Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MODELO DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÊMIO



R E Q U E R I M E N T O

Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de _______________
Nome do Prefeito______________

 Eu Ana de Sousa, Servidor publico municipal, PROFESSORA sob a matricula n° _____ lotada na Secretaria Municipal de Educação, Portadora do RG n° _________,  reside e domiciliada a Rua _______________, N° 33, Centro, nesta cidade venho muito respeitosamente requerer de vossa EXª a concessão de licença premio de 03 (três) meses, merecido após 7 anos de efetivo exercício de encargo publico. Para garantia de tal beneficio vale-se dos dispostos nas leis: Municipal n° 208/93, art. 102: Lei m° 8112/90, no

Modelo de Relatório de Observação da Escola



Relatório de Observação Na Escola
A instituição de ensino realizamos a pesquisa localiza-se na Endereço___________ n° 07 com o nome da Escola ________________________________-atualmente com 06 salas de aulas 01 secretaria, uma sala de informática, dois banheiro mas no que se refere o publico alvo são alunos do bairro _______________________.
Seu funcionamento com as series iniciais é no turno vespertino e matutino com apenas 25 alunos. A sala que visitamos é 1° ano com a professora ___________ que no momento estava escrevendo atividade escrita uma listagem, pois percebemos que algumas crianças não conseguia tirar do quadro, outras por sua vez conseguia, pois sua grafia é legível, a letra utilizada era de imprensa  com o texto ‘’ o Baile da bicharada´´. Que estava  escrito no cartaz , destacando em fichas algumas palavras do mesmo ,ao perguntar sobre o texto algumas crianças identificaram  as palavras.

Resumo do livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José



O livro “Uma escola assim, eu quero para mim” do autor Elias José, trata do relato de uma criança que se chama Rodrigo, que veio da roça para estudar na cidade. Assim como toda criança, Rodrigo chegou a escola todo entusiasmado para viver seus momentos escolares.
Rodrigo primeiramente se deparou com a professora Marisa que o desanimou por criticar seu modo de falar, não procurando saber de onde ele veio e qual sua cultura. Mas logo conhece outra professora que substituiu a professora Marisa por algum tempo, se chamava Celinha e tinha metodologia diferente dos da primeira professora, e fez a criança se sentir capaz de aprender e se interagir como as demais crianças.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Planejamento Anual de Ciências Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)


“No mundo da ciência muitas vezes se escuta um cientista dizer “Esse é um bom pensamento, minha teoria estava errada”, e mudar o enfoque para descobrir coisas novas. No entanto, não me lembro a última vez que um político ou um religioso tenha dito o mesmo.”

                                                                                     (Carl Sagan)


Objetivos gerais da disciplina (PCN)³


         Espera-se que o aluno, durante e após a sua formação através do ensino de Ciências apresente as seguintes capacidades:

Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 7ª SÉRIE 8° ANO



7ª série 8° ano

1ª UNIDADE

CONTEÚDOS

Origem da vida segundo teorias científicas
· Formação do corpo na fase embrionária
· Fases do desenvolvimento: pré-natal e ciclo vital
· Divisão geral do corpo humano
· Constituição anatômica do nosso organismo
· As células e os tecidos
· Célula, sua constituição e funções vitais
· Estruturas celulares (citoplasmáticas e nucleares), suas características e funções
· O microscópio
· Importância dos alimentos

PLANO DE CURSO ANUAL DE CIÊNCIAS 6ª SÉRIE 7° ANO



6ª série 7° ano
 1ª UNIDADE

CONTEÚDOS
1.A energia que vem de longe
Fotossíntese
Funções da clorofila
Absorção de água pelas raízes
Sistema condutor
Respiração
Troca de gases nas plantas
Órgãos de reserva dos vegetais
Outros produtos da fotossíntese
Produção de amido pelas plantas

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS 5ª série 6° ano



CIÊNCIAS
OBJETIVOS GERAIS:
    *            Compreender  a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza;
    *            Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
    *            Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

Planejamento Anual de Curso para a Educação Infantil



Ano: Educação Infantil: Jardim III

Professoras:

Introdução

Ter quatro, cinco ou seis anos significa ver e experimentar muitas coisas pela primeira vez: a escrita do próprio nome, descobrir as minhocas debaixo dos vasos, conseguir fazer um "morcego" nas aulas de educação física, dosar a força para quebrar o ovo da receita, construir rios e represas no tanque de areia, surpreender-se com o resultado da mistura de tintas, perseguir os sapos escondidos no bosque, perceber o significado de equipe ao somar os pontos de um jogo, ler a primeira palavra, perder o primeiro dente... e no final do dia, levar uma lembrança de cada atividade impressa no uniforme.
Num ambiente acolhedor e seguro a criança vivencia outras formas de relacionamento. Seu mundo expande-se: ela assume outros papéis e encontra novos desafios na convivência entre iguais.
Descobre plantas e animais. Experimenta sensações, cores, formas. Em seu universo cultural são acrescentados sabores, melodias, personagens e significados.

PLANEJAMENTO ANUAL DO 1º PERÍODO EDUCAÇÃO INFANTIL


LINGUA PORTUGUESA - planejamento anual 4ª - 5° ano