FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O que é Educação Infantil?


O que é Educação Infantil?
       É sabido que ,a educação oferecida nas “escolas” em tempos não tão distantes,eram de forma bastante limitada e ultrapassada.Equipadas somente com quadro negro,cartilhas,carteiras e professores que não tinham suportes teóricos competentes e sem formação adequada a exercerem tais funções e oferecerem um trabalho sem grandes resultados positivos.
     Hoje sabemos que essa realidade ainda existe,mas a cada dia esses lugares estão perdendo espaço.Pois todos os artifícios antes transmitidos por eles ,tais como: caligrafia,método decoreba,cópias,cobertura de pontilhados,tabuada... já quase não estão sendo mais utilizados,até mesmo porque todos os profissionais a cada dia estão se empregando a fazer um curso superior e se profissionalizar para melhor ensinar.

Assim,a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB),afirma que a educação infantil,por se tratar da primeira etapa de escolaridade da vida dos seres humanos tem por finalidade oferecer uma boa estrutura  pedagógica a fim de que o indivíduo  não tenha dificuldade em seu desenvolvimento formativo em outras etapas de sua escolaridade.Isto está garantido em lei,ou seja,a educação oferecida em primeira instância,literalmente deverá ser sem dúvida de boa qualidade e sua finalidade deverá atender crianças de 0 a 02 anos inseridos em creches,e de 04 a 06 anos em pré-escolas,sendo que seus conceitos estão imbuídos na lei maior,considerando assim a promoção,o desenvolvimento e a aprendizagem específica da ordem sem fazer distinção de raça,cor,sexo,posição social etc. de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.Porém,na educação infantil não existe a obrigatoriedade da criança freqüentar esse nível de ensino,é opcional para as famílias,mas é de competência e dever do estado e do município oferecerem e administrarem esta etapa escolar,possibilitando                                  aos profissionais condições necessárias específica para assim promoverem educação de qualidade e oportunizando ambos a constituírem sua própria história.        
A importância da educação infantil
Houve um tempo, ou ainda há em que visão da família sobre educação infantil é de apenas algo opcional, ou seja, muitos optavam em matricular seus filhos em creches ou pré-escolas, apenas com o intuito de terem mais tempo disponível para executarem suas tarefas do dia-a-dia, por outro lado também sabemos que somente dez anos atrás é que o ministério da educação com base na (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Reconhecer a educação infantil com a base solida da educação de todo individuo. Diante disso, pais e responsáveis e professores tem um papel fundamental no que diz respeito a educação infantil, pois essa idéia de que criança só deve ir para escola apenas para brincar é um estopim. A criança, para que não haja rupturas em seu desenvolvimento, é notável que  ela deve aprender tudo que lhe é conveniente dentro dos períodos certos e determinados, então porque deixar para inseri-las no processo escolar apenas aos sete anos? Quer dizer, agindo assim, algo que era imprescindível aprender nos primeiros anos de escolaridade, não aconteceram e esses conceitos se perderam no tempo, queimando etapas de sua vida e conseqüentemente retardando seu aprendizado. 

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.