Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

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domingo, 7 de abril de 2013

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL, MISTA E DIGITAL



LINGUAGEM VERBAL
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas. ela está presente em textos em propagandas;

A Gestão de sistema municipal de educação: projetos desenvolvimentos, forma de atuação, dados da educação municipal, impressão de professores e gestores sobre as políticas desenvolvidas, e etc.



Sistema de ensino significa assim uma ordenação articulado dos vários elementos necessários a consecução a qual se destina. “Sistema é uma unidade de vários elementos intencionalmente reunidos, de modo a formar um conjunto coerente e operante”.
O termo “sistema”, em relação a educação, é empregados com acepções diversas, e que lhe confere um caráter de certo modo equivoco. No entanto, partindo da educação, partindo da educação como fenômeno fundamental, é possível superar essa aparência e captar o seu verdadeiro sentido.
A constituição federal de 1998 no art. 206 elenca os princípios que devem ser observado ao se ministrar o ensino, dentro estes de acordo com o inciso VI, esta o da “gestão democrática do ensino publico na forma da lei”.

MODELO: QUESTIONARIO APLICADOS AOS PROFESSORES ESCOLARES




1)        Qual é o seu nome? Quanto tempo você trabalha aqui? Qual é a função dentro dessa escola?



2)        Como está sendo feita as formações e o que você acha das mesmas?


3)        De que forma as famílias contribui com a aprendizagem dos alunos? E como acontece essa participação aqui?

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



1,) QUAIS AS CONTRIBUIÇÔES DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO (PSICOLOGIA,ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA) PARA FUNDAMENTAR  TEORICAMENTE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA?
R- Segundo Sonia Kramer os estudos provenientes da psicologia tem  dada contribuições bastante relevantes que nos permitem conhecer o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas ( sensório- motora, sócio afetiva, simbólica e cognitiva) e nos permitem também compreender de que formas as crianças constroem o seu conhecimentos.

RECNEI: Um estudo no RECNEI sobre seus conteúdos e métodos utilizados na Educação Infantil



O processo de construção de um projeto educacional de qualidade para a criança de 0 a 6 anos tem de ser contínuo. A formação inicial básica em nível superior, como proposto pela nova LDB, ou o retorno dos educadores para escola através de programas supletivos especiais, embora essenciais, não bastam. Uma educação de qualidade exige formação em serviço dos profissionais envolvidos, assegurando e instrumentando sua efetiva colaboração enquanto agentes centrais do processo. Essa formação deve estar relacionada ao saber, ao saber fazer e ao saber explicar e planejar o fazer.

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA DO CAMPO



A Educação do Campo suscita exatamente para combater as ideologias dos grandes latifundiários que prevalece em forma de posse das terras, onde concentram-se as grandes riquezas destes. Isto é bem notário no Brasil, pois concentra grande parte da população do país, dentre estes estão os grandes latifundiários, os empresários do agronegócio que são em minoria, mas que detém grande parte das propriedades, e os lavradores camponeses que vendem sua mão de obra barata para obter sua subsistência, são sujeitos que vivem com suas famílias á margem da sociedade. E, que se não forem ajudadas, permanecerão sendo escravizadas por essa classe, cuja faz parte da dominante. A respeito dessas idéias Caldart (2005, p.37) confirma que:

PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL



Conforme Cavalcanti (2011), a educação do campo em toda a sua construção na esfera do conhecimento voltado para essa arena, ou seja, a formação de cidadãos dentro dessa modalidade teve como marco importante no seu inicio a realização do l Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária- ENERA em 1997, na universidade de Brasília, a partir de uma articulação entre o MST, a UNB, o UNICEF e a CNBB, que reuniu educadores e militantes que atuavam em acampamentos e assentamentos de reforma agrária no Brasil, e que ao final do Encontro lançaram o Manifesto das Educadoras e Educadores da Reforma Agrária ao povo brasileiro, trazendo como objetivo a defesa da educação do campo e, isso de forma geral, ou seja, para todos aqueles que vivem do campo e que fazem deste seu habitat de sobrevivência.De acordo com as idéias  de Amaral (2007, p.54 ) ,isso significa:

Diferencie exemplificando entre as tendências romântica, cognitiva e critica. Perpassando pelos autores que caracterizam cada tendência.



Tendência Romântica
Pré-escola é um jardim, as crianças são as flores ou sementes, a professora é a jardineira, portanto a educação deve favorecer o desenvolvimento natural valorizando os interesses e necessidade da criança.

Quais as contribuições das áreas de conhecimentos (psicologia, antropologia e sociologia) para fundamentar teoricamente uma proposta pedagógica?



Contribuições da Psicologia
Do ponto de vista sócio-afetivo, enfatizamos a importância de que a criança tenha uma auto-imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua identidade própria e sendo valorizada nas suas possibilidades de ação e crescimento à medida que desenvolve seu processo de socialização e interage com o grupo.
Portanto o psicológico nos fornece subsídios valiosos para planejar e desenvolver nosso currículo aos estudos antropológicos.

TRABALHO "ÁREAS TROPICAIS"



ÁREAS TROPICAIS

De forma geral as áreas tropicais estão localizadas em latitudes baixas, ou seja, próximo ao equador.
Tambem chamada regiões situadas entre dois trópicos: e o de capricórnio.

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