FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

PERSONAGEM: JACÓ, FONTES: BÍBLIA


         PERSONAGEM: JACÓ
           LIMITES: LIVRO DE GENESIS
           FONTES: BÍBLIA

   
1º) O propósito de Deus para jacó foi além do que se pudesse imaginar naquela época. Ainda no ventre de sua mãe jacó já havia sido ungido rei perante os homens e nação junto a Deus, nação esta cheia de bençãos e fé. Não quero aqui julgar as atitudes errôneas de jacó, uma vez que seus caminhos seguiram as vontades divina e quanto a estas somos muito pequenos para fazermos qualquer tipo de julgamento. resta-nos apenas compreendê-las.

2º) Jacó sempre sentiu-se superior a seu irmão Esaú, tanto que lhe comprou os direitos de primogênito e usurpou-lhe também sua bênção em um golpe que aplicara com a ajuda de sua mãe Rebeca. Temendo a ira de seu irmão jacó fugiu para a casa de seu tio Labão.


3º) Jacó era um homem tranquilo e vivia em tendas, ele era o preferido de sua mãe Rebeca, que o ajudou a roubar a bênção de seu irmão Esaú. Jacó teve uma vida turbulenta  hora de profunda fé hora de trapaças e enganações.Ele deixou como legado todo um povo cheio de fé e observador das leis Divinas, povo este representado pela união das doze tribos chefiadas por seus doze filhos.
Com relação ao seu caráter jacó talvez seja a personagem bíblica que melhor representa essa conflitante mutação que a sociedade sofre atualmente. Essa oscilação de caráter apresentado por jacó intriga muitos estudiosos que divergem quanto a seu caráter, alguns afirmam que por ter sido escolhido por Deus para receber a promessa que ele havia feito a Abraão, jacó teve seus caminhos pré-defidos, portanto ele estaria isento de qualquer culpa e consequentemente das punições em decorrência dela. Enquanto que outros concebem a pessoa de jacó como sendo  cheia de inveja, cobiça e malignamente traiçoeira.
Jacó obteve sucesso em sua caminhada, uma vez que ele é considerado o pai ancestral do povo judeu dada a sua profunda e fiel comunhão com Deus. Mas nem tudo são glorias, ele teve fracassos que podem ser observados pelas vezes que foi punido devida a suas falhas, como exemplo podemos destacar sua preferência por José e Benjamim que resultou em inveja fraticida entre seus filhos.  

4º) Jacó nos deixou uma grande lição de fé e fidelidade a Deus, nos influenciando positivamente, pois ao falarmos dele não estamos falando apenas de uma pessoa mas de todo um povo. Ele nos mostrou também que Deus é o senhor e que só a real observância das leis divinas nos leva ao sucesso.

ARTIGO

Jacó é filho de Isaque e Rebeca, gêmeo com Esaú. A disputa entre ambos iniciou ainda no ventre de sua, tanto que levou-a a desejar a morte, pois não sabia o que se passava  em seu ventre. No entanto, Deus disse a ela que em suas entranhas dois povos estavam se separando e que o mais velho serviria ao mais novo. Ao chegar a hora do parto primeiro nasceu um menino ruivo e peludo e lhe deram o nome Esaú, segurando no calcanhar do primeiro nasce o segundo e por isso este recebeu o nome de jacó.
os meninos cesceram em meio a um clima de partilha e preferências, Esaú que era o primogênito e exímio caçador era o preferido de seu pai Isaque, enquanto que Rebeca tinha maior preferência por jacó um tranquilo habitante de tendas.
Como era de costume na época o filho mais velho tinha mais direitos que o mais novo, Jacó inconformado com isso, revela seu caráter e aproveitando-se de um momento de fome de Esaú que estava voltando de uma caçada frustrada  trocou comida pelos direitos de primogênito de seu irmão que estava esgotado.Anos mais tarde jacó não satisfeito apenas com os direitos de primogênito,aproveitando-se da cegueira de Isaque em decorrência da idade e com ajuda de Rebeca roubou também a bênção que seria de Esaú. Nesta bênção Deus o pôs acima de seu irmão e os demais povos o serviram, nações se prostariam a seus pés, era a confirmação da profecia dita a Rebeca enquanto estava grávida.
Como preço por sua trapaça teve que fugir a pedido de sua mãe para padã-aram onde morava seu tio Labão. Logo ao chegar, jacó se interessou por sua prima Raquel e a pediu em casamento em troca trabalharia sete anos a seu pai, Labão o enganou e na noite de núpcias mandou Lia que era irmã mais velha de Raquel, Jacó irou-se contra seu tio, no entanto, Labão lhe propôs que trabalhasse mais sete anos por Raquel. Passados os quatorze anos trabalhou ainda mais seis pelo direito de levar consigo suas mulheres, filhos e bens, neste período jacó angariou grande fortuna.
Retornou a sua terra ainda temeroso por seu irmão, mas Esaú já havia superdado sua ira. Enquanto voltava jacó foi visitado por um homem, com o qual lutou por toda a noite e saiu com uma sequela na coxa. Aí jacó teve seu nome mudado para Israel, que significa aquele que luta com Deus, pois o homem com quem lutou era na verdade Deus.Quando estava quase amanhecendo Deus o abencoou,  Com essa bênção  ele deixou de ser apenas um homem e tornou-se um povo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.