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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Proposta para educação infantil - CONSIDERAÇÕES FINAIS


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se ao final deste que a temática enfocada é relevante, pois constitui um dos assuntos mais abordados ultimamente no âmbito pedagógico de educação infantil. assim, em relação a essa nova proposta de educação infantil, tratar da ludicidade implica remeter-se ao processo de desenvolvimento histórico e social da criança.
Fica esclarecido que não se trata de ver jogos, brinquedos e brincadeiras em ações ligadas somente ao brincar por brincar. Mas perceber toda sua dimensão histórico-social enquanto construção de conhecimentos.
Pode-se dizer que as atividades lúdicas (jogos, brinquedos e brincadeiras) são muito importantes para o desenvolvimento da criança.
No transcorrer deste trabalho monográfico, procuramos nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas no campo pedagógico da Educação Infantil, tudo sido possível desvelar que os jogos, brinquedos e brincadeiras, assim como, as emoções vivenciadas durante o seu desenvolvimento são de extrema relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é viver.
Faz-se necessário mencionar que o brincar em uma dimensão educativa precisa estar num constante quadro de inovações e reflexões dos educadores que o compõem.
Também é importante relembrar que o educador precisa se repensar enquanto a criança que “um dia foi”, e a partir daí conhecer a criança que esta aos seus cuidados educativos. Assim, será possível ao educador reconhecer um pouco da criança que foi e que, de certa forma, poderá o educador redescobrir e reconstruir em si mesmo o gosto pelo fazer lúdico.
Cabem as escolas de Educação Infantil proporcionar aos seus educandos um ambiente rico em atividades lúdicas. Pois ao brincar a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva valoriza a cultura popular, desenvolve agressividade, exercita a imaginação, assim, o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social.
Propomos então que as escolas de educação infantil transformem o brincar, em trabalho pedagógico com praticas de aprendizagem significativa desenvolvidas com desejo e com prazer.
As sugestões elencadas ao longo deste trabalho na são desvinculadas da realidade. Portanto, é preciso que os professores de Educação Infantil assumam o papel de articulados dentro deste “novo currículo pedagógico privilegiando condições facilitadoras de aprendizagem que a ludicidade contem nos seus diversos domínios, tais como: afetivo, social, perspectiva – motor e cognitiva, retirando-a da clandestina e da subversão, explicando-a e vivenciando-a como meta educativa formal.     

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