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quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Distúrbios de Déficit de Atenção e Hiperatividade Prejudicam na Aprendizagem dos Alunos


Distúrbios de Déficit de Atenção e Hiperatividade Prejudicam na Aprendizagem dos Alunos

Introdução

O déficit de atenção são distúrbios neurológicos que prejudicam na aprendizagem dos alunos. Esse tipo de hiperatividade atualmente é chamado de “Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade” (T.D.A.H.). Mas é preciso está muito atento, já que a mesma sintomatologia pode identificar diferentes causas.
Para compreender a origem das manifestações do (T.D.A.H.), é preciso encontrar a modalidade na qual foram se configurando as matrizes dimensionais que posicionamos sujeito no mundo. Quer dizer, cada criança estrutura uma maneira singular de sentir, de pensar, de mover – se e de acordo com isso é que presta atenção ou não, se concentra ou não, pode organizar-se espaço temporalmente ou não.
“T.D.A.H.” costumam referir-se a um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade que é mais freqüente e grave que o observado habitualmente em sujeitos de um nível de desenvolvimento similar. 

RELATÓRIO

Ramilson de Sousa Saraiva de apenas 7 anos de idade, filho de Ana Clara de Sousa Saraiva e Luís Carlos Saraiva, estuda no 1º ano do fundamental menor da Escola Unidade Integrada José Almeida no município de Nova Olinda, foi avaliado por apresentar dificuldade na aprendizagem, pois o mesmo tem déficit de atenção. Está criança é desatenta nas aulas, fica o tempo todo quietinho na carteira, mas sua mente fica viajando por temas muito diferentes ou distantes da aula. Assim desconectado da aula, não presta atenção necessária ao aprendizado.
Troca de uma atividade para outra sem terminar nenhuma delas, não consegue prestar suficiente atenção aos detalhes e é menos capaz de manter o mesmo grau de comprometimento com as tarefas que as outras crianças. Seus trabalhos costumam ser pouco limpos e desordenados.
Durante o processo avaliativo, a criança mesmo com pouca concentração procurou responder as perguntas, mas é claro que da maneira dele. Em relação à família da criança mostrou-se colaborar com todos os testes.
Por que demonstram estar preocupados com o filho e procuram ajudá-lo da melhor maneira possível, com o apoio, carinho e compreensão. Participam inteiramente de todo o processo.
É necessário que Ramilson desenvolva habilidades de concentração para facilitar na aprendizagem e construir conhecimento.
Por isso é muito importante um acompanhamento de um profissional de psicopedagogo.

  
Conclusão

Conclui-se que as características essenciais associadas à hiperatividade são: falta de atenção, dificuldade no aprendizado (por deficiências perceptivas e cognitivas), problemas de conduta e de relacionamento e falta de maturidade.
São apontados três tipos diferentes: Desatenção, Impulsividade e Hiperatividade.


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