“No mundo
da ciência muitas vezes se escuta um cientista dizer “Esse é um bom pensamento,
minha teoria estava errada”, e mudar o enfoque para descobrir coisas novas. No
entanto, não me lembro a última vez que um político ou um religioso tenha dito
o mesmo.”
(Carl Sagan)
Objetivos gerais da disciplina (PCN)³
Espera-se que o aluno, durante e após a sua formação através do ensino de
Ciências apresente as seguintes capacidades:
♦ Compreender a natureza como um
todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do
mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros
componentes do ambiente;
♦ Compreender a ciência como um
processo de produção do conhecimento e uma atividade humana de natureza social,
inserida num contexto econômico, político, cultural e histórico;
♦ Identificar relações entre
conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo
de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para
suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios
das práticas científico-tecnológicas;
♦ Compreender a saúde pessoal,
social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos
pela ação de diferentes agentes;
♦ Formular questões, diagnósticos
e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências
Naturais, pondo em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no
aprendizado escolar;
♦ Saber utilizar conceitos
científicos básicos associados a energia, matéria, transformação, espaço,
tempo, sistemas, equilíbrio e vida;
♦ Saber combinar leituras,
observações, experimentos e registros para coleta, comparação entre explicação,
comunicação e discussão de fatos e informações;
♦ Valorizar o trabalho em grupo,
sendo capaz de agir crítica e cooperativamente para a construção coletiva do
conhecimento;
_________________
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS – 5ª à 8ª SÉRIES: Ciências Naturais. Brasília, MEC/
Secretaria de Educação Fundamental, 1998, p.33.
Objetivos com as Ciências do Ensino Fundamental
♦ O ensino de Ciências, pode ajudar o aluno a pensar de maneira lógica
sobre os fatos cotidianos e a resolver problemas práticos simples.
♦ Orientar os jovens nesta sociedade complexa, compreendendo o que se
passa a sua volta, aprendendo a tomar posição diante das situações.
♦ É nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que a criança aprimora,
constrói e reconstrói seus conceitos e apreende de modo significativo sobre o
ambiente que a rodeia, através da apropriação e compreensão dos significados
apresentados no processo de ensino das Ciências Naturais.
♦ Despertar a motivação e interesse dos alunos, acerca dos conteúdos e
conhecimentos da disciplina de Ciências, mostrando a eles os fenômenos naturais
relacionados ao seu cotidiano, trabalhando a partir dos cinco sentidos do Ser Humano.
Segundo Fracalanza (1986 pp. 26-27),
O
ensino de ciências nos anos iniciais, entre outros aspectos, deve contribuir
para o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos
básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a
situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a
sociedade e dos mecanismos de produção e apropriação dos conhecimentos
científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos
saberes e da cultura regional local.
Conteúdos à serem abordados durante o ano letivo
♦
Ecologia: Relações
ecológicas – Degradação do meio ambiente pelo homem – Conceitos de Ecossistemas
– Habitat – Cadeia Alimentar – Seres Bióticos e Abióticos (Biosfera).
♦ Seres
Bióticos: Diversidade
– Características – Os cinco reinos – Os vírus.
♦
Botânica: Características
gerais dos grandes grupos vegetais – Principais partes da planta – Sua
Utilização.
♦ Zoologia:
Todos
grupos de vertebrados – Todos grupos de invertebrados.
♦ Corpo
Humano: Células –
Tecidos – Alimentos – Digestão – Respiração – Circulação – Excreção – Os ossos
– Os músculos – Sistema nervoso – Hormônios – Defesas do corpo humano – Órgãos
dos sentidos – Reprodução – Hereditariedade.
♦
Química: Fenômenos
químico-físicos – Importância no dia-dia – Matéria e Energia – Átomo –
Elementos Químicos – Ligações Químicas – Substâncias simples e compostas –
Fórmulas das substâncias – Misturas e combinações – Funções Químicas –
Indicadores – Reações Químicas – Equações.
♦ Física:
Importância – Divisão Física – Mecânica – Fórmulas e unidades de medidas –
Força (tipos, sistemas e elementos) – Trabalho – Aceleração – Gravidade –
Formas de energia – Som – Luz – Calor – Magnetismo – Eletricidade.
Conteúdos – 6º Ano
1. Ecologia
1.1. Características
dos seres vivos;
1.2. Fatores bióticos
e Abióticos ;
1.3. Cadeia Alimentar
;
1.4. Relações
Ecológicas: Harmônicas e Desarmônicas;
1.5. Biomas:
Terrestres e aquáticos;
2.
Solo
2.1.
Composição;
2.2.
Tipos de Solo;
2.3.
Técnicas de melhoramento de solo (adubação e rotação de cultura)
2.4.
Erosão e Desertificação;
2.5.
Alimentos
2.6. Técnicas de
conservação dos alimentos;
3. Água
3.1.
Importância;
3.2. Captação e distribuição;
3.3. Tratamento de água e esgoto;
3.4. Desperdício;
3.5. Contaminação;
3.6. Saneamento básico;
3.7. Mudanças de estado físico;
3.8. Ciclo;
3.9. Umidade do ar;
4. Ar
4.1. Propriedades;
4.2. Composição;
4.3. Volume;
4.4. Pressão;
4.5. Temperatura;
5. Recursos Naturais Renováveis e Não-Renováveis
6. Drogas: álcool e fumo
6.1. Noções básicas;
6.2. Problemas orgânicos e sociais;
6.3. Dependência;
Conteúdos – 7º Ano
1. Ecologia – revisão
1.1.
Noções básicas;
1.2.
Adaptação;
1.3.
Ecossistemas brasileiros;
1.4.
Cadeias alimentares (terrestres e aquáticas);
2. Biodiversidade
2.1. Características
dos seres vivos – ciclo vital;
2.2. Origem e
Evolução;
2.3. Classificação:
reinos e taxonomia;
3. Vertebrados
3.1. Características;
3.2. Peixes;
3.3. Anfíbios;
3.4. Répteis;
3.5. Aves;
3.6. Mamíferos;
4.
Invertebrados
4.1. Poríferos;
4.2. Celenterados;
4.3. Platelmintos;
4.4. Nematelmintos;
4.5. Anelídeos;
4.6. Moluscos;
4.7. Artrópodes;
4.8. Equinodermos;
5. Reino Vegetal
5.1. Características;
5.2. Angiospermas;
5.3. Gimnospermas;
5.4. Pteridófitas;
5.5. Briófitas;
6. Fungos
7. Protista
8. Monera
9. Vírus
Conteúdos – 8º Ano
1. Corpo humano
1.1. Níveis de
estudo: célula, tecidos, órgãos e sistemas:
1.2. Célula animal;
1.3. Tecidos:
epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso;
2. Evolução Humana
3. Sistema Locomotor: ossos
e músculos
4. Nutrição
4.1. Cadeia alimentar: fluxo de energia e pirâmide de biomassa;
4.2. Solo;
4.3. Agricultura e Pecuária;
4.4. Água: mananciais, distribuição, uso e poluição;
4.5. Desenvolvimento Sustentável.
5. SISTEMAS
5.1.
Digestório – Paladar e Olfato;
5.2. Cardiovascular;
5.3. Excretor;
5.4. Respiratório
5.4.1.
Poluição do ar;
5.5. Nervoso
5.5.1.
Drogas psicoativas;
5.6. Endócrino
5.7. Reprodutor
5.8. Sensorial
5.8.1.
Audição;
5.8.2.
Visão;
5.8.3.
Tato;
Conteúdos
– 9º Ano
1. Conceitos básicos de Física e
Química
1.1. Introdução da
Física;
1.2. Introdução da
Química;
1.3. Unidades de
medida;
1.4. Matéria;
1.5. Propriedades da
matéria;
1.6. Transformações
Químicas e Físicas;
1.7. Estado Físico da
matéria;
2. Física
2.1. Conceitos
básicos de cinemática: referencial, móvel, repouso e movimento, trajetória e
medidas de comprimento;
2.2. Velocidade média
e instantânea
2.3. Movimento
uniforme e variado
2.4. Força: grandezas
escalares e vetoriais, sistemas de forças;
2.5. Leis de Newton;
2.6. Leis de
Gravitação Universal;
2.7. Calor;
2.8. Eletricidade;
2.9. Magnetismo;
2.10. Luz e Cor;
2.11. Ondas;
3. Química
3.1. Átomo;
3.2. Elementos
químicos;
3.3. Tabela
Periódica;
3.4. Substâncias e
misturas;
3.5. Separação de
misturas;
3.6. Ligações químicas:
iônica e molecular;
3.7. Reações
químicas;
3.8. Química nas
indústrias;
4. Origem da Vida e Evolução
4.1. Teoria de
Lamarck;
4.2. Teoria de
Darwin;
5. Genética
5.1. Noções básicas:
gene, cromossomo, fenótipo e genótipo;
5.2. Mendel;
5.3. Mutações
genéticas
5.4. Divisão celular;
5.5. Grupos
Sanguíneos;
Metodologia
♦
Exposições dialogadas dos conteúdos;
♦
Trabalhos individuais e/ ou em grupos;
♦
Resolução de exercícios e problemas;
♦ Leituras
e interpretação de textos, figuras, legendas e tabelas;
♦
Paradidáticos, livros e jornais;
♦
Projeções de filmes;
♦
Apresentações de PowerPoint;
♦
Atividades práticas;
♦
Atividades no laboratório de Informática;
♦
Histórias Relacionadas com o conteúdo.
Avaliação
Ao propor
atividades variadas, levamos em consideração que nem todos os alunos têm os
mesmos interesses, nem aprendem da mesma maneira, o que deverá ser levado em
conta na hora da avaliação.
Consideramos
também que algumas atividades exploram mais os conhecimentos de natureza
conceitual, outras, de natureza procedimental e outras de natureza atitudinal.
Por
considerar que a avaliação deve ser um processo contínuo e que deve se valer de
uma diversidade de instrumentos e situações, esta implicará:
♦ Continuidade qualitativa (interesse, participação, responsabilidade, educação
e disciplina);
♦
Quantitativa (testes, provas, relatórios, pesquisas e trabalhos: orais,
escritos e manuais).
Referências
Bibliográficas:
ALVARENGA, Jenner Procópio de. et alli. Ciências
naturais no dia-a-dia; 5ª série. Curitiba: Positivo, 2004.
AMABIS, José Mariano. Fundamentos da Biologia
Moderna. São Paulo: Moderna, 1997.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997.
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais:
aprendendo com o cotidiano; 5ª série. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2004
FRANCALANZA, Hilário. O Ensino de Ciências no
Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.
REITZ, P. R. Flora ilustrada Catarinense –
Palmeiras. Itajaí, Santa Catarina. Pág. 189. Ilustr., 1974.
SHERER, Aline. A importância do Euterpe edulis
(Martius) – Palmito para avaliação da biodiversidade da região do Taquari.
In: Anais da VI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa – M EEP VI, Lajeado:
Editora UNIVATES, 2003.
Ciências Planejamento anual
Concepção do Ensino de Ciências
A Ciência deve ser compreendida como construção
humana decorrente da necessidade de o homem entender e interpretar o mundo e
seus fenômenos.
Não existe neutralidade nas construções cientificas,
nem tão pouco verdades absolutas. A ciências é dinâmica, e os modelos usados
pelos cientistas para interpretar o mundo estão em constante reelabolação.
Assim, a história da ciência nos revela a historia
da humanidade e nos mostra as diferentes concepções que o homem teve, e tem o
mundo ao longo dos tempos. Essas concepções influenciam as formas de
interferência do ser humano no mundo e as relações que a humanidade tem
estabelecido com a natureza ao longo de sua história.
No momento em que entramos no novo século, nossa
historia se apresenta marcada pelas contradições. As desigualdades sociais,
econômicas, culturais e tecnológicas que criamos como sociedade colocam-nos,
hoje, diante de situações cada vez mais conflitantes e desafiadoras.
Vivemos mergulhados em paradoxos. Ao mesmo tempo em
que avançadas técnicas agropecuárias possibilitam recordes na produção de
alimentos, um grande numero de pessoas continua morrendo de fome. Enquanto os
cientistas divulgam avanços da engenharia genética, as verminoses continuam
fazendo vitimas. Conquistas espaciais são anunciadas e, ao mesmo tempo,
anunciam-se mortes decorrentes da falta de saneamento básico. Continuamos
desmatando, poluindo, depredando, e simultaneamente, promovendo movimentos
ecológicos.
Com certeza, temos de rever nossas habilidades de
lidar com a tecnologia, perceber melhor nosso papel como parte integrante da
natureza e repensar nossa organização social e política. Só, assim, o planeta
poderá recuperar o equilíbrio e garantir, com qualidade e dignidade, a
preservação da biodiversidade e a conciliação entre vida e tecnologia.
Como fazer ciência não é uma atividade impessoal, isenta de valores,
pretendemos um ensino de ciências que priorize, não a transmissão de
informações, mas a formação de atitudes e valores que promovam a admiração e o
respeito pela vida.
Assim buscamos um ensino de ciências que:
·
Apresente, de forma pertinente e interessante, reflexões sobre a história da
Ciência e sobre os embates entre novas e velhas idéias;
·
Investigue as explicações prévias dos alunos, e o significado que atribuem às
palavras;
·
Promova, a ressignificação de conceitos e a elaboração de novos significados;
·
Trabalhe os conteúdos de forma contextualizada, favorecendo uma visão integrada
dos processos físicos, químicos e biológicos, e a compreensão das
inter-relações desses processos com as questões sociais e econômicas;
·
Promova a troca de informações dentro do grupo, favorecendo a socialização, o
enriquecimento e a ampliação das possibilidades de exploração dos conteúdos;
·
Favoreça a formação de uma consciência ecológica, por meio do reconhecimento do
ser humano como parte integrante da natureza, e do desenvolvimento de atitudes
de valorização da vida;
·
Utilize e valorize os conhecimentos de ciência e tecnologia na tomada de
decisões pessoais e coletivas;
·
Favoreça a superação da fragmentação do conhecimento e das fronteiras
entre as disciplinas;
·
Estimule o desenvolvimento das estruturas cognitivas do aluno com flexibilidade
e respeito à diversidade.
De acordo com a concepção de ensino/aprendizagem
proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos uma forma de
ordenação e apresentação do conteúdo que favorecesse uma aprendizagem ativa,
interativa e contextualizada. A interatividade da proposta manifesta-se na
dimensão do manuseio e uso do objeto pedagógico concreto. Tal entrosamento
facilita a percepção e analise critica das questões sociais favorecendo as
mudanças de atitudes e mobilizando para a ação.
As
atividades propostas são variadas: observações, experimentos, discussões,
criação de modelos, entrevistas, trabalho de campo. Procurando incluir sempre
momentos que favoreçam a expressão do aluno, de forma que o professor possa
verificar quais são seus conhecimentos prévios e seus sentimentos em relação ao
tema. A partir daí, buscamos oferecer oportunidade de ampliação, reformulação e
enrequecimento desses conhecimentos por meio de trocas de idéias, do
estabelecimento de relações casuais entre os fatores e fenômenos, da formulação
de hipóteses explicativas.
Portanto o trabalho com o ensino de ciências pela simples memorização de
idéias, conceitos ou pela leitura ou discussão não faz sentido, não tem
significado. Fica claro que o aprendizado exige vivencia e atividade de caráter
ativo, de forma a permitir a efetiva incorporação de valores, de novas atitudes
onde o educando possa interagir de diversas maneiras e estabelecer conexões com
os fenômenos naturais, sócio-culturais e em conseqüência realizar uma leitura e
uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade, podendo assim
elaborar também seus conhecimentos científicos.
Objetivos Gerais da Disciplina de
Ciências
Conforme a Parâmetros
Curriculares Nacionais os objetivos gerais de ciências para o ensino
fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe
permitam compreender o mundo e atuar como individuo e cidadão, utilizando
conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Assim, os alunos que
concluírem os ensino fundamental deverão ter as seguintes capacidades:
·
Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano em sociedade como
agentes de transformação do mundo em que vivem;
·
Compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e
coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;
·
Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir
do que foi desenvolvido no aprendizado escolar;
·
Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria,
transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
·
Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta,
comparação entre explicações, organização, comunicação e discussões de fatos e
informações;
·
Valorizar o trabalho em grupo.
Objetivos Específicos e Conteúdos
5ª série
/ 6º ano
CONTEÚDOS
MOBILIZADOS
|
HABILIDADES/
OBJETIVOS
|
-
Características dos seres vivos
|
-
Identificar as características comuns a todos os seres vivos.
-
Compreender o surgimento da vida.
-
Conhecer os níveis de classificação (Taxonomia).
-
Perceber as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
-
Reconhecer os vírus como parasitas obrigatórios, causadores de patologias.
-
Reconhecer as características dos Reinos, seus representantes, suas
divisões e interação com o meio ambiente (aspectos, positivos e negativos).
-
Perceber a evolução de cada grupo.
- Compreender
o modo de reprodução de cada Reino.
-
Reconhecer a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio do
ecossistema.
|
-
Origem da vida
-
Evolução
-
Teorias da Evolução
|
|
-
Taxonomia: níveis de classificação
|
|
Meio
Ambiente
-
Ecologia
- Conceitos
básicos: população, comunidade, habitat, nicho ecológico, ecossistema e
biosfera.
|
|
-
Cadeia e teia alimentar
-
Relações entre os seres vivos (harmônicas e desarmônicas )
|
|
Vírus
-
Organização
-
Doenças
-
Vacinas
- Soro.
|
|
Reino
Monera
- Organização
celular
-
Formas
-
Reprodução
-
Patologias
-
Benefícios
|
|
Reino
Protista
-
Divisão do Reino Protista
- Algas
unicelulares e algas pluricelulares
-
Doenças
-
Importância econômica
|
|
Reino
Fungi
-
Estrutura
-
Reprodução
-
Formas de vida
- Utilidade
|
|
Reino
Plantae
-
Características gerais
|
|
-
Organização celular
-
Divisão do Reino
|
|
Briófitas:
-
Características
- Ciclo
reprodutivo
-
Musgos e hepáticas
Pteridófitas:
-
Estrutura morfológica
-
Reprodução
Gimnosperma:
-
Estrutura morfológica
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica.
Angiosperma:
-
Características específicas
|
|
Organologia
vegetal
- Raiz,
caule e folha: estrutura, função e tipos
- Flor:
estrutura e polinização
- Fruto
e semente: estrutura, germinação e dispersão
|
6ª série
/ 7° ano
CONTEÚDOS MOBILIZADOS
|
HABILIDADES/ OBJETIVOS
|
Caracterização do Reino Animal
|
-
Revisar as características do Reino Animal e os níveis de classificação
dos seres vivos.
-
Apontar as características gerais entre os animais.
-
Especificar as características anatômicas e fisiológicas dos filos dos
invertebrados.
-
Relatar aspectos evolutivos entre os filos.
-
Relacionar a interação entre o ser humano e o filo abordado.
-
Especificar as características anatômicas e fisiológicas do filo
cordado e suas classes.
-
Relatar aspectos evolutivos entre as classes.
-
Relacionar a interação entre o ser humano e a classe abordada.
|
Taxonomia
|
|
Divisão do Reino Animal em invertebrados e
vertebrados
|
|
INVERTEBRADOS:
|
|
Poríferos e cnidários
-
Estrutura corporal
-
Alimentação
-
Reprodução
-
Importância dos corais
|
|
Platelmintos e Nematelmintos
-
Diferenciação corporal
-
Doenças.
|
|
Anelídeos
-
Estrutura corporal
-
Reprodução
-
Classificação
-
Relação com o meio ambiente e saúde.
|
|
Moluscos
-
Classificação
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica
|
|
Artrópodes
-
Conceito
-
Classificação
-
Diferenciação das classes
-
Características gerais
-
Reprodução
-
Habitat
-
Importância econômica.
|
|
Equinodermos
-
Diferenciação das classes
-
Características gerais
|
|
VERTEBRADOS:
|
|
Peixes
-
Características das ordens: ósseos e cartilaginosos
-
Classificação
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica
|
|
Anfíbios
-
Características gerais dos anfíbios
-
Classificação
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica
|
|
Répteis
-
Características gerais dos répteis
-
Classificação
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica.
|
|
Aves
-
Características gerais das aves
-
Classificação
- Reprodução
-
Importância ambiental e econômica
|
|
Mamíferos
-
Características gerais dos mamíferos
-
Classificação
-
Reprodução
-
Importância ambiental e econômica
|
7ª série
/ 8° ano
CONTEÚDOS MOBILIZADOS
|
HABILIDADES/ OBJETIVOS
|
- Características
gerais do
ser
humano
-
Níveis de organização:
-
Célula humana, suas organelas e funções.
-
Tecidos: tipos e funções.
|
-
Caracterizar o ser humano e identificar seus níveis de organização.
-
Perceber a célula como unidade de vida assim como seu funcionamento.
-
Compreender a herança genética do ser humano.
-
Perceber a importância da tecnologia para o avanço da genética.
-
Conhecer o corpo e perceber suas mudanças.
-
Conhecer os métodos contraceptivos e as doenças sexuais e as medidas
preventivas.
-
Identificar e compreender os nutrientes.
-
Conhecer as doenças relacionadas com os distúrbios alimentares.
-
Reconhecer os órgãos e suas funções, as doenças relacionadas com os sistemas
e medidas preventivas.
|
Noções de Genética Humana:
-
Mendel
-
Transmissão das características hereditárias
-
Cromossomos sexuais
-
Herança consanguínea (sistema ABO)
-
Clonagem
-
Células troncos
|
|
Noções de divisão Celular:
-
Mitose
-
Meiose
|
|
Sistema Reprodutório:
-
Órgãos do aparelho reprodutor masculino
-
Órgãos do aparelho reprodutor feminino
-
Hormônios sexuais
-
Anatomia e função
-
Ovulação, período fértil e menstruação
- A
fecundação
- A
gravidez e o desenvolvimento
-
Formação de gêmeos
-
Desenvolvimento embrionário
-
Métodos contraceptivos
-
Doenças sexualmente transmissíveis
|
|
Nutrição
-
Composição dos alimentos: (Sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos,
lipídios e água)
-
Informações nutricionais.
|
|
-
Alimentação equilibrada (pirâmide alimentar).
-
Doenças: obesidade, osteoporose, anemia, diabetes, alterações no colesterol,
anorexia, bulimia, botulismo.
|
|
Sistema digestório
-
Órgãos e funções
-
Processo digestório (química e mecânica).
-
Doenças: Câncer, gastrite, ulceras , hepatite, cirrose.
|
|
Sistema respiratório
-
Órgãos do aparelho respiratório e suas funções
- O
processo de respiração
-
Doenças: câncer pulmonar, pneumonia, asma, alergias.
-
Tabagismo.
|
|
Sistema Circulatório
-
Sistema cardiovascular
-
Órgãos e funções
-
Funcionamento da circulação
-
Pressão arterial
|
|
Sistema linfático e imunológico
-
Doenças: hipertensão, infarto, arteriosclerose, leucemia.
|
|
Sistema Excretório
-
Órgãos e funções do sistema excretório
-
Doenças do aparelho excretório: cálculos renais, cistite, nefrite.
|
|
Sistema Nervoso
-
Divisão: sistema nervoso central e periférico
-
Doenças: Derrame, Enxaqueca, epilepsia, Alzheimer, Parkison,
Esquizofrenia, TDA-H, Depressão.
Drogas
no sistema nervoso.
|
|
Sistema Endócrino
-
Glândulas
-
Hormônios
- Funções
e disfunções
|
|
Sistema
Locomotor – ossos, músculos e articulações – estrutura e função. Postura
(escoliose, cifose, lordose), anabolizantes.
Doenças
- reumatismo, distrofia muscular, artrite.
|
|
Órgãos dos sentidos e suas funções
- Visão
-
Audição
-
Olfato
-
Gustação
- Tato
|
8ª série
/ 9° ano
CONTEÚDOS MOBILIZADOS
|
HABILIDADES/ OBJETIVOS
|
-
Conceitos Básicos de Química e Física: Matéria e Energia
|
-
Diferenciar matéria de energia.
-
Conhecer os estados físicos da matéria e suas funções.
-
Conhecer a estrutura da matéria, suas combinações e
transformações.
-
Interpretar a tabela periódica.
-
Compreender como os elementos interagem uns com os outros.
-
Conhecer os diferentes tipos de misturas e de que formas elas podem ser
separadas.
-
Identificar as substâncias e classificá-las.
-
Relacionar cada função com uma aplicabilidade.
-
Compreender a escala de pH e como ocorre uma reação de neutralização.
-
Aprender a transformar os diferentes tipos de unidades.
- Relacionar
as unidades com suas respectivas grandezas.
-
Compreender a relação entre velocidade média, distância e tempo.
-
Perceber que o movimento depende da força aplicada.
-
Compreender as três Leis de Newton e suas aplicações.
-
Identificar o sistema de força.
-
Perceber que as máquinas são dispositivos criados para realizar trabalho e
diminuir o esforço para realizá-lo.
|
-
Propriedades gerais da matéria.
-
Constituição da matéria.
|
|
-
Estados físicos da matéria
-
Mudanças dos estados físicos da matéria
|
|
-
Histórico da Química
-
Átomos, tijolos da matéria
-
Histórico dos modelos atômicos e o modelo atômico atual
|
|
-
Número atômico e número de massa
- Íons,
cátions e ânions
|
|
-
Elementos Químicos
-
Classificação Periódica dos Elementos (Tabela Periódica)
|
|
-
Combinação de elementos químicos
|
|
-
Fórmula química
|
|
- Regra
do octeto
-
Camada de valência.
- Tipos
de ligações: iônica e covalente.
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Misturas:
-
Processos de separação de misturas
-
Soluções
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Funções químicas:
-
Ácidos
- Bases
- Sais
-
Óxidos
-
Indicadores de pH
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-
Reações químicas
-
Equação química
- Tipos
de reações químicas
- Massa
molecular
- Lei
de Lavoisier
- Lei
de Prost
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Física:
Medidas e Unidades
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Movimento e repouso
-
Velocidade média (Vm)
-
Movimento uniforme
- Aceleração
(a) e aceleração da gravidade (g)
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- Força
e movimento
-
Conceito de força
-
Grandezas físicas escalares e vetoriais
- Força
resultante.
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-
Princípio fundamental da dinâmica
- Força
peso
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Princípio da inércia
-
Princípio da ação e reação
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- Trabalho
e energia mecânica
-
Energia e transformações de matéria
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Trabalho mecânico.
-
Potência mecânica.
-
Energia cinética e energia potencial
-
Máquinas simples
-
Roldanas
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Metodologia de Trabalho e Avaliação
Estratégias
- Aulas expositivas utilizando, quando necessário e conveniente, observações e experiências.
- Leituras de textos variados para que haja análise do texto e discussões no grupo.
- Utilização de livros didáticos, porém de forma sistemática.
- Desenvolver atividades de pesquisas individuais e/ou coletivas em fontes variadas, como: internet, enciclopédias, revistas e outras.
- Vídeos relacionados aos temas explorados.
- Exposição de alguns trabalhos à comunidade em geral (Mostra de trabalhos).
- Uso dos computadores com o objetivo de desenvolver diversas habilidades como criatividade, leitura, raciocínio lógico e coordenação.
Avaliação
- Análise das exposições em público de textos e outras produções.
- Análise das atitudes e procedimentos do educando em relação aos colegas e funcionários da escola.
- Análise das atividades individuais e coletivas por escrito e dos debates.
- Aplicação de atividades extra classe.
- Aplicação de provas escritas.
- Avaliação de construção de textos.
- Pontualidade na entrega e na organização dos trabalhos.
Recuperação
Paralela
- Leitura, interpretação e exposição ao grupo de textos extras (jornais, de internet, revistas) que o educador selecionará ao educando.
- Pesquisa extraclasse
- Elaboração de questões sobre o tema estudado.
- Avaliação escrita ou oral individual.
Projeto UCA
Forma de
utilização dos uquinhas nas aulas de ciências – Escola Theodoro Becker.
Primeiramente
o tema em estudo é apresentado de forma instrucional. Dessa maneira o professor
é capaz de sondar o que os alunos já conhecem sobre o tema, o dialogo com os
alunos é fundamental para o sucesso. (Muitas vezes com uso do livro didático)
A medida
que a aula avança os principais conceitos são passados no quadro e anotado no
caderno dos alunos.
Ao
termino da exposição, é passado aos alunos um estudo dirigido, durante a
correção é mais uma chance do professor revisar os conceitos colocando
situações do dia a dia dos alunos.
Justificativa
ao uso dos laptops
As aulas
aplicadas acima são bem tradicionais , mais muito importantes para a
aproximação do professor e alunos e exposição dos conceitos.
No
entanto, esse tipo de aula se torna muito rotineiro para o alunos, e o cérebro
humano acaba guardando tudo o que é de rotina na memória curta. O que faz com
que os alunos acabem esquecendo os conceitos logo após a avaliação.
Nesse
momento, que o uso dos laptops se torna muito importante, pois a partir deles o
alunos sai da rotina e consegue desenvolver muitas outras habilidades, como
raciocínio, leitura, memória, coordenação motora e fixação dos conceitos.
A forma
como o professor vai utiliza os laptops para desenvolver essa atividade depende
do planejamento feito por ele e a habilidade que ele deseja trabalhar com os
alunos.
Algumas
práticas do uso dos laptops nas aulas de ciências
- Interpretação de textos diversos
- Uso de vídeos com atividades dirigidas
- Atividades diferenciadas cruzadinhas, caça palavras
- Montagens de mapa conceituais para fixação de conceitos
- Material de apoio para aulas práticas e pesquisa
- Montagens de histórias em quadrinhos
- Avaliação
- Recuperação
- Uso para pesquisa externa ( busca de imagens sobre o tema trabalhado e fabricação de slides fora da sala)
Obs : O
planejamento anual e semanal podem ser acessados em www.thebeciencias.webnode.com.br
Leia mais: http://thebeciencias.webnode.com.br/news/tesste-de-link/
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Inacreditável, que blog maneiro, me ajudou a tirar um caminhão das costas.. obrigado pelo excelente trabalho!!!
ResponderExcluirGostei muito, me orientei no planejamento em ED
ResponderExcluirGostei muito, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirParabéns!!!
Parabéns, me ajudou muito.
ResponderExcluirAdorei o projeto! Aconselho apenas a revisar as regras ortográficas, muita coisa entrou em desuso e há alguns errinhos. Obrigada por dividir este ótimo projeto!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirPelo trabalho!
Agradeço carinhosamente em contribuir com outros companheiros(as)