FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Plano de curso de Educação Fisíca 5ª série (7º ano)


Plano de curso  5ª série (7º ano)

A aprendizagem educação física auxilia o educando a entender e respeitar o próprio corpo e a usufruir do  exercício físico em beneficio próprio, sem correr risco de prejuízo a sua saúde e nem seguir os padrões com rigor que muitas vezes observamos.
A educação física contribui para o educando ter uma vida melhor, aliada ao trabalho, à família, à comunidade e ao lazer, favorecendo o conhecimento, o respeito e a valorização da pluralidade de manifestações da cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre grupos sociais e étnicos.
Assim concebe as praticas corporais como construídas historicamente com intenções e significados, que precisam ser apropriados de forma critica, por parte de todo o segmento da sociedade assistido por esta rede de ensino, colaborando, assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

Ementa:
características gerais dos meninos e das meninas; maturação motora; maturação física, maturação perceptiva; maturação cognitiva; maturação psicossocial.
A educação física e os avanços tecnológicos, atividade, exercício e aptidão física, futebol, voleibol, ginástica.
Habilidades básicas; variações de caminhar, variações de lançamentos. Variação na forma de saltar.

Objetivos gerais:

- formar um sujeito participativo, capaz de entender e a respeitar o próprio corpo, usufruindo do exercício físico em beneficio próprio, sem correr riscos e prejuízos a sua saúde.
- conhecer o desenvolvimento das proporções corporais e as transformações do ser humano à medida que cresce e é estimulado.
- compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, da agilidade, do ritmo e da tomada de consciência do cuidado com o seu próprio corpo.

Objetivos específicos:

ü Coordenar sem dificuldade, o movimento de braços e pernas, mediante deslocamento livres e dirigidos.
ü Conhecer as diferentes técnicas para saltar e desenvolver a coordenação motora e agilidade por meio de atividades da integração que busquem um beneficio comum.
ü Conhecer o desenvolvimento das proporções corporais e as transformações do ser humano
À medida que cresce e é estimulado.
ü Compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o desenvolvimento do coordenação, do equilíbrio da agilidade, do ritmo e da tomada de consciência do cuidado com o seu próprio corpo.
ü Aprender a jogar de forma livre e espontâneo, acatando as regras e orientações de cada jogo, respeitando as capacidades individuais das pessoas para o desenvolvimento de habilidades.
ü Conhecer as informações técnicas de alguns esportes como um meio motivador que impulsione os alunos para a pratica regular de modalidades esportivos.
ü Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e a adoção de hábitos saudáveis de vida.

Conteúdos Programáticos:

1º Período
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 3 a 5 anos
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 6 a 7 anos
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 8 a 9 anos
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 10 a 11 anos
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 12 a 13 anos
Ÿ Características gerais dos meninos e das meninas de 14 a 15 anos
 Ÿ Habilidades Básicas, Variações de caminhar.
Ÿ Variações de correr
Ÿ Variações na forma de saltar
Ÿ Variações de lançamentos

2º Período

Ÿ A origem da atividade física
Ÿ A educação física e os avanços tecnológicos
Ÿ Método Sueco; Método de Amorós, Lalistencia 
Ÿ A 0influencia cultural e educação física no Brasil

3º Período

Ÿ Atividade, exercício e adaptação física
Ÿ Cuidados necessários na pratica de exercícios físicos e na melhoria da qualidade de vida
Ÿ O ser humano competitivo
Ÿ O ser humano cooperativo
Ÿ O que posso fazer em 5 minutos para ter uma qualidade na vida cotidiana
Ÿ Jogos competitivos

4º Período

Ÿ Jogos (Função lúdica e educativa)
Ÿ Lazer uma necessidade para todos
Ÿ Futebol: de praia de quadra, de campo
Ÿ Voleibol: de quadra e praia
Ÿ Quando o exercício físico pode ser prejudicial à saúde
Ÿ Exercício físico e Doping
Ÿ Ginástica

Metodologia

Ÿ Trabalhos individuais e em grupos
Ÿ Praticas de exercícios físicos (educação física pratica)
Ÿ Exercício teórico
Ÿ Produção de texto

Avaliação

A avaliação será processual através de atividades proposta pelo professor envolvendo interesse, participação, comportamento.

Bibliografia

Manual de Educação Física. Prof. Dr. Alexandre Moraes de Mello; Educação Física. Edição MMVII. Rio de Janeiro, Editora; Equipe Editorial.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.