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segunda-feira, 8 de abril de 2013

PARADGIMA EDUCACIONAL EMERGENTE de Maria Cândida Moraes


Durante muito tempo as idéias novas foram reprimidas, sufocadas por romper com os paradigmas tradicionais de época. Com o advento da modernidade surge uma nova visão do mundo, do homem e da sociedade em virtude disso surgem novos paradigmas. Contudo, o surgimento dos novos paradigmas encontra-se intimamente relacionada à concepção, visões, idéias e teorias advinham dos antigos, que serviriam de base para ressignificações, esses antigos paradigmas foram questionados, analisados, reestruturados, reavaliados enfim, reformulados. Dessa forma é possível compreender que os diversos saberes são interdependentes.
A busca de soluções possíveis para os problemas enfrentados pela humanidade requer formulações de novas concepções com base em novas compreensões a respeito da natureza e dos homens, para isso é imprescindível rever os enfoques utilizados para analisar a realidade que muitas vezes encontram-se baseadas em percepções estreitas de realidade, uma vez que o pensamento reducionista simplificado e não expressam a unidade e a diversidade existente no todo.


OS SETE SABERES NECESSARIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO
O que o texto me diz?
Que a educação, que visa transmitir conhecimentos, seja quanto ao que é o conhecimento humano no seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro é a ilusão, e não se preocupe em fazer conhecer o que é conhecer.
A idéia principal
De um desenvolvimento verdadeiramente humano que compreenda e desenvolva um conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.
Considerações finais
Eu entendi que, para haver um conhecimento global é necessário que se conheça e trabalhe todo os requerimentos relacionados aos itens referentes ao “sete saberes” para poder se ter um ensino global da educação humana.
Os sete saberes
1 – as cegueiras do conhecimento
Não haverá conhecimento que não esteja de certa forma, ameaçado pelo erro e pela ilusão. Sem o conhecimento será difícil os seres humanos enfrentar em os riscos permanentes no seu dia-a-dia. O conhecimento é uma das ocupações que mais nos permite instanciar junto à realidade.

2 – Os princípios dos conhecimentos pertinentes
Morin propõe-nos uma reforma do pensamento, na qual devemos tornar evidentes tanto os contextos particulares quanto o global e complexo: “ É preciso recompor o todo para conhecer as partes”
É necessário que ensinemos e aprendemos os métodos para estabelecermos relações recíprocas entre os seres humanos. É preciso recompor o todo para conhecer as partes. “Conhecer é um modo de ser no mundo”
(Heidegger)
3 – Ensinar a condição humana
O homem é diferente dos outros animais por ser pensante que vive em sociedade e tem cultura. A existência humana viaja em direção as coisa para ocupar-se com elas, para está junto delas. (Heidegger)
Todas as nossas condições no planeta terra devem ser analisadas para que se perceba a inter-relação unidade humana.
4 – Ensinar a identidade terrena
Nosso agir mudará a partir da consciência que temos da vida terrena, pois só assim saberemos nos preparar para o futuro. Por isso, faz-se necessário construir uma consciência planetária responsável por tudo que é retirado do meio ambiente. Pois o século passado nos deixou uma herança de morte (guerras, mortes ecológica, vírus, bactérias novas e resistentes) aumento do uso de drogas armas, extermínio e etc..
5- Enfrentar as incertezas ligadas ao conhecimento
Velhas certezas, já não servem mais prevalece somente a incerteza do conhecimento (ilusão erro)
6- Ensinar a compreensão
A ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão
7- A ética do gênero humano
Os indivíduos não podem viver isolados e sim em sociedade pois são produtores um do outro e parte da espécie humana, indivíduos que compreende o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.