Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

domingo, 23 de dezembro de 2012

HISTORIA DA EDUCAÇÃO I



A EDUCAÇÃO NO PERIODO COLONIAL
·         A chegada do Jesuitas
Quando o primeiro governador-geral Tomé de Sousa, chega ao Brasil, vem acompanhado por diversos jesuitas, mandados por Manoel de Nobrega. Com 15 dias depois já começa a funcionar, em Salvador uma escola “de ler e escrever”.
Isso dar inicio a novas escolas elementares, secundarios e seminarios até o ano de 1750, quando os jesuitas são expulsos pelo Marquês de Pombal.
Nesse periodo de 210 anos eles promoveram a catequese dos indios, educação dos filhos do colonos, formação de novos sarcedores e da elite intelectual além de ensinar sobre a fé e a moral dos habitantes daquela terra.

TRABALHO: Educação, saúde e meio ambiente.



Promoção da saúde: Dimensão individual
Um dos princípios que da sustentação ao conceito de promoção da saúde é a valorização da saúde como componente central do desenvolvimento humano, para assegurar a qualidade de vida e o direito à cidadania, embora esse conceito ainda seja considerado por alguns autores como um processo em constante evolução.
Para melhor entendermos, nos últimos 25 anos, as principais causas de enfermidade e morte estavam relacionadas a três componentes: a biologia humana, o meio ambiente e os estilos de vida.

SIMULADO DE PORTUGUÊS




Leia o texto para responder as questões abaixo:
AS CIDADES
É interessante saber por que o homem sente necessidade de aglomerar-se em grandes centros urbanos. Hoje, quase 80% da população mundial vivem em centros urbanos. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um milhão de pessoas se movem para as cidades a cada semana.
Os desafios impostos pelo crescimento vertiginoso da concentração urbana são imensuráveis. Se pensarmos que há alguns anos a Região Metropolitana de São Paulo crescia a uma taxa anual de 500 mil pessoas, podemos imaginar as articulações e recursos necessários para suprir moradia, transporte, abastecimento de água e esgotamento sanitário, iluminação e saúde a toda essa população migrante, sem contar toda a infraestrutura logística para alimentá-la.

MOHANDAS KARAMCHAND GANDHI



Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia ocidental. Seu pai era um político local, e a mãe dele era uma Vaishnavite religiosa. À idade de 13, Mohandas foi casado com uma menina da mesma idade dele e começou uma vida de sexo ativa. Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito. Ele ganhou a permissão da mãe, prometendo se conter de vinho, mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta que proibiam a viagem para a Inglaterra.

Síntese: A Filosofia da Educação



Filosofia da educação é um corpo de conhecimento constituido,apartir de um esfoço que o ser humano vem fazendo de compriender o seu mundoe dar-lhe um sentido, um significado comprensivo.
 assim podemos dizer que a filosofia cria a diario que norteia a vida humana em todos os seus processos.
neste sentido, a filosofia é uma forma de agir. e uma arma na luta pela vida e pela emancipação humana.
em sintese a filosofia é uma forma de conhecimento que interpreta o mundo cria uma concepção coerente e sistenatica que possibilita uma forma de ação efetiva.

SINTESE: O Papel do professor



O papel do professor no processo ensino aprendizagem e face das continuas e rapidas mudanças advinha no decorrer do seculo XXI.
As informações nos chegam, hoje rapidamente e o que antes demorava uma decada para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.
Dessa forma e diante da quantidade de informações da facilidade do acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser muito e repleto de paixão, a paixão faz parte da vida. A vida é uma paixão eterna, aprender é uma constante e ensinar uma davida.

GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE



RESUMO

NO DIA-A-DIA ENCONTRAMOS DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS: NARRATIVOS, DESCRITIVOS E DISSERTATIVOS, TAMBÉM EXISTEM DIFERENTES TIPOS: RECEITAS CULINÁRIAS, E-MAIL, ORKUT, RELATÓRIOS, CARTAS ENTRE OUTROS E TODOS ESTÃO VINCULADOS AO LETRAMENTO. A ESTRUTURA SÓCIO-HISTÓRICA ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL: MARCUSCHI DEFENDE A COMUNICAÇÃO COM SIGNIFICADO E BAKHTIN DEFENDE OS TEXTOS COMO FERRAMENTAS ARGUMENTATIVAS, DIVIDINDO-OS EM SUBTIPOS, JÁ BRONCKART ENFATIZA O RELACIONAMENTO SOCIAL, A CRIATIVIDADE; OS GÊNEROS CARACTERIZAM-SE MAIS

Avaliação de História 8ª SÉRIE



Avaliação de História
1ª)- O primeiro recenseamento geral só foi realizado por:
A)- padres ou pelas autoridades provinciais                               B)- autoridades provinciais
C)-  autoridades provinciais e por Dom João                              D)-  Por Maria I           e por padres.
2ª)- Marque a alternativa que corresponde a população brasileira aproximada em 1798.
A)- indígenas e mestiços : 1000 000, negros: 1 600 000 , brancos: 650 000
B)-Brancos: 1000 000, negros: 1 600 000 , indígenas e mestiços: 650 000
C)- Negros : 1000 000, brancos: 1 600 000 , indígenas e mestiços: 650 000
D)- indígenas e mestiços: 1000 000, brancos : 1 600 000 ,negros : 650 000

AS METODOLOGIAS DA ARTE NA EDUCAÇÃO BASICA NA CONTEPORANIDADE NORMATIZADA



A referência importante para a compreensão do ensino da arte no Brasil é a célebre Missão Artística Francesa trazida em 1816, por dom João VI. Foi criada, então, a Academia Imperial de Belas-Artes, que após a proclamação da republica, passou a ser chamada de escola nacional de Belas Artes.
A partir dessa epoca, temos uma historia do ensino de artes com enfase no desenho, paulada por uma concepção de ensino autoritaria, centrada na valorização do produto e na figura do professor como dono absoluto da verdade.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO FISICA



Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

CHINA - Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.

A LEITURA E A COMPREENSÃO TEXTUAL NO ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL



Ensinar a ler e compreender um, texto escrito ou oral não facil para o educando, pois as atividade de compreensão de texto não estão inteiramente isoladas de outras atividade linguisticas. É no 6º ano que eles se deparam com esta realidade.
E até aprenderam tem muitas dificuldade mas o educador tenta trabalhar com a pronuncia e a escrita.
No cotidiano de atuação do professor, esse encontro promove situações de aprendizagem que são organizadas em sequencia das atividade.

O ENSINO DE LINGUA INGLESA NO ENSISNO FUNDAMENTAL



Podemos perceber que com a globalização, o aprendizado da língua inglesa tem ser tornado essencial para que o indivíduo possa interagir com o mundo em que ele vive e faz parte.
Sem dúvida, a linguagem é um fator importante para que haja o desenvolvimento intelectual e mental de um indivíduo, já que ela exerce uma função organizadora e planejadora do pensamento. As diversas formas de metodologias para o ensino desta servem como recursos que auxiliam o processo de aprendizagem tanto da língua materna quanto de uma segunda língua, neste caso, a língua inglesa.

OS PARAMENTROS CURRICULARES NACIONAIS DA LINGUA INGLESA (PCN) E A CONSTRUÇÃO DE REFERENCIAS PARA O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL.



Ao se falar de educação do inglês no Ensino Fundamental logo somos levados a pensar na valorização dessa língua perante as instituições de ensino brasileiro. Encontramos nesse sistema uma dicotomia de valores, estabelecidas pelas instituições de ensino particular e outra pela educação pública.
Enquanto nas escolas privadas o inglês é tido como disciplina nobre, que realmente é parte essencial para a formação do individuo, na rede pública a Língua Estrangeira é taxada como disciplina optativa possuindo função somente complementar, sem emprego na vida do individuo.
As dificuldades do ensino da Língua Inglesa são caracterizadas também pela falta de profissionais qualificados na área pela ausência de material didático direcionado à educação da Língua Inglesa.

AS METODOLOGIAS DO ENSINO DA LINGUA INGLESA



Ainda que a Língua Inglesa seja o idioma oficial do mercado e também disciplina obrigatória na grade curricular das escolas, a maior parte da população, principalmente para aqueles que nunca fizeram um curso desse requisitado idioma, têm dificuldade em compreendê-la. Para mudar tal situação, existem técnicas que promovem melhor a compreensão de um texto, seja em língua inglesa ou qualquer outro idioma. Partindo desse princípio, como aluno do terceiro ano do curso de Letras/Inglês noturno da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho, elaborei este artigo com o intuito de apontar técnicas de como fazer leitura de textos em língua inglesa. Ou seja, esse artigo tem por objetivo apresentar métodos e técnicas de como fazer a leitura de um texto escrito em língua inglesa para haver compreensão e entendimento do mesmo.

TRABALHO: HISTORIA DA EDUCAÇÃO



A EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA
Nos tempo antigos e até hoje nossas crianças aprendem atraves da imitação, quando desde cedo começam a fazer coisas que elas observam no dia-a-dia por meio das pessoas que podem-ser seus pais, colegas, professores, avós, enfim todos que fazer parte de sua vida.
Um exemplo bem nitido é quando meninas brincam de casinha ou de professora.
O animismo, tambem é uma presença constante na educação primitiva.
Este animismo consiste na crença de que todas as coisas possuem uma alma,  o homem vive para não desagradar o espírito e tudo o que acontece ele associa ao espíritos podendo ser positivo ou negativo.

AVALIAÇÃO DE MATEMATICA 7ª SÉRIE



1)      Quatro camisetas e cinco calções custam R$ 105,00. Cinco camisetas e sete calções custam R$ 138,00. Qual é o preço de cada peça.

a)      Camisetas R$ 15,00 e calções R$ 9,00
b)      Camisetas R$ 105,00 e cações 130,00
c)      Camisetas R$ 9,00 e calções R$ 15,00
d)     Camisetas R$ 130,00 e cações 105,00

AVALIAÇÃO DE MATEMATICA 7ª (8º ANO)



AVALIAÇÃO DE MATEMATICA

1)      Determine o quociente de?
          
a)      6x4 – 5x³ + 12x² - 4x + 3  3x²-x+1           b) 5x³ + x² + 0x – 3  x²-1



AVALIAÇÃO DE CIENCIAS



AVALIAÇÃO DE CIENCIAS

1)      Marque a resposta correta: Quais são os dois pontos de referencia para construir uma escola de medida?
a)      (    ) Superior e inferior
b)      (    ) Superior e médio
c)      (    ) Escola Celsius e superior

2)      O que é dilatação linear?

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?



PROSTITUIÇÃO
A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.
A prostituição é reprovada em diversas sociedades, devido a ser contra a moral dominante, à possível disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST) , por causa de adultério, e pelo impacto negativo que poderá ter nas estruturas familiares (embora os clientes possam ser ou não casados).
Na cultura silvícola de algumas regiões, inclusive no interior da Amazônia, Brasil, e em algumas comunidades isoladas, onde não há a família monogâmica, não existe propriedade privada e por conseguinte não existe a prostituição: o sexo é encarado de forma natural e como uma brincadeira entre os participantes. Já onde houve a entrada da civilização ocidental o fenômeno da prostituição passa a ser observado com a troca de objetos entre brancos e índias em troca de favores sexuais.

Portugal, Século XX - O Modernismo: contexto histórico



Portugal, Século XX - O Modernismo: contexto histórico

1. Introdução
A crítica mais atual tem dividido o Modernismo português em fases ou momentos diferenciados entre si pela prevalência de determinadas posturas ou atitudes: o Saudosismo, o Orfismo, o Presencismo, o Neo-Realismo e o Surrealismo.
O movimento saudosista começou em 1910, com a revista A Águia, órgão da "Renascença Portuguesa", que circulou até 1932, ao longo de três fases. Teixeira de Pascoaes é seu maior representante. Segundo ele, saudade é uma palavra sem equivalente em outras línguas e é, por isso, uma postura, uma filosofia, uma promessa tipicamente portuguesas, "a promessa de uma nova

FORMAÇÃO PROFICIONAL E SOCIALDO BRASIL



Sabemos que a população brasileira produziu vários aspectos econômicos culturais, sociais entre outros para a formação e a produção do que temo hoje. Descendentes de algumas raças como descendente de quilombolas, se juntaram e se organizaram e formaram algumas comunidade e passaram a trabalhar coletivamente, desde então, estas organização foram se multiplicando em todo o país e a população comerçou a se desenvolver, este é um dos aspecto que foi responsável pelo crescimento do país e o desenvolvimento da população e através de projetos desenvolvido por comunidade, associações entre outros povos, através dessas organização o governo passou a dar asistencia e passaram a produzir junto com a tecnologia dentro da agricultura. Assim comerçou as construções de escolas nas zonas rural e a

Os números em inglês



Os números em inglês é algo muito fácil de aprender, bastam apenas algum tempo e dedicação para guardar a pronuncia e a escrita de cada um dos numerais. Abaixo seguem os números com suas escritas e dicas de pronúncias.
Os números em inglês de um até dez

Para perguntar as horas em inglês dizemos:

What time is it?
What is the time?
Have you got the time?
Do you have the time?
 As traduções seriam: Você tem horas? ou Que horas são?
 No inglês usamos "PAST" para dizer os minutos até o limite de meia hora.
Veja os Exemplos:

COMO DIZER AS HORAS EM INGLÊS



Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as horas em inglês e todas as suas regrinhas de uso. Para perguntar as horas podemos falar: What’s the time? ou What time is it?. Usamos a forma It’s + timepara dizer que horas são e quando for a hora exata acrescentamos o’clock.

A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM



O texto inicia com referencia a Comte que é considerado o pai da sociologia, no entanto Durkheim é um dos primeiros grande teóricos, pois seus esforços buscavam construir a sociologia como disciplina cientifica. Na obra de Durkheim, publicada em 1895 a obra “as regras do método sociológicos” onde definiu os objetos da sociologia – os fatos sociais.
As três características dos fatos sociais:

RESENHA DO TEXTO AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE JEAN PIAGET



O texto as contribuições da teoria de Jean Piaget para a pedagogia da Infancia é formado pela vida e obra de Jean Piaget um tratando de suas contribuições pesquisas sobre o desenvolvimento humano, em particular o desenvolvimento cognitivo. Paresenta a teoria do desenvolvimento moral e apresenta as duas fases disse desenvolvimento o hereronomia e o autonomia moral. E os estagios de desenvolvimento cognistos que são o estagio sensorio motor (de 0 a 2 ano estagio pre-operatorio (dos 2 aos 7 anos), o operações concretas ( dos 7 aos 11 anos) e o estagio das operações formais. Inclui no mesmo as criticas a teoria de Piaget e as epistimologia do conhecimento para explicar como se constroi a inteligencia humana.
A estrutura do texto vem dividida em cinco topicos que nos ajudam entende-lo:
No primeiro topico vai ressaltar a obra e vida do pesquisador Jean Piaget.

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO




AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO “B”

1)        O que caracteriza o sertão no destino?


2)        O que é caatinga?



3)        O que motivou o crescimento populacional no sudeste?

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO “A”



AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ANO “A”
1)      O que é caatinga?


2)      Qual é a região mais populosa do país?


3)      O que provocou o crescimento industrial no sudeste?


TRABALHO PARA MONOGRAFIA: A modernização da Agricultura Brasileira



1.    A modernização da Agricultura Brasileira
Outro aspecto importante da atividade agrícola no Brasil, observado nas últimas décadas, é acelerada modernização da agricultura, representada, essencialmente, pelo o emprego maciço de maquinaria no processo produtivo e pela utilização, cada vez mais difundida, de insumos químicos.
Muito embora haja uma modernização da agricultura brasileira, especialmente em determinada regiões-com a mecanização, o aumento da produção e da produtividade, o uso crescente de fertilizantes, seleção de espécies mais lucrativas, o avanço nas pesquisas-, no seu conjunto ela ainda mantém muita das características da época de sua implantação,

Aprendizagem dos conteúdos Segundo sua tipologia



1.        Conteúdos factuais
·         é o conhecimento de fatos,acontecimentos,situações,dados e fenômenos  concretos e singulares
·         exemplos de conteúdos factuais: a idade de uma pessoa,a conquista de um território,a localização ou a altura de uma montanha,os nomes de acontecimento de historia etc.
·         como se aprende quando o aluno ou aluna é capaz de reproduzi-lo e de recordar e expressar de maneira exata o original,quando se dar a data com precisão,o nome sem nenhum erro,atribuição exata do  símbolo.

FICHAMENTO: AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO



Às novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado, exigindo cada vez mais qualidade com menor custo, a base técnica de produção fordista, que dominou o ciclo de crescimento das economias capitalistas no pós-Segunda Guerra até o final dos anos 60, vai aos poucos sendo substituída por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma tecnológico apoiado essencialmente na microeletrônica.
Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partir das quais constituísse historicamente um novo principio educativo, ou, seja um novo projeto pedagógico por meio do qual a sociedade pretende formar os intelectuais/trabalhadores, os cidadãos/produtores para atender às novas demandas postas pela globalização da economia e pela reestruturação produtiva. O velho principio educativo decorrente da base técnica da produção taylorista/fordista vai sendo substituído por um outro projeto pedagógico, determinado pelas mudanças ocorridas no trabalho, o qual, embora ainda hegemônico, começa a apresentar-se como dominante.

AVALIAÇÃO DE CIENCIAS 7º ANO



AVALIAÇÃO DE CIENCIAS

1)      O que é pressão atmosférica?



2)      Por que é necessário fazer força para colocar os corpos em movimento?

a)      É por causa da energia
b)      É por causa da massa
c)      É por causa do fisico

AVALIAÇÃO DE CIENCIAS 6] ANO



ESCOLA _________________
CIDADE _______________                                                            data: ____________
ALUNO:______________________________________________________
PROFESSOR:           
6º ANO


AVALIAÇÃO DE CIENCIAS

1)      Quais são as comidas típicas da região nordeste?