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sábado, 13 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

“ Imagine um grupo de viajantes do tempo de um século anterior, entre eles um grupo de cirurgiões e outro de professores primários, cada qual ansioso para ver o quanto as coisas mudaram em sua profissão a cem anos ou mais no futuro. Imagine o espanto de os cirurgiões entrando numa sala de operação de um hospital moderno. Embora pudessem entender que algum tipo de operação estava ocorrendo e pudessem até mesmo ser capazes de adivinhar o órgão-alvo, na maioria dos casos seriam incapazes de imaginar o que o cirurgião estava tentando fazer ou qual a finalidade dos muitos aparelhos estranhos que ele e sua equipe cirúrgica estavam utilizando. Os rituais de anti-sepsia e anestesia, os aparelhos eletrônicos com seus sinais de alarme e orientação e até mesmo as intensas luzes, tão familiares às platéias de televisão, seriam completamente estranhos para eles.

Os professores viajantes do tempo responderiam de uma forma muito diferente a uma sala de aula de primeiro grau moderna. Eles poderiam sentir-se intrigados com relação a alguns poucos objetos estranhos. Poderiam perceber que algumas técnicas-padrão mudaram e provavelmente discordariam entre si quanto a se as mudanças que observaram foram para melhor ou para pior, mas perceberiam plenamente a finalidade da maior parte do que se estava tentando fazer e poderiam, com bastante facilidade, assumir a classe”.

Percebo que os professores e as professoras, ao ouvirem esta parábola, estão sempre se movimentando e gesticulando no sentido da confirmação de tal situação e sempre pergunto o porquê desta realidade. Já ouvi muitas respostas, tais como: a minha escola ainda não tem computadores, o diretor da escola não investe nos seus profissionais, os curso que fiz no magistério e na universidade não abordam o uso da informática na educação, porque meu salário é muito pouco. Percebo que a maior parte das justificativas está apoiada nas ações de terceiros, e poucos são os professores que percebem que o ponto de partida de qualquer mudança inicia-se num processo interno de sensibilização para uma nova realidade. Volto a questionar: os professores não estão sensibilizados quanto ao uso da informática na área educacional? Por que não, se os demais profissionais das diversas áreas do conhecimento humano já utilizam a informática como instrumento auxiliar de seus trabalhos?
A partir desta reflexões, costumo apresentar algumas informações sobre o novo paradigma educacional. Entre essa abordagens menciono uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com 55 entidades educacionais, na qual foram levantados os principais aspectos que poderiam garantir o sucesso dos alunos, de hoje, no século XXI. Entre esses aspectos, foram citados:
-          Habilidade em leitura básica, escrita e habilidades matemáticas.
-          Bons hábitos profissionais, como ser responsável, pontual e disciplinado.
-          Habilidades em computação e tecnologia de mídia.
-          Valorização do trabalho.
-          Honestidade e tolerância para com os outros.
-          Hábitos de cidadania.

Tais aspectos estão dispostos de acordo com o grau de importância, conforme a pesquisa realizada.

Um outro exemplo complementar sobre o enfoque acima citado são os artigos deBernardo Toro, que definem a forma de comunicação nas sociedades urbanas, as quais deixam  de ser reais, passando a ser decodificada por meio de símbolos e códigos.

Bernardo Toro, também, relaciona aspecto de garantia para o sucesso no século XXI, os quais ele define como  “ códigos de modernidade ” , que são:

-          Alta competência em cálculo matemático e solução de problemas em todas as ordens.
-          Alta compreensão em escrita: precisão para descrever fenômenos e situações, analisar, comparar e expressar o próprio pensamento.
-          Capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade.
-          Capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massa.
-          Capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo.
-          Capacidade para localizar, acionar e usar as informações acumuladas.

Se fizermos um comparativo entre as duas abordagens, podemos perceber quanto existe de similaridades entre elas. Podemos ainda relacionar as idéias anteriormente apresentadas à Teoria das Inteligências Múltiplas.

Gardner define a inteligência como a “capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. A inteligência não pode ser medida; ela não é um produto acabado, pois, dependendo do contexto sócio-econômico-cultural, uma ação pode ser valorizada em um ambiente e em outro ambiente não ter nenhuma significância”. Gardner apresenta sete competências intelectuais autônomas do ser humano:
-          Inteligêncialingüística – habilidade ou capacidade em lidar com os desafios relacionados com a linguagem.
-          Inteligência lógico-matemática – habilidade de resolução de problemas por meio da dedução e da observação.
-          Inteligência corporal-cinestésica – habilidade em utilizar movimentos corporais para superar desafios de uma determinada realidade.
-          Inteligência musical – habilidade de produzir e perceber as notações musicais.
-          Inteligência espacial – habilidade em abstrair interação com o ambiente, o espaço e o ciberespaço para elaborar um produto ou resolver um problema.
-          Inteligência interpessoal -  habilidade em perceber as intenções e desejos dos seus interlocutores e, com isso, resolver ou minimizar problemas de comunicação e relacionamento.
-           

Além das inteligências acima citadas, outras estão em fase de pesquisa, que são:
-          Inteligência Pictória: habilidade em transcrever situações, fatos, emoções por meio de desenhos.
-          Inteligência Naturalista:  habilidade em lidar com situações ligadas à natureza.
-          Inteligência Existencial: habilidade em lidar com situações relacionadas à religiosidade.

Baseados nas abordagens mencionadas anteriormente, podemos verificar quanto o uso do computador pode ser importante e útil para o desenvolvimento dos aspectos de garantia do sucesso no século XXI e para o próprio desenvolvimento das habilidades específicas do ser humano.

Para exemplificarmos as correlações entre o computador e as demais abordagens apresentadas, podemos sugerir algumas exemplificações, tais como:

-          Pormeio de softwares abertos, mais especificamente, os editores de textos, é possível desenvolver diversas atividades que estimulam as habilidades lingüísticas, tais como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produções.
-          Os softwares de simulação e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades de lógica, matemática e de resolução de problemas.
-          Por meio dos softwares gráficos, é possível estimular o desenvolvimento das habilidades pictórias. Os softwares gráficos disponibilizam uma série de recursos que facilita a criação de desenhos e representações artísticas.
-          Como mediador e planejador de atividades físicas, o computador poderá ser um grande aliado.
-          O grande “trunfo”  do computador é sua característica interativa com o meio. Por meio dele é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, a televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso perfeito para trabalhar sons e, ainda, torná-los visuais conforme as descrições de seus compassos, medidas dos ritmos sonoros.
-          A Internet, como mídia que mais cresce nos últimos anos e tende a ser a mídia mais popular a médio prazo, tem uma característica ampla de possibilitar diversos tipos de comunicação e interações entre culturas, de forma bastante enriquecedora. Quais são as abordagens das pessoas discutindo as questões históricas entre seus países? Por exemplo: qual é a visão da escravidão para os alunos portugueses, comparando-a com a visão dos alunos brasileiros? Para discussão de um tema como este é de fundamental importância que ambos os agentes ativos estejam preparados quanto aos seus aspectos interpessoal e intrapessoal.
Percebemos que os computadores possuem diferentes tipos de unidades, compatíveis com o mundo em que vivemos: em constante mutação e interativo. Por meio dele, podemos desenvolver simultaneamente várias habilidades, facilitando a formação de indivíduos polivalentes e multifuncionais, diferentemente, por exemplo, de uma máquina de escrever que possibilitava a formação de um único profissional: o datilógrafo.

É interessante ressaltar que a maior parte dos empregos que surgirão no próximo século ainda não existe e com certeza eles, de alguma forma, utilizarão as novas tecnologias da informação e comunicação; portanto, cabe à escola prestar a sua grande contribuição na formação de indivíduos pró-ativos para atuarem nas economias do futuro.

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