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sábado, 28 de dezembro de 2013

GESTÃO ESCOLAR



a) A Escola e o Diretor
            A escola é organizada com a finalidade de atingir certos objetivos, os quais dão sentido à organização escolar e orientam conseqüentemente a tomada de decisões, portanto, quem quer que se proponha a trabalhar em uma escola precisa procurar informar-se sobre seus objetivos e, na mediada do possível dar sua própria contribuição para o aperfeiçoamento dos mesmos.
            O diretor de escola exerce uma função bastante complexa, em que se podem distinguir pelo menos três aspectos:

 * Autoridade escolar, é responsável por tudo que se passa na escola, muitas vezes representa a própria escola.
 * Educador, participa das atividades de seu estabelecimento de ensino tendo papel fundamental na formação dos alunos.
* Administrador, compete ao diretor assegurar a organização e o planejamento dos esforços, além de avaliar.
b) O Diretor como líder da Escola
O diretor não é meramente um administrador, atua também na posição de líder, a escola exige um tratamento mais refinado e as atribuições do diretor, que incluem outros aspectos além de apenas dirigir a escola.
 
c)  O Professor como Líder da Escola
A educação é claramente um trabalho de equipe, que produz muito mais quando feito com entrosamento que basicamente uma questão administrativa, porém todos devem participar do esforço de coordenação. Participar da coordenação do trabalho é uma responsabilidade irrecusável de todo professor.
d) Supervisor Pedagógico
            È co-responsável pela construção de uma equipe escolar coesa e engajada, exercendo seu papel com autonomia e gerenciando os resultados obtidos pelo desempenho escolar dos alunos, usando as ações planejadas pelos docentes na melhoria do fazer pedagógico.
e) A supervisão dirige-se ao ensino e à aprendizagem.
            O Supervisor é o sujeito que faz a leitura da escola na sua totalidade, no mundo globalizado. É o líder de comunidades formativas numa escola reflexiva, crítica e competente.
            O trabalho do Supervisor Educacional é traduzir o novo processo pedagógico na sociedade mundial globalizada, construindo alternativas que coloquem a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.
            A Supervisão passa de escolar para pedagógica e caracteriza-se por um trabalho de assistência ao professor em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento ou processo de ensino-aprendizagem.
            O supervisor tem inúmeras funções, sendo:
ü    Organiza eventos, executa planejamentos.
ü    Planeja horários de trabalho coletivo.
ü    Organiza reuniões pedagógicas.
ü    Incentiva o estudo de princípios metodológicos.
ü    Avalia o processo ensino-aprendizagem.
            A Supervisão Pedagógica possui funções múltiplas e significativas que se desenvolvem como:
a)                 Preventiva – consiste em acompanhar o processo pedagógico, a fim de obtermos resultados positivos na melhoria do ensino-aprendizagem;
b)                 Construtiva – auxiliar o docente a superar suas dificuldades de maneira positiva e cooperativa;
c)                 Criativa – estimular a iniciativa do docente, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos de ensino.

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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.