Projeto
Família e escola de mãos dadas com a prática pedagógica.
Apresentação
Este projeto tem a finalidade de ampliar o universo da
leitura e escrita dos educados a partir de atividades desenvolvidas em sala de
aula relacionando as datas comemorativas deste mês, tendo em vista a
participação dos pais e do professor como mediador do processo de ensino e
aprendizagem.
Dessa forma, as atividades propostas serão de grande valia,
pois possibilitará aos educandos a troca de experiência e a socialização de
saberes, através de reflexões e questionamento acerca dos assuntos estudados.
Assim, por intermédio de pesquisa, o aluno poderá vivenciar
o processo de formulação de problemas, elaboração de hipóteses com base nas
leituras levantamento de dados, para posterior formação de sínteses individuais
e coletivas.
Portanto, diante das necessidades que circundam o cotidiano
escolar, enfatiza-se os desafios que permeiam a prática docente e que precisa
ser superados dia a dia. No entanto, as sementes que estão sendo lançadas
precisam dar bons frutos, mas para isso é necessário empenho e compromisso,
pois nada acontece sem esforço e perseverança
Objetivo Geral
- Desenvolver estratégias que
contemplem a leitura e a escrita e datas comemorativas deste mês incluindo
a participação dos pais na escola e em atividades extraclasse numa
construção coletiva de experiências e descobertas.
Objetivo
Específico
- Propor leitura de gêneros textuais
relacionando as datas comemorativas deste mês.
- Discutir alternativas para que
haja a participação dos pais na escola.
·
Refletir sobre a importância da
interação entre família e escola.
Área de conhecimento
·
Artes visuais
·
Língua Portuguesa
·
Ciências
·
História
·
Geografia
·
Religião
·
Filosofia
·
Inglês
Metodologia
·
Apresentação do projeto
·
Roda de conversa
·
Pesquisa em livros, jornais, revistas,
etc.
·
Leitura de gêneros textuais.
·
Desenvolvimento das atividades
planejadas com a participação do professor (a), alunos e pais.
·
Produção individual e coletiva acerca
dos conteúdos trabalhados.
·
Apreciação das produções (leitura e
escrita, desenho, pintura, cartezes).
·
Socialização.
Execução
Duração:
19 dias
Público
alvo: Educando da 1º e 2º etapa, pais e comunidade local
Escola
contemplada: ______________
Cronograma
Fases
|
Período
|
Turno:
matutino vespertino
|
Avaliação
|
Planejamento
|
02 A 27 de Agosto DE 2010
|
Processual
|
|
Atividades
extraclasses
|
A
critério
|
||
Vídeo,
gincana e/ou torneio
|
|||
Apresentação
dos trabalhos realizados
|
|||
Socialização
e culminância
|
27/08/2010
|
Avaliação
A
avaliação é processo continuo e dinâmico que propicia momentos de reflexão
sobre a pratica educativa.
Contudo
será feito mediante os seguintes critérios:
·
Pontualidade
·
Interesse
·
Participação oral e escrita
·
Trabalho individual e coletivo
·
Assiduidade
Considerações
finais
É de extrema importância realizar
na escola um trabalho que estabeleça uma participação ativa dos pais, e
possibilite diferentes situações comunicativas com as quais venham a se deparar
na vida cotidiana. Portanto, compreender a sociedade em quer vivemos através do
processo histórico e o espaço por ele produzido com resultado das relações
sociais é imprescindível para o enriquecimento do educando. Tudo isso deve ser
levado em conta no que se refere a uma educação qualitativa que prime por uma
aprendizagem que propicie a ampliação das potencialidades numa reciprocidade
entre família, escola e comunidade local.
Assim, as atividades
desenvolvidas apontadas como caminhos que iram reforçar o objetivo contemplado
neste projeto. Cabe lembrar que as sugestões aqui contidas podem ser
modificadas e/ou recriadas de acordo com as necessidades dos educados e do meio
em que estão inseridos
Referências
Bibliográficas
Nova escola.
Edição especial alfabetização. Fundação Victor Civita, São Paulo.
Bonini,
luci Mendes de Melo
Alfabetização, volume único e livro do
professor. São Paulo Ática, 2004 série Brasil
MATERIAL DE APOIO
·
CARTAZES
·
PAPEL XAMEX
·
LIVROS
·
PINCEL ATÔMICO
·
LÁPIS DE COR
·
PAPEL PARDO
·
ALFABETO MÓVEL
·
QUADRO DE GIZ
·
TEXTOS
·
REVISTAS
·
JORNAIS
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.