A arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação
ocupando historicamente papeis diversos.
Arte-educação - oportuniza ao individuo a arte como linguagem expressiva
e forma de conhecimento.
A educação em arte propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que
caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o
aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar
formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas
por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular
significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os
indivíduos na sociedade.
OBJETIVOS
GERAIS DA ARTE
Oferecer aos indivíduos condições para compreender o que ocorre nos
planos da expressão e do significado ao interagir com a arte, permitindo sua
inserção social de maneira mais ampla.
No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua
competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte
(Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais
e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar
e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo
da história e na contemporaneidade.
LDB º 9394/96 (artigo 26, parágrafo 3º) estabelece:
"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos
diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento
cultural dos alunos".
"A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano
tem direito ao acesso a esse saber"
A educação em arte acontece na sociedade de duas formas:
Assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das
manifestações não institucionalizadas da cultura.
E sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino.
Segundo Max Barbosa (1991:6)
Educação em arte reconhece a arte como ramo do conhecimento um universo
de componentes pedagógicos.
Arte-conhecimento e ação do homem no mundo natural e social produzindo
cultura através da linguagem.
Segundo (Duarti, 2006)
“A arte não transmite significados, mas exprime sentidos”
Segundo (Fischer, 1976)
Milhões de pessoas ouvem musica vão ao teatro e ao cinema, porque?(...)
por que reagimos em face dessas irrealidades como se elas a fossem a realidade intensificadas?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino
fundamental que os alunos sejam capazes de:
·
Saber utilizar diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Os conteúdos de arte:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem
de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de
participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte.