FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

KARL. MARX. Dicionário do Pensamento Marxista.


KARL. MARX. Dicionário do Pensamento Marxista.

                                                                         1. O materialismo Filosófico compreende.
                                                                         a) Materialismo ontológico.
                                                                          b) Materialismo epistemológico.
                                                                          c) O materialismo pratica.

                                                                          1.2. O materialismo Cientifica.
                                                                          1.3. O materialismo e o idealismo.


Assuntos abordados 

                                                                          2. Materialismo Cientifica
                                                                          2.1. O Materialismo Histórico.

                                                                          3. O Capitalismo.

Introdução

Buscar conhecer o pensamento marxista, o que foi, e quais foram suas problemáticas. Pois o marxismo ate hoje continua a influenciar muitos cientistas que, concordam com a idéia de que para compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

1.      O Materialismo Filosofo compreende:

a)      O materialismo antológico: É a parte da filosofia que estuda o ser enquanto ser, ou seja, o ser concebido como tudo uma natureza comum a todos e inerente a cada um dos seres.
b)      O materialismo epistemológico: É um ramo da filosofia que trata os problemas filosóficos, relacionados com a crença e o conhecimento.
c)      O materialismo pratico: É o materialismo com Deus. É preciso esclarecer que há dois tipos de conhecimentos que afetam a profundamente a religião.




È o Materialismo Teórico ou ateu
 
Que é materialismo sem Deus. Ele nega a existência de Deus e prolifera nos paises comunistas.




Materialismo Prático
 
Tudo que o materialismo ateu nega, mas produz uma vida voltada para os gozos e bens matérias. Afirma o papel constitutivo da ação transformadora do haneur na reprodução e nas transformações das formas sociais. Produz uma atividade louca que torna o homem rico aqui, mas não na outra esfera da vida.


O materialismo com Deus prolifera nos paises capitalistas. Mas para sanar esta situação é preciso manter a pregação do evangelho.
           
O Materialismo Cientifico: é definido pelos conteúdos das convicções cientificas sobre a realidade. A chamada “visão do mundo materialista.” Versa principalmente a relação entre o materialismo filosófico e o materialismo histórico.

Marx vê a relação homem-natureza como uma relação internamente assimétrica, em que o homem é essencialmente dependente da natureza enquanto esta, no essencial depende do homem. O homem distingue-se do ser meramente animal, ele esta livre da determinação instintiva e tem liberdade de produzir de maneira planejada e premeditada.
Para Marx o mundo esta em processo graças ao choque permanente entre os pontos opostos; não é estático.


          


           As diferenças                                É a sociedade civil;
     Entre o velho
    Materialismo de Marx
           E os novos                                    È a sociedade humana, a humanidade social.




Para Marx embora possamos tentar compreender e definir o ser humano pela consciência, pela linguagem e pela religião, o que o caracteriza é a forma pela qual reproduz suas condições de existências. Portanto é fundamental fazer uma analise das condições matérias da existência numa dada sociedade.



O Materialismo e o Idealismo.
 
O materialismo designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a       existência de um principio espiritual liga toda a realidade a matéria e as       modificações.
O idealismo é uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da             Modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental.            Seu oposto é o materialismo.


 Obs.: Em qualquer analise do materialismo paira o problema da definição da matéria.

           






MARX
 
                         Pode ser mais fácil justificar o materialismo como uma avaliação de ciência  
                         e da cientificidade, do que justificar o materialismo em si.


ENGELS
 
                         A investigação histórica também fornece fundamentos para o materialismo
ENGEL            e o idealismo que estão relacionados enquanto antagonistas dialéticos no
                         contexto das lutas da vida social.


2.      Materialismo Dialético.

                                     

Conceito
 
É a posição filosófico que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.

  O materialismo Dialético é considerado como a filosofia do marxismo.   

Elipse: MarxismoÉ o conjunto das idéias filosóficas, econômicas, políticas sócias elaboradoras primeiramente por KARL MARX e FRIEDRICH ENGELS e desenvolvidas mais tarde por outras seguidores.

Compreende o homem como um ser social historias e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que o diferencia dos outros animais e possibilita o progresso se sua libertação da escassez da natureza, isso proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Obs.: o materialismo Dialético constitui-se pelo cruzamento e a união de duas filosofias burguesas.



MARX
 
É um estudo sociedade.


ENGLS
 
Fundou o materialismo dialético desenvolvendo uma “dialética da natureza”.
A colaboração entre Marx e Engels, influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX.

Materialismo Dialético

A combinação do materialismo com a dialética modifica ambos. Não reduz as idéias a matéria, afirmando a sua identidade final. Sustenta, dialeticamente, que o material e o ideal são diferentes, na realidade opostos, mas existem dentro de uma unidade na qual o material é básico.

Obs.: Não há duvida de que a teoria da sociedade de Marx é, ao mesmo tempo, materialista e dialética, e pretende ser cientifica.

Nas décadas de 1920 e 1930 a filosofia Marxista começou a desmoronar e dar lugar a segunda filosofia Marxista. Seus principais teóricos foram LUKÀCS e KORSCH.


2.1. O Materialismo Histórico.

È um teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da historia, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (matérias) e o modo de produção.

O materialismo histórico é associado ao Marxismo e muitos acreditaram que foi KARL MARX que desenvolveu esta teoria. Ele se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do século XX.

Em 1844 e 1845, foi nessa época, que Marx e Engels começaram, a utilizar o materialismo histórico de maneira consciente, como “o fio condutor” de todos os seus estudos subseqüentes.

O materialismo histórico não e uma filosofia, parece melhor considera-lo antes como uma teoria empírica.

Para Marx, a historia é um processo da criação, satisfação e recriação continuas das necessidades humanas; é isso que distingue o homem dos animais, cujas necessidades são físicas e imutáveis.

Os seres humanos não devem ser considerados num isolamento, mas num processo de evolução real, a que estão submetidos em determinadas condições matérias e historias.


O crescimento das forças produtivas explica, assim, o curso geral da historia humana. Mas as forças produtivas incluem não apenas os meios de produção (ferramentas, maquinas, fabricas, e etc.) mas a força de trabalho – as habilidades, o conhecimento, a experiência e outras faculdades humanas usadas no trabalho.

As relações sócias são inteiramente interligadas as forças produtivas. Adquirindo novas formas produtivas, os homens modificou o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, e modificar todas as relações sociais.





MARX
E
ENGELS
 
Defendendo rigoroso determinismo econômico em todas as sociedades humanas, Marx e Engels dentro do permanente clima de polemica que tiveram com seus opositores, e atenuada com a afirmativa que existe constante interação e interdependência entre os dois níveis que compõem a estrutura social da mesma maneira pela qual a infra-estrutura atua sobre a superestrutura, sobre os reflexos desta embora, em ultima instancia, sejam os fatores econômicos as condições finalmente determinantes.

As relações de produção podem influenciar o ritmo e a direção qualitativa do desenvolvimento das forças produtivas.

3.      O Capitalismo


O capitalismo, em particular, distingui-se pela tenolência a elevar a sociedade a um nível produtivo nunca antes imaginado. Concordando assim com o materialismo histórico de Marx, que as novas relações de produção que surgem precisamente por que podem promover o desenvolvimento da capacidade produtiva da sociedade.

O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos;



Nas sociedades pré-capitalista, como por exemplo, no feudalismo, a tradição e o costume desempenhou uma função estabilizada semelhante e podem também conquistar uma certa autonomia relativa.
Na organização social da produção, os homens mantêm diferentes relações com as forças produtivas e com os produtos, e, em cada modo de produção, tais relações terão características especificas.

Elipse: DEFINIÇÕESBurguesia é uma classe social que surgiu na Europa na idade media (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias) e prestação de serviços (atividades financeiras)


Proletariado é um conceito por anarquistas, comunistas e marxistas para definir a classe antagônica da classe capitalista. Consiste naquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas optidões) que ele vende para sobreviver.

Cada um dos vários tipos de sociedade identificados por Marx caracteriza-se por uma dinâmica interna de evolução própria.
Para Marx, o capital se situa entre os meios de produção. Os que não tem o meio de produção, com o capital, tem que trabalhar para aqueles que detem os meios de produção de produtos e serviços que constituem a cultura.




CONSIDERAÇÕES FINAIS


O pensamento Marxista é, substancialmente, uma critica radical das sociedades capitalistas. Mas é uma critica que não se limita a teoria em si. Ele se posiciona conta qualquer separação drástica entre teorias e prática, entre pensamento e realidade, por que essas dimensões são abstrações mentais que no plano concreto, real, interagem uma mesma totalidade complexa.
O marxismo constitui-se como a concepção materialista da historia, longe de qualquer tipo de determinismo. Mas compreendendo a predominância da materialidade sobre a idéia. Portanto, não e possível entender os conceitos marxianos como forças produtivas, (capital, entre outros) sem levar em conta o processo histórico, pois não são conceitos abstratos e sim uma abstração do real, tendo como pressuposto que o real é movimento.


Foi herdeiro da filosofia alemã, considerados ao lado de Kart e Hegel um de seus grandes representantes, foi um dos maiores pensadores de todos os tempos.
Ate hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sócias, que de uma forma ou de outra para se entender a sociedade, deve-se primeiramente entender sua forma de produção.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.