INTRODUÇÃO
Antropologia
em toda sua em seu conceito mais amplo, estuda o homem e sua complexidade.A
antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de
maneira totalizante, abrangendo todas suas dimensões. Daí a apresentação deste
trabalho, sintetizar a definição, o campo, o foco, principalmente o foco na
educação, da Antropologia.Dessa
forma, entende-se que a Antropologia além, estender seus fios de estudos com o
homem, também estende-se, á educação, uma
premissa importante para a construção da sociedade.
Assim
sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível
entendê-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou
seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos a partir do
espelho fornecido pelo “outro”.
Desse
modo, a Antropologia e educação constituem hoje, um campo de confrontação em
que a compartimentação do saber atribui
á Antropologia como condição de ciência e a educação como condição de prática.Neste
aspecto, a Antropologia da educação é em parte, uma Antropologia
construtivista.
Em
contrapartida, a Antropologia, estuda os pressupostos da educação como
ferramentas indispensáveis para a construção dos pilares educacionais, sendo o
homem, o principal protagonista deste processo, trazendo como foco as premissas
nas quais a educação se sustenta. Ou seja,
ideologias construtivistas, elaboradas e fundamentadas em toda a sua
historicidade e, isto respalda-se, por exemplo na LDB.
Diante
dessa exposição, entende-se, que a Antropologia tem forte influência no
contexto educacional, porque ela sabe que sua concepção de homem depende de
condições particulares, como os dados
históricos culturais, que não podem ser compreendidas senão como construção
Portanto,
tratar da Antropologia na arena educacional e, também como ciência, faz-se
necessário, considerar a história natural e física do homem e do seu e do seu
processo evolutivo, no espaço e no tempo.
O que
caracteriza os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a
Antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem em
vida.
2 DEFINIÇÃO DE ANTROPOLOGIA: TEORIAS E ORIGEM DO HOMEM
A Antropologia
estuda a história natural do homem, ou seja, estuda o homem em toda a sua
complexidade.
A palavra
Antropologia significa “estudo do homem”, é portanto uma composição grega
divida em : antropos= homem; logos= estudo.
Assim
sendo, há várias ciências que estuda o homem. Dentre elas estão a Antropologia
Científica, tem como foco estudar o homem por suas características físicas. Já
a Antropologia Religiosa, estuda o homem, não apenas como um ser enquanto vivo,
porém, enquanto ser espiritual.
Dessa
forma, o homem desde a Antiguidade se preocupa com sua origem e, isto se baseia
em três aspectos: como nasceu o primeiro homem; o homem seria uma evolução do
macaco; o homem teria vindo de um outro planeta.
Mediante
essas indagações, a ciência também procura descobrir as características diferentes
do homem, como: a altura, a cor da pele, o cabelo e as diversidades de línguas.
Desse
modo, as indagações deram origem a várias teorias que ao longo do tempo se
sobrepuseram á outras. No entanto, o que caracterizou dentre essas teorias, foi
a crença que muitos tinham em deuses, e isto é definido em diversos povos. Os
egípcios, os Babilônicos, os Filisteus, os Gregos e os Etíopes.
Diante
dessa preocupação, de como o homem surgiu e também á tanta divindades criadas
pelo próprio homem. Surge então a teoria do evolucionismo, que acredita que o
homem é uma raça que evoluiu de organismos unicelulares para o seu estado mais
elevado por meio de uma série de transformações biológicas ocorridas a milhões
de anos.
Ainda
sim, também as versões de criação do homem: a da Bíblia Sagrada, mediante a
exposição deste no Jardim do Éden, por Deus, que o formou pelo pó da terra.
E, a que
os Antropólogos acreditam, ou seja, que o homem tem sua origem em macaco
antropóide, sendo transformada a sua forma ao longo de milhões de anos.
Para
tanto, sabe-se, que diante de tantas teorias da criação do homem,a de Darwin se
sobrepôs ao tempo e a outras que se levantaram,está fundamentada no
evolucionismo.
E, neste
aspecto, a Antropologia busca também o mesmo foco das ciências sociais, compreender
o homem em sua complexidade, desde o
eixo biológico até o cultural, cujo está baseado em dois planos:
instrumental, diz respeito, como o
sujeito responde a um desafio de um ambiente ou de um outro grupo; cultural ou
social, o mundo humano forma-se dentro
de um ritmo dialético.
2.1 O
Campo e a abordagem antropológicos
Uma
abordagem só pode ser considerada antropológica interrogativa que objetive
levar em consideração as múltiplas dimensões do ser humano em sociedade.
Assim
sendo a Antropologia Biológica, consiste no estudo das variações dos caracteres
biológicos do homem no espaço e no tempo. Pois o antropólogo biologista levará
em consideração os fatores culturais que influenciam o crescimento e a
manutenção do indivíduo.
A AntropologiaPré-histórica, trata do estudo do homem através dos vestígios materiais
enterrados no solo. E, a Linguística evidencia parte do patrimônio cultural de uma
sociedade.
Ainda
neste âmbito, está a Antropologia Psicológica,trata dos estudos dos processos e
dos funcionamentos do psiquismo humano. Enquanto a Antropologia Social e
Cultural ou etnologia, diz respeito a tudo que constitui uma sociedade.
Assim,
uma verdade antropológica provoca uma verdadeira revolução epistemológica, que
começa pela uma evolução no olhar.
2.2 Antropologia da Educação
A
Antropologia da Educação constitui um domínio primordial do saber pedagógico
atual, caracterizado pelo pluralismo e pela diversidade. Pois nenhuma teoria
pedagógica produz sozinha o saber necessário a educação.
Desse
modo, entende-se que o saber antropológico da educação funciona numa dupla
contextualização histórica e cultural em virtude de o homem ser constituído no
aspecto físico, psicológico, intelectual e social.
Já a
Antropologia Pedagógica torna-se uma Antropologia histórico-cultural de
educação, ou seja, leva em conta a historicidade e a culturalidade do pesquisador e de seu objeto.Tem por
finalidade a análise,a organização,a revalidação e a produção do saber através
das ciências da educação, bem como a desconstrução do conceito da educação numa
perspectiva antropológica.
Assim,
no domínio da Antropologia da educação, as fronteiras entre as diferentes
formas de saber são dissolvidos e novos modos de formação são elaborados. Neste
aspecto, a Antropologia da educação é em parte uma antropologia construtivista.
Portanto,
numa perspectiva antropológica, os seguintes critérios caracterizam a
Antropologia da educação: a corporalidade, a estética, a historicidade, a
pluralidade, a culturalidade, a interculturalidade, a multi e transdisciplinaridade,
a crítica e a reflexibilidade.Nesse sentido, a mímesis tem um papel fundamental
no processo mimético na gênese da educação do ser humano.
3. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Após
essas reflexões, entende-se que a Antropologia em toda a sua dimensão assume um
papel importante no contexto da educação.
O que
caracteriza buscar pressupostos para melhor qualificar o ensino, uma vez que, o estudo do homem em seus aspectos
principais, como o físico, psicológico, espiritual, social e cultural,
fortalece o processo educacional, garantindo ao indivíduo educação de qualidade,
mediante a conhecimentos antropológicos.
Para
tanto, isto só acontece quando os fios antropológicos atrelam-se aos fios
educacionais, pois sendo o homem um ser social e cultural, as concepções
pedagógicas devem alinhar-se as concepções antropológicas, já que a
Antropologia, em toda a sua dimensão estuda o homem seus diversos aspectos.
Não
obstante, as diferentes discussões que constituem a Antropologia da educação da
educação são as vezes contraditórias. Elas revelam as formas consistentes de
pensamento e de linguagem reveladora dos contextos educacionais particulares.
Neste
aspecto, contribuem para a construção da percepção e criação de novas
estruturas e conceitos de educação, ou seja, elas são expressão de prática do
poder da sociedade, no mundo científico e nas instituições pedagógicas.
No cenário
das ciências da educação, as discussões antropológicas apresentam questões
perspectivas e conhecimentos importantes para o pensamento e para a ação no
campo educativo.
Ainda,
observa-se, que muitos dos conhecimentos transmitidos pelo sistema educacional
não correspondem ás expectativas das pessoas e, isto coloca o problema da
adequação do saber antropológico com a realidade social,institucional e
pedagógica.
Portanto,
a Antropologia pedagógica, procura relacionar suas perspectivas e métodos com
as perspectivas e métodos de seu objeto. Sua finalidade não é mais a investigação
do homem ou da criança como seres universais, mas de homens e crianças como
seres reais dentro de contextos históricos, sociais e específicos.
Ela dá
suporte a toda estrutura da educação,
quando soma conhecimentos e, ao mesmo tempo, aponta respostas aos problemas do
processo educacional, por que seu foco é semelhantemente igual ao da educação,
o homem em toda a sua complexidade.
REFERÊNCIAS
ADORNO. T. W. Theorie esthentique.Paris:
Klincksieck, 1974.
LAPLATINE, Françóis: Aprender Antropologia. São Paulo,
Brasiliense, 1988. p. 13-33.
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