FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sábado, 28 de dezembro de 2013

TRABALHO ESCOLAR: DISCIPLINA FILOSOFIA BIOGRAFIA DE Platão, Aristóteles, Sócrates, René Descartes, Karl Marx, Immanuel Kant, Friedrich Hegel

BIOGRAFIA de Platão, Aristóteles, Sócrates, René Descartes, Karl Marx, Immanuel Kant, Friedrich Hegel



SUMÁRIO

Introdução
Desenvolvimento
·         Platão: Biografia e obras
·         Aristóteles: Biografia e obras
·         Sócrates: Biografia e obras
·         René Descartes: Biografia e obras
·         Karl Marx: Biografia e obras
·         Immanuel Kant: Biografia e obras
·         Friedrich Hegel: Biografia e obras
 
INTRODUÇÃO
Perante aos conhecimentos prévios, o intuito neste trabalho é de apresentar as Biografias de: Platão, Aristóteles, Sócrates, René Descartes, Karl Marx, Immanuel Kant, Friedrich Hegel, e ao mesmo tempo mostrando os conceitos, a vida e os pensamentos de cada um desses pensadores.

 


 DESENVOLVIMENTO

Biografia de Platão
Aritócles, que ficou conhecido como Platão no mundo inteiro, nasceu em Atenas por volta de 427 a.C. Platão se interessou pela filosofia e pela política logo cedo. Tornou-se discípulo de Sócrates aos 18 anos e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que fosse condenado a morte.
O filósofo escreveu mais de 30 obras, escritas em forma de diálogos que não apresentam Platão como personagem principal e, sim, Sócrates. Através de suas obras, Platão passa os ensinamentos de seu mestre. Dentre as principais estão: Menexeno; Ménos; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A república; Fedro; Teeteto; Parmênides; O sofista; O político; Timeu; Crítias; Filebo e As leis.
O filósofo faleceu aos 80 anos, em 347 a.C.


Biografia de Aristóteles


Aristóteles nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia. Jovem, ainda aos 17 anos, ingressou na Academia de Platão, em Atenas. Foi lá que despertou a atenção de seu mestre, a ponto de substituí-lo após sua morte.
Suas principais obras: Éticas e Nicômano; Política; Órganon; Retórica das paixões; A poética clássica; Metafísica; Ética a Eudemo; Física; Sobre o céu; Magna Moralia, entre outras.
Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola. Morreu um ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal.


Biografia de Sócrates

Ateniense, Sócrates nasceu por volta do ano 470 a.C. Filho de pais humildes, dedicou-se ao estudo da filosofia e a meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Não escreveu nada sobre suas ideias, tudo que se sabe sobre seu pensamento foi transmitido pelos seus discípulos Platão e Xenofontes. Platão foi o responsável por disseminar a imagem de Sócrates como sendo um homem que andava pelas ruas e praças de Atenas, perguntando a cada um sobre ideias e valores que os gregos acreditavam e julgavam conhecer. Apesar de ter ocupado cargos políticos, chegando inclusive a ser convidado para o senado dos quinhentos , suas ideias não foram aceitas pela aristocracia grega.
Passaram a ver o filósofo como uma ameaça ao funcionamento da sociedade grega vigente na época. Foi condenado a beber veneno e ficou preso por cerca de um mês, até sua morte em 399 a.C
Biografia René Descartes

René Descartes foi o filósofo mais original que surgiu desde a morte de Aristóteles. Mostrou ser um dos espíritos mais brilhantes de todos os tempos. Ele nasceu em 31 de março de 1596 no vilarejo de La Haye, na antiga província de Touraine, na região central da França. Com 16 anos foi estudar Direito, mas após dois anos se desinteressou pelo assunto. Como dispunha de uma boa renda em função das propriedades que havia herdado da mãe e por isso não se preocupava em trabalhar, foi viver uma vida de solteiro rico em Paris. Depois de um tempo se cansou de tudo isso e resolveu se alistar como voluntário nas tropas protestantes do Príncipe de Orange dos Países Baixos, que estavam em guerra com a Espanha católica.
Suas principais obras: Regras para a direção do espírito ; Dualismo cartesiano; Sistema de coordenadas cartesiano; Argumento ontológico para a existência de Deus. Morreu em 11 de fevereiro de 1650.
Biografia de Karl Marx

Karl Marx nasceu em 1818 em Trevés, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira da França. Em 1835 concluiu os estudos do ginásio e ainda esse ano e boa parte do ano seguinte, estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. Marx, se alinha com os “hegelianos de esquerda”, que procuram analisar as questões sociais. Depois, tenta ser professor, mas por motivos políticos não conseguiu o cargo pelo motivo de seguir as ideias de Hegel e por isso dedica-se ao jornalismo. Após ter seguido a carreira de jornalista, cria a obra o “Manifesto Populista”, mais na frente lança o primeiro volume de sua mais importante obra “ O Capital” e ainda mais “ Crítica ao Programa de Gotha”.
Karl Heinrich Marx morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios.

Biografia de Immanuel Kant

Nasceu em 22 de Abril de 1724 em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Recebeu uma educação pietista, frequentou a universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou- se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na cidade em que nasceu. Kant manifestou grande simpatia pelos ideias da Independência Americana e depois da revolução Francesa foi um pacifista convicto. É lendária a forma extremamente regrada como vivia. Conta-se que a população de Konisberg acertava os relógios por ele quando passava pelas ruas nos seus passeios diários, sempre as 16:30. Morreu em 12 de Fevereiro de 1804 aos 80 anos.
Algumas de suas principais obras:  Crítica da razão prática; Crítica da faculdade de julgar; A religião nos limites da simples razão; Crítica da razão pura; entre outros.

Biografia de Friedrich Hegel

Nasceu em 1770 na cidade de Stuttgart na Alemanha. Estudou no seminário de Tubinga, foi professor de latim em Nuremberg e ocupou a cátedra na Universidade de Heidelberg, e também foi professor na universidade de Humcorsvick onde lecionou filosofia. O sistema desenvolvido por ele, idealismo absoluto, abrangeu várias áreas do conhecimento como a política, arte, filosofia e religião. A teoria do filósofo baseia-se na ideia de que as contradições e dialéticas são resolvidas para a criação de um modelo, que tanto pode ser refletido no espírito, sentido de alma e aspirações ideais, como no estado político.
Sua principal obra foi “ Fenomenologia do Espírito” que refletia as etapas da consciência que apreende o mundo e encontra a si mesmo para chegar finalmente a totalidade e ao absoluto. Hegel morreu em Berlin na Alemanha aos 61 anos de idade.

CONCLUSÃO

A partir de cada obra apresentada, é notório a importância de alguns dos grandes pensadores da história. Cada um fez reinar seu pensamento e desde então, serviram de inspiração para transformar grandes mentes e surgirem novos pensadores, criando seus discípulos seguindo seus ensinamentos e pensamentos, elevando o nível de perguntas e respostas, e na tentativa de provar teses, para que os próximos se baseassem, sem falar na grande diversidade deles.

3 comentários:

  1. pocha eu precisava de uma conclusao só pra platao

    ResponderExcluir
  2. obrigada me ajudou muito eu tenho esse trabalho pra entregar amanhã



















    ResponderExcluir
  3. nossa me ajudou muito tenho que entregar o trabalho amanha kk

    ResponderExcluir

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.