A arte tem sido proposta como instrumento fundamental
de educação ocupando historicamente papeis diversos.
Arte-educação - oportuniza ao individuo a arte como
linguagem expressiva e forma de conhecimento.
A educação em
arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção
estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à
experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e
imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer
as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes
culturas.
A arte de cada cultura revela o modo de perceber,
sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de
relações entre os indivíduos na sociedade.
OBJETIVOS GERAIS DA ARTE
Oferecer aos indivíduos condições para compreender o
que ocorre nos planos da expressão e do significado ao interagir com a arte,
permitindo sua inserção social de maneira mais ampla.
No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá
desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da
área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir
trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar,
desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas
produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.
LDB º 9394/96 (artigo 26, parágrafo 3º) estabelece:
"O ensino da arte constituirá componente
curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a
promover o desenvolvimento cultural dos alunos".
"A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e
todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber"
A educação em arte acontece na sociedade de duas
formas:
Assistematicamente através dos meios de comunicação de
massa e das manifestações não institucionalizadas da cultura.
E sistematicamente na escola ou em outras instituições
de ensino.
Segundo Max Barbosa (1991:6)
Educação em arte reconhece a arte como ramo do
conhecimento um universo de componentes pedagógicos.
Arte-conhecimento e ação do homem no mundo natural e
social produzindo cultura através da linguagem.
Segundo (Duarti, 2006)
“A arte não transmite significados, mas exprime
sentidos”
Segundo (Fischer, 1976)
Milhões de pessoas ouvem musica vão ao teatro e ao
cinema, porque?(...) por que reagimos em face dessas irrealidades como se elas
a fossem a realidade intensificadas?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como
objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
·
Saber utilizar diferentes fontes de informação e
recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Os conteúdos de arte:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino
e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão,
buscando igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e
internacional de arte.
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.