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domingo, 7 de abril de 2013

Quais as contribuições das áreas de conhecimentos (psicologia, antropologia e sociologia) para fundamentar teoricamente uma proposta pedagógica?



Contribuições da Psicologia
Do ponto de vista sócio-afetivo, enfatizamos a importância de que a criança tenha uma auto-imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua identidade própria e sendo valorizada nas suas possibilidades de ação e crescimento à medida que desenvolve seu processo de socialização e interage com o grupo.
Portanto o psicológico nos fornece subsídios valiosos para planejar e desenvolver nosso currículo aos estudos antropológicos.


Contribuições da Antropologia
Os estudos antropológicos exigem que levemos em conta o contexto de vida mais imediato das crianças e as próprias características específicas dos professores e da escola como instituição. Exige também reconhecer os hábitos, costumes e valores presentes na família e no meio em que ela se habita, conhecê-la melhor em suas condições concretas que se possam alcançar os mesmos objetivos Independente da origem socioeconômico  ou cultural das crianças. Percebe-se que esses pressupostos estão relacionados no trabalho com crianças de 4 a 6 anos, com fundamentos a partir dos quais se pode optar, por determinada tendência pedagógica com privilégio nos procedimentos e estratégias que vavareça nas diferentes áreas do conhecimento.

Contribuições da Sociologia
Entendemos que a escola não muda a sociedade, mas simultaneamente não pode conservar com mecanismo a mesma. Dessa forma ela tem como função contribuir com as demais instancias para as transformações necessárias e tornar a sociedade mais democrática reconhecendo seus limites e consciência nas possibilidades reais em função do trabalho pedagógico capaz de orientar todos os indivíduos como a cidadãos e cidadãs independente de suas características históricas, geográficas, étnicas e sociais seja construtiva e valorize sua autonomia.

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