam a velocidade de uma reação química(concentração dos reagentes e produtos, temperatura, superfície de contato e catalisador)
Lei cinética das reações
Teoria das colisões
Mecanismo de atuação do catalisador









Utilizar o LIC para demonstrações de velocidade de uma reação química e a relação com os fatores que afetam suas velocidades















4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Identificar os diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.
Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.





Equilíbrio Químico: a coexistência de reagentes e produtos






Conceito de equilíbrio químico
Constante de equilíbrio químico
Fatores que afetam o equilíbrio químico
Deslocamento de equilíbrio químico
Utilizar o LIC para demonstrar os fatores que influem no deslocamento do equilíbrio químico








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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.