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domingo, 7 de abril de 2013

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



1,) QUAIS AS CONTRIBUIÇÔES DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO (PSICOLOGIA,ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA) PARA FUNDAMENTAR  TEORICAMENTE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?
R- Segundo Sonia Kramer os estudos provenientes da psicologia tem  dada contribuições bastante relevantes que nos permitem conhecer o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas ( sensório- motora, sócio afetiva, simbólica e cognitiva) e nos permitem também compreender de que formas as crianças constroem o seu conhecimentos.

   Se os estudos históricos nos ajudam a situar a proposta pedagógica no contexto político mais amplo  se os estudos sociológicos orientam nossa definição sobre o papel que atribuímos á escola e quantos aos conhecimentos a que deve dar cunho psicológico nos fornecem subsídios valiosos para planejar e desenvolver nosso currículo e os estudos antropológicos exigem que levamos em conta o contexto de vida mais imediato das crianças e as próprias características especificas dos professores e da escola como instituição.
   A há uma estreita relação entre educação e sociedade. A partir de uma  análise crítica dos estudos e das discussões corretes na sociologia é possível definir o papel que atribuímos a escola na sociedade brasileira, como concebemos as crianças e os adultos que com elas trabalhamos e de que forma situamos nossa própria proposta pedagógica.

2) DIFERENCIE EXEMPLIFICANDO ENTRE AS TENDÊNCIAS ROMÂNTICA, COGNITIVA E CRÍTICA, PERPASSANDO PELOS AUTORES QUE CARACTERIZAM CADA TENDÊNCIA.

R_ Montessori relata que essa  tendência se identifica com o próprio surgimento da educação pré-escola. Que nasce no século xvIII, num contexto em que os princípios do liberalismo, no plano filosófico, as profundas modificações  na organização da sociedade, no plano social, e, ainda, as progressivas descobertas na área do desenvolvimento infantil geram intensos questionamentos á chamadas escola tradicional no plano educacional.
  Na segunda tendência Piaget e em seus discípulos; a mais importante de suas fontes inspiradoras como epistemológico Piaget, investiga o processo de construção do conhecimento e realiza, ao longo de sua vida, inúmeras pesquisas sobre o desenvolvimento psicogenético, centrando seus estudos, principalmente nos últimos anos de sua vida, no pensamento lógico.
  A tendência crítica; a discussão sobre a possibilidade de uma educação pré-escolar crítica é muito recente no Brasil. Uma das propostas pedagógicas que mais tem trazido contribuições a essa discussões é de Celestin Freinet (1896-(1996). Influenciado por Rousseau, Pestalozzi, Ferreri crítico da escola tradicional e das escolas novas.

3) ESCREVA UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA COM SEGUINTE QUESTIONAMENTO: “ QUAIS AS FINALIDADES DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA O TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

  A criança è um ser complexo e único, e na educação infantil atual não deve ser vista como um homem em miniatura nem como um indivíduo sem direitos e deveres, para tanto se faz referencial curricular nacional como contribuição para um trabalho interdisciplinar no processo de equilíbrio e sua contribuição  a partir da observação da ação da criança frente as etapas da desenvolvimento infantil..
  Segundo Vygotsky(2000) para que a criança se desenvolva é necessário que haja  a interação e a troca com o outro, pois desta forma ela estabelece vínculos, cria regras e saberes e, para tal utiliza-se de vários recursos, como a imitação, o faz de conta, oposição, as  diferentes formas de linguagens e outros e que o brincar é um fator muito importante e fundamental pois traz o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança, já que por meio das brincadeiras a criança desenvolve algumas habilidades importantes como:  a atenção, a imaginação, a memória etc. além disso, a brincadeira favorece a socialização por meio da interação e que o educador pode observar, durante a brincadeira, quais recursos da memória a criança utiliza para assumir determinado papel e/ou função e, desta forma, pode perceber quais conhecimentos prévios ela utiliza para representá-los.
Já segundo Kishimoto(2002) o jogo é uma aquisição social, não inato; por esta razão, o professor deve ensinar a criança a utilizar um brinquedo para que ela possa explorá-lo em sua totalidade, e que o jogo deve ser valorizado por seu potencial para o aprendizado o moral, para a integração da criança no grupo social e como meio para a aquisição de regras também traz a linguagem como um forte veículo de socialização e expressão e diferenciação.
  Daí percebe-se que as metodologias dos teóricos  na Educação Infantil tem as  finalidades de proporcionar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, pois as brincadeiras e jogos entre outros tem as suas características e evolução, vão desenvolvendo-se de acordo com a fase do desenvolvimento inserido, as crianças e as suas vivencias com o meio.
  Esse trabalho tem o objetivo de construir um suporte teórico metodológico para proporcionar aos educadores de educação infantil uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais afetivos através das brincadeiras e jogos infantis.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.