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segunda-feira, 8 de abril de 2013

PROJEÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA DESDE O BRASIL COLONIA ATÉ A NOSSA ATUALIDADE. ABRIL 2013


O catolicismo sempre esteve presente na educação brasileira, mas no período do Brasil Colônia sua influência era muito profunda: catequizou os índios e educou os filhos dos colonizadores. Mesmo depois das reformas empregadas pelo marquês de Pombal em 1759, com a expulsão dos jesuítas do Brasil, foram estes em boa parte que acabaram assumindo as ocupações de mestres-escolas por falta de professores.
Podemos dizer que a educação brasileira, nesses períodos estudados não foi prioridade dos governantes o sistema educacional desde o período jesuítico até a 1ª republica sempre existiu para pobres e outra voltada para a formação dos dirigentes.

O aspecto na educação durante o governo provisório foi instituído um sistema publico de educação básica e criadas escolas normais para a formação de professores.
O desenvolvimentismo que marcou o Estado Novo a concepção da Escola Nova enfrenta mais diretamente os dogmas religiosos propondo um modelo de educação liberal.
Implementando a educação Juscelino Kubitschek criou universidades em todo o Brasil acabando com o militarismo colocando em pratica os vestibulares.
Neste período talvez um que tenha mais marcado as mudanças no ensino não tenha sido a forma de ensinar nem de aprender, as técnicas e métodos usados, mas sim questões de caráter social ideológico e ético. Contudo o importante mesmo é compreender que o processo de formalização do ato educativo é algo com características históricas é construído a partir dos anseios dos desejos, das realidades sociais, econômicas e políticas, das relações culturais, dos conflitos e dos acordos, enfim, tanto a educação em geral, quanto suas instituições e mesmo as teorias, as metodologias e as técnicas, são criações das sociedades, dos homens e mulheres.

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