Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividade de Filosofia


1-      Os caminhos trilhados pela filosofia.
Perspectivas:
Essencialista- o momento de afirmação da metafísica: a harmonia da relação sujeito/objeto sob a primazia do objeto.
Naturalista- o momento de afirmação da ciência como negação da metafísica: a supremacia do sujeito racional e a construção do objeto.
Histórico- social- o momento de afirmação da dialética como negação, resgate e superação da metafísica e da ciência: a rearticulação da relação sujeito/objeto.
2-Comente a tarefa antropológico da filosofia

Projeto sexualidade e saúde preventiva na escola


1.    INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez mais necessário promover a educação sexual no âmbito escolar, a fim de repensar tabus, mitos e preconceitos há tempos arraigados em nossa cultura social.
O caráter de urgência se ressalta ainda mais, uma vez que esse assunto invade a vida do adolescente, interferindo em suas atitudes, fortemente influenciadas pela ativação hormonal da puberdade e pela mídia, que assume plano destacado em seu comportamento.
A orientação sexual na escola contribui para a prevenção de problemas graves, como gravidez indesejada, abuso sexual, aborto , prostituição e pornografia, além  de abrir espaço para discussões sobre iniciação sexual, masturbação, menstruação, namoro, homossexualidade e outras questões e curiosidades inerentes à idade.

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO SEXUALIDADE E SAÚDE PREVENTIVA

Objetivo Geral:
Promover campanha de educação sexual na escola, considerando os aspectos psicoafetivos; biológicos e socioculturais, bem como as relações de gênero, respeitando-se as etnias e a orientação sexual, buscando a construção de um comportamento responsável e preventivo na sociedade.

PLANO DE CURSO 7ª série (8º ano)


Disciplina: Ciências          Série: 7ª (8º ano)       Carga horária anual:120h/a   Carga horária 
mensal : 12h/a
Profª:  


PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O 1º BIMESTRE

OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.

CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS


__Valorizar a vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes.

__Elaborar perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e idéias para resolver problemas.

__Valorizar o cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer.

__Compreender as diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.



__Ser humano com muito prazer
·         O organismo humano: uma visão geral
·         O ser humano: um animal social
__A célula, uma visão geral
·         A membrana plasmática
·         O citoplasma / o núcleo da célula
__A divisão celular
·         Celulas Haploides e diplóides
·         Aumento no numero de células
__Niveis de organização do corpo humano
·         Tecidos
·         Órgaos
·         Sistemas



__A reprodução
·         O sistema genital
·         Falando de sexo
·         O sistema genital masculino
·         O sistema genital feminino
·         O mecanismo de fecundação
·         Como se formam os gêmeos









·          






Disciplina: Ciências          Série: 7ª (8º ano)       Carga horária anual:120h/a   Carga horária mensal : 12h/a

PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE (9º ANO )



PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª SÉRIA (9º ANO ) 
PARA O 1º BIMESTRE

OBJETIVO GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES    OU  COMPETÊNCIAS
CONTEUDOS  BÁSICOS

__Compreender as relações de mão dupla entre o processo social e a evolução das tecnologias, associadas à   compreensão dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.

__Valorizando a disseminação de informações socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.

__Confrontar as diferentes explicações individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico, respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações.



__Matéria e Energia
·         Matéria corpo massa e volume.
·         Energia: pode ser facilmente percebida.
·         Átomos e moléculas.
__Medições de unidade de medida
·         O sistema  métrico decimal
·         O sistema Internacional de unidades.
__Matéria: estados físicos e propriedades.
·         As mudanças de estado físico da matéria .
·         Temperatura, pressão e mudança de estado.
·         Outras propriedades físicas da matéria.
__O movimento
·         Movimento, referencial e velocidade.


·         Movimento retilíneo uniforme
·         Movimento retilíneo uniformimente variado.
__As leis de Newton
·         O que é força ?
·         A primeira lei de Newton: o principio da inércia.
·         A segunda lei de Newton: relação  entre força e aceleração.
·         A terceira lei de Newton: ação e reação.




     

sábado, 13 de outubro de 2012

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 6ª SERIE/ 7º ANO


DISCIPLINA: MATEMATICA

Objetivo geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, relacionar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de conhecimentos matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 5ª SERIE/ 6º ANO


DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Objetivo geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, comparar, conceituar, representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de conhecimentos matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Trabalho sobre Antropologia


INTRODUÇÃO

Antropologia em toda sua em seu conceito mais amplo, estuda o homem e sua complexidade.A antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, abrangendo todas suas dimensões. Daí a apresentação deste trabalho, sintetizar a definição, o campo, o foco, principalmente o foco na educação, da Antropologia.Dessa forma, entende-se que a Antropologia além, estender seus fios de estudos com o homem, também estende-se,  á educação, uma premissa importante para a construção da sociedade.
Assim sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível entendê-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”.

A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM


Comecemos com um exemplo apresentado por Robert Mager. (MAGER, R. Atitudes favoráveis ao ensino.  Porto Alegre, Globo, 1976. p. 65.)
Um menino de 9 anos pretendia aprender a tocar violão. Admirava seu pai, que tocava maravilhosamente. Aguardava com impaciência o dia de aprender a tocar também. Quando o dia chegou, com o violão debaixo do braço, dirigiu-se para uma experiência completamente nova no campo da aprendizagem.
Uma história como esta poderia terminar de diversas maneiras:
· Não tendo muita aptidão para a música, mas demonstrando muito interesse, conseguiu pelo menos tocar violão como passatempo.

AVALIAÇÃO ESCOLAR


Sabatina, prova, exame, verificação, avaliação...
Para a grande maioria das pessoas que passaram por uma escola, esses termos têm uma conotação negativa. Isto deve-se, sem dúvida, a experiências negativas com relação à avaliação. Vejamos o que um aluno de 6ª  série do primeiro grau escreveu sobre um dia de prova:
“A hora da aula chegou. O professor de Geografia entra na sala e anuncia:
Hoje é dia de  prova.
Vê-se ansiedade em todos os rostos. Com afobação, cada um pega uma folha de papel. Durante o ditado das questões, escutam-se gritos de alegria ou desolação. Depois se põem imediatamente ao trabalho e escrevem sem parar. Outros, ao contrário, têm um ar pensativo e olham o teto acreditando lá encontrar uma inspiração. Alguns chupam o lápis, os olhos fixos sobre as folhas que continuam brancas, e às vezes lhes vem de repente uma idéia e por sua vez eles se põem a trabalhar. Alguns, com a mão sobre a testa, refletem profundamente.