Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a
educação no Ensino Fundamental em todo o País.
Sua
função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema
educacional, socilizando discursos, pesquisas e recomendações.
|
Nós
estamos diante de uma proposta aberta, flexível a ser concretizada nas decisões
regionais e locais sobre os currículos e sobre os programas de transformação da
realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas
escolas e pelos professores.
Agora
as diversidades culturais são respeitadas, as escolas estão livres para
escolher de que forma querem trabalhar, fazendo um projeto, observando as
necessidades locais.
Diante
desta nova proposta curricular (PCN) o centro da atividade escola não é o
professor, nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e
curioso. O mais importante não é o ensino, mas o processo de aprendizagem.
Em
oposição a escola Nova destaca o princípio da aprendizagem por descoberta. O
professor é visto, então como facilitador no processo de busca de conhecimento
que deve partir do aluno. Cabe ao professor organizar e coordenar as situações
de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos.
Os
PCNs precisam ser estudados, discutidos pelo corpo docente da escola, acabou o
trabalho individualizado do professor, todos precisam trabalhar em equipe,
formar grupos de Estudos dos PCNs.
-
Núcleo comum – 8 áreas ( Mat., Língua Port., Hist.,
Geografia, Ciências Naturais, Ensino religioso, Educação Física e Arte )
-
Interdisciplinares – É a integração das diferentes
áreas do conhecimento.
-
CICLOS : 1º
ciclo ( 1ª e 2ª séries)
2º
ciclo ( 3ª e 4ª séries)
-
PROJETOS – São formas de trabalhar os velhos
conteúdos, de forma mais atraente e interessante.
-
CONTEÚDOS
Conceituais – Organização
das idéias (através do material concreto...)
Procedimentais – Os
procedimentos expressam um saber fazer, que envolve tomar decisões e realizar
uma série de ações de forma ordenada para atingir uma meta. Ex. Resolver
problemas ou operações do s eu jeito.
-
Atitudinais – referem-se às atitudes relativas ao
conhecimento, à comunidade, aos valores sociais.
O aluno decide,
que atitude tomar diante dos conteúdos aprendidos em relação ao professor,
colegas, disciplinas, tarefas e a sociedade.
-
BLOCOS TEMÁTICOS – são temas geradores que envolvem
vários conteúdos. E podem ser trabalhados diversas aulas. Ex: GRANDEZAS E
MEDIDAS – ( sistema monetário , unidade de medida, geometria...)
RecursosDidáticos
– trabalha com materiais que estejam dentro da realidade do aluno. Ex: jornais,
revistas (paradidáticos), material de sucata, reálias, rádio, televisão, vídeo,
computador...
Avaliação – deverá fazer
parte do processo de ensino-aprendizagem de uma forma sistemática e contínua,
isto é, ao longo do processo, e não apenas no final.
TRANSVERSALIDADE
OU TEMAS TRANSVERSAIS – são temas que integram as áreas do
conhecimento, relacionados a questões sociais.
-
São
formas de atravessar os diferentes campos do conhecimento, crítica e
socialmente.
-
Um tratamento especial para os conteúdos,
preparando o educando para a vida.
-
São
temas que integram as áreas do conhecimento, relacionados a questões sociais.
SIGLA
(para
melhor comppreensão) T
E
M
P
O
S
TEMAS
LOCAIS – problemas de sua cidade que devem ser colocados em evidência. Ex :
Trânsito , Meios de comunicação, Transportes...
ÉTICA
– respeito mútuo ( como devo agir diante dos outros)
-discriminação, justiça, diálogo,
solidariedade, os valores. Ex: A escola, a família, a escravidão.
MEIO
AMBIENTE – (Preservação da natureza – animais, plantas, sol...)
PLURALIDADE CULTURAL – respeito as diferentes grupos e
culturas.
- Descobrimento do Brasil, Independência do Brasil, A família.
ORIENTAÇÃOSEXUAL – sexualidade de uma forma responsável – prevenção da Aids...
-
A diferença entre o corpo da menina e do menino.
- conhecimento do funcionamento
do corpo.
Ex: Reprodução, As partes do
corpo.
SAÚDE
– saúde preventiva (alimentação, exercícios físicos, ar puro, higiene pessoal.
A auto-medicação. Ex: as vitaminas, os alimentos, o corpo humano (esqueleto),
higiene pessoal.
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.