APRESENTAÇÃO
O ensino de Matemática
costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina,
como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata
de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos
resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua
aprendizagem.
A constatação da sua
importância apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo,
pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no
mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de
conhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente
na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na
agilização do raciocínio dedutivo do aluno.
A insatisfação revela
que há problemas a serem enfrentados, tais como a necessidade de reverter um
ensino centrado em procedimentos mecânicos, desprovidos de significados para o
aluno. Há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar
metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama.
No entanto, cada
professor sabe que enfrentar esses desafios não é tarefa simples, nem para ser
feita solitariamente. O documento de Matemática é um instrumento que pretende
estimular a busca coletiva de soluções para o ensino dessa área. Soluções que
precisam transformar-se emoções cotidianas que efetivamente tornem os
conhecimentos matemáticos acessíveis a todos os alunos. A primeira parte do
documento apresenta os princípios norteadores, uma breve trajetória das
reformas e o quadro atual de ensino da disciplina. A seguir, faz uma análise
das características da área e do papel que ela desempenha no currículo escolar.
Também trata das relações entre o saber, o aluno e o professor, indica alguns
caminhos para “fazer Matemática” na sala de aula, destaca os objetivos gerais
para o ensino fundamental, apresenta blocos de conteúdos e discute aspectos da
avaliação.
A segunda parte destina-se aos aspectos ligados ao ensino e à
aprendizagem de Matemática
para as quatro primeiras séries do ensino fundamental. Os
objetivos gerais são dimensionados em objetivos específicos para cada ciclo, da
mesma forma os blocos de conteúdos, critérios de avaliação e algumas
orientações didáticas.
OBJETIVOS GERAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do
ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
·
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos
tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
·
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de
resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a
intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e
verificando sua adequação.
·
Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar,
conceituar, representar, abstrair e generalizar;
·
Adquirir hábitos de estudo, atenção, responsabilidade e
cooperação;
·
Conhecer, interpretar e utilizar corretamente a linguagem
matemática, associando-a à linguagem usual;
·
Associar a Matemática a outras áreas do conhecimento;
·
Desenvolver um pensamento mediativo que lhe permita a elaboração
de conjecturas, a descoberta de soluções de problemas e a capacidade de
concluir;
·
Construir uma imagem da Matemática como algo agradável e
prazeroso, desmistificando a idéia geral da “genialidade”;
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A matemática é uma das mais importantes
ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos
matemáticos básicos contribui para formação do futuro cidadão, que se engajará
no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas.
Para exercer plenamente a cidadania, é preciso
saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir
estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente,
conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as
informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas.
Diante disso, o professor terá que aplicar
procedimentos metodológicos adequados para que o aluno se aproprie do
conhecimento matemático, através de:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA 8º ANO
1º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar números naturais;
·
Identificar e Resolver expressões com números inteiros;
·
Identificar números racionais;
·
Calcular a geratriz de uma dízima periódica;
·
Resolver expressões com números racionais;
2. CONTEÚDOS:
·
Números Naturais;
·
Números Inteiros.
·
Números Racionais.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 8º ANO
2º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar números irracionais;
·
Reconhecer a existência de um número decimal limitado
não-periódico;
·
Identificar e representar os subconjuntos dos números Reais;
·
Calcular potências com base real e expoente inteiro;
·
Identificar e aplicar as propriedades das potências de mesma base;
·
Distinguir expressões numéricas de expressões algébricas;
·
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
2. CONTEÚDOS:
·
Números Reais ( IR);
·
Potenciação.
·
Valor numérico de uma expressão algébrica.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos, através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 8º ANO
3º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer monômios;
·
Identificar o coeficiente e a parte literal de um monômio;
·
Identificar termos semelhantes e determinar o grau de um monômio;
·
Efetuar a divisão, multiplicação, potenciação e radiciação de
monômios;
·
Identificar e determinar o grau de um polinômio;
·
Reconhecer polinômios completos e incompletos;
·
Efetuar adição e subtração de polinômios;
·
Efetuar a divisão, multiplicação de polinômios;
·
Desenvolver o quadrado da soma e a diferença de dois termos;
·
Determinar o produto da soma pela diferença de dois termos;
·
Simplificar expressões algébricas.
2. CONTEÚDOS:
·
Monômios;
·
Polinômios;
·
Produtos Notáveis.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 8º ANO
4º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer a forma fatorada de um polinômio;
·
Fatorar um polinômio, colocando o fator comum em evidência;
·
Fatorar binômios que são diferenças de quadrados;
·
Identificar e Fatorar um trinômio quadrado perfeito;
·
Identificar e Simplificar frações algébricas;
·
Reduzir frações algébricas ao mesmo denominador;
·
Somar e Subtrair frações algébricas;
·
Multiplicar e dividir frações algébricas;
·
Identificar equações fracionárias e equações literais;
·
Determinar o conjunto solução de uma equação fracionária e
literal.
2. CONTEÚDOS:
·
Fatoração;
·
Frações Algébricas;
·
Equações fracionárias e equações literais..
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 8º ANO
1º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer o vértice e os lados de um ângulo;
·
Determinar a medida de um ângulo;
·
Conhecer as unidades: grau, minuto e segundo;
·
Operar com medidas de ângulos;
·
Identificar ângulos: reto, agudo e obtuso;
·
Reconhecer ângulos complementares e ângulos suplementares;
·
Reconhecer ângulos opostos pelo vértice;
·
Resolver problemas sobre medidas de ângulos;
·
Identificar os ângulos formados por duas paralelas e uma
transversal e nomeá-los;
·
Relacionar a medida de ângulos correspondentes, alternos e
colaterais.
2. CONTEÚDOS:
·
Ângulos;
·
Ângulos formados por três reta.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 8º ANO
2º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Conceituar triângulo;
·
Classificar os triângulos quanto os lados e quanto aos ângulos;
·
Conhecer a condição de existência de um triângulo;
·
Identificar mediana, altura e bissetriz de um triângulo;
·
Calcular a soma da medida dos ângulos internos de um triângulo;
·
Reconhecer que qualquer ângulo externo de um triângulo é igual a
soma dos ângulos internos não-adjacentes;
·
Reconhecer ângulos opostos pelo vértice;
2. CONTEÚDOS:
·
Triângulos;
·
Ângulos de um triângulo.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 8º ANO
3º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer triângulos congruentes;
·
Identificar os casos de congruência de triângulos;
·
Aplicar as propriedades de congruência em triângulos;
·
Identificar figuras simétricas em relação a uma reta;
·
Reconhecer os elementos dos quadriláteros;
·
Identificar quadriláteros convexos;
·
Calcular a soma de medidas dos ângulos internos de um quadrilátero
convexo;
·
Classificar os paralelogramos, os trapézios;
·
Resolver exercícios que envolvam ângulos de quadriláteros;
2. CONTEÚDOS:
·
Congruência de triângulos;
·
Quadriláteros.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 8º ANO
4º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar polígonos convexos e polígonos não-convexos;
·
Classificar polígonos pelo número de lados;
·
Calcular o número de diagonais de um polígono convexo;
·
Calcular a soma de ângulos internos e externos de um polígono;
·
Distinguir circunferência de círculo;
·
Identificar centro, raio, corda e diâmetro;
·
Identificar as posições relativas de duas circunferências;
·
Identificar as posições relativas de uma reta e uma
circunferência;
·
Calcular a medida dos ângulos central e inscrito;
2. CONTEÚDOS:
·
Polígonos Convexos;
·
Circunferência e círculo.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 9º ANO
1º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Calcular potências de base real e expoente inteiro;
·
Reconhecer e aplicar as propriedades de potências;
·
Resolver expressões com potências;
·
Reconhecer a potenciação e a radiciação como operações inversas;
·
Identificar os termos da radiciação;
·
Calcular a raiz de um número racional;
·
Transformar radical em potência com expoente fracionário e
vice-versa;
·
Reconhecer e aplicar as propriedades dos radicais;
·
Simplificar radicais;
·
Resolver expressões numéricas com radicais.
2. CONTEÚDOS:
·
Potenciação;
·
Radiciação.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 9º ANO
2º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar radicais semelhantes;
·
Determinar somas e diferenças de radicais;
·
Reduzir radicais ao mesmo índice;
·
Determinar produtos e quocientes de radicais;
·
Reconhecer e aplicar as propriedades dos radicais;
·
Simplificar e Calcular expressões contendo radicais, aplicando a
propriedade distributiva e os produtos com radicais;
·
Identificar o fator de racionalização de uma expressão com
radical;
·
Racionalizar o denominador de uma fração;
·
Identificar equações do 2º grau;
·
Identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau;
·
Resolver equações completas e incompletas do 2º grau
2. CONTEÚDOS:
·
Operações com radicais;
·
Racionalização de denominadores;
·
Equações do 2º grau.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 9º ANO
3º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Resolver equações do 2º grau que apresentem a variável em
denominador;
·
Resolver equações literais do 2º grau;
·
Resolver problemas por meio de equações fracionárias do 2º grau;
·
Identificar equações biquadradas;
·
Resolver equações biquadradas em IR;
·
Identificar equações irracionais;
·
Resolver equações irracionais em IR;
·
Eliminar as raízes estranhas de uma equação irracional.
2. CONTEÚDOS:
·
Equações fracionárias do 2º grau;
·
Equações literais do 2º grau;
·
Equações biquadradas e irracionais.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
PARA 9º ANO
4º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar e representar posições no plano cartesiano;
·
Reconhecer uma fração de um conjunto A em um conjunto B.;
·
Reconhecer funções representadas por tabelas, por fórmulas e por
gráficos;
·
Identificar funções do 1º grau;
·
Representar, graficamente, as funções do 1º grau;
·
Reconhecer o zero de uma função do 1º grau;
·
Identificar funções quadráticas;
·
Representar, graficamente, as funções do 2º grau;
·
Determinar o zero de uma função quadrática;
2. CONTEÚDOS:
·
Sistema Cartesiano;
·
Noções de função;
·
Função do 1º grau;
·
Função do 2º grau.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS
DE GEOMETRIA PARA 9º ANO
1º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Calcular a razão entre as medidas de dois segmentos;
·
Resolver exercícios aplicando o teorema de Tales.;
·
Reconhecer duas figuras que sejam semelhantes;
·
Reconhecer dois triângulos semelhantes;
·
Calcular medidas desconhecidas em triângulos semelhantes;
2. CONTEÚDOS:
·
Segmentos proporcionais;
·
Semelhança de triângulos;
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 9º ANO
2º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar os elementos de um triângulo retângulo;
·
Resolver exercícios, aplicando as relações métricas no triângulo
retângulo;
·
Resolver exercícios, aplicando o teorema de Pitágoras;
·
Determinar o seno, o cosseno e a tangente dos ângulos agudos de um
triângulo retângulo;
·
Interpretar a tabela de razões trigonométricas;
·
Resolver problemas envolvendo triângulos retângulos.
2. CONTEÚDOS:
·
Relações métricas no triângulo retângulo;
·
Trigonometria no triângulo retângulo;
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 9º ANO
1º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Identificar os elementos de um polígono regular;
·
Calcular a medida do lado e do apótema dos principais polígonos
regulares;
·
Determinar a medida do comprimento de uma circunferência;
·
Reconhecer o número π ;
·
Calcular a área de um círculo com raio conhecido
·
Calcular a área da coroa circular;
·
Calcular a área do setor circular.
2. CONTEÚDOS:
·
Polígonos Regulares;
·
Área do círculo e de suas partes.
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
PARA 9º ANO
4º BIMESTRE:
1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Construir corretamente uma tabela com levantamento de dados;
·
Construir vários tipos de gráficos para representar os dados de
uma pesquisa;
·
Ler e interpretar um gráfico;
·
Calcular a média aritmética de um conjunto de números;
·
Calcular a média ponderada de um conjunto de números;
·
Determinar a mediana e a moda;
·
Definir juro, juro simples e taxa;
·
Efetuar o cálculo de juro simples;
·
Aplicar fórmula para calcular o capital ou a taxa ou o tempo.
2. CONTEÚDOS:
·
Noções de Estatística;
·
Matemática Financeira;
3. METODOLOGIA:
·
Aula expositiva e explicativa;
·
Estudo de gráficos e tabelas;
·
Uso de livros didáticos e paradidáticos;
·
Pesquisas básicas;
·
Exercícios Resolvidos;
4. AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo e diagnóstico buscando
aplicar os critérios avaliativos na aprendizagem do aluno, com o objetivo de
recuperar os educandos , através de:
§ Trabalhos individuais e
em grupo;
§ Exercícios Propostos;
§ Testes individuais
escritos;
§ Provas escritas.
§ Problemas matemáticos.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
NAME, Miguel Asis. Vencendo com a Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2005.
BRUMFIEL, Charles F. Conceitos fundamentais da Matemática elementar. Rio de Janeiro: Ao livro técnico.
PARÁMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ministério de Educação e Cultura. 4º Ciclo do Ensino Fundamental. Brasília, 2001.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Ensino fundamental. São Paulo: editora ática, 2005.
muito bom valeu
ResponderExcluirmaravilha de plano de curso. Adorei
ResponderExcluirEstou procurando um bom plano para me ajudar e gostei desse plano de curso e de sua objetividade, porém verifiquei a ausência de sistemas de equações e inequações. Não é uma crítica, mas tenho visto tais conteúdos nos livros didáticos. Me preocupo com que conteúdos trabalharei durante o ano letivo, isso porque sabemos que não conseguiremos abordar todos eles no decorrer do ano.
ResponderExcluirÓtimo maravilhoso
ResponderExcluirParabéns plano completo com boa metodologia.
ResponderExcluir