FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL segundo Vygotsky


A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL segundo Vygotsky

RESUMO

A historia do homem, é formada de acordo com suas características típicas humanas e de seu próprio comportamento. A sua historia de vida depende muito do ambiente em que foi criado, como esse processo, evoluiu durante todo período em que o homem se desenvolveu. Seus modos de perceber, de representar, de explicar e de atuar sobre o meio, seus sentimentos em relação ao mundo, ao outro e a si mesmo, enfim, seu funcionamento psicológico, vão se constituindo nas suas relações sociais.

A partir do momento, que a criança nasce, ela passa ter um contato constante com os adultos, que compartilham diretamente ou indiretamente seus modos de viver, dizendo, pensando, fazendo coisas que serão produzidos e acumulados historicamente. A forma de como algumas atividades são realizadas pelos adultos, as crianças acabam adquirindo um grande significado no sistema de comportamento social do grupo a que pertence. Diante, desses processos de evolução do homem, as reações individuais de cada individuo se entrelaçam se transformando em modos de ação, de relação, e de representação caracteristicamente humanos.

O homem, ao contrário de outros seres vivos, cria seus próprios instrumentos e formas de agir em busca de alimentos, isto é, peculiar de suas ações, por exemplo, o uso de alguns objetos, que de alguma forma transformam a natureza em beneficio próprio de vida, as transformações e o próprio comportamento humano, deixa de ser uma ação direita sobre o meio, controlada apenas pela relação entre as necessidades de sobrevivência e o ambiente.

Para o homem, o instrumento que é denominado por ele. Tudo que é utilizado pelo homem para representar evocar ou tornar presente o que está ausente constitui um signo. A imaginação de um determinado objeto concreto como, por exemplo, uma mesa, uma casa, um prédio, é chamado de instrumento psicológico. De acordo com concepção histórico-cultural, é importante consideram que e a utilização dos signos não se limita a experiência pessoal de um individuo. No caso da linguagem, que é o sistema de signos mais importantes para homem, os significados das palavras são produto das reações históricas entre os homens. A apropriação dos instrumentos e dos signos pelo individuo ocorre sempre na interação com o outro.Entre, os meios de convivência é necessário que haja um dialogo entre crianças e adultos, para que a criança conheça o mundo por meio de suas relações com os outros.

O desenvolvimento e a aprendizagem de cada individuo, é particular do seu próprio ambiente. Mas, segundo Vygotsky, todo processo de desenvolvimento deve ser feito de modo cultural e de acordo com a maneira que cada ser humano vive socialmente. Porem, é importante respeitar, a cultura e os costumes de cada individuo.

Palavras chaves:

·                    Instrumento
·                    Criança
·                    Historia
·                    Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.