A administração escolar pressupõe uma filosofia e uma política diretoras estabelecidas pelo grupo escolar, onde está estruturada para gerar processos criadores de condições adequadas às atividades do grupo, objetiva a unidade e à economia de ação, bem como ao sucesso do processo educacional. Engloba atividades do tipo: - planejamento, organização, assistência à execução (gerência), avaliação dos resultados, prestação de contas (relatório).
Íncio
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quinta-feira, 18 de outubro de 2012
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Este
trabalho apresenta um estudo sobre Altas habilidades/Superdotação, aonde o
mesmo vem romper as barreiras entre a educação comum e a educação especial,
dando ênfase à educação inclusiva, e da mente humana, segundo pressupostos
teóricos de Piaget.
Nesse
trabalho pode ser feito uma comparação entre cérebros normais e, de pessoas
consideradas com altas habilidades/superdotados, mostrando diferenças em que
foram feitos através de estudos patológicos. Vem-nos mostrar o trabalho
exercido entre professores da educação comum e do atendimento educação
especializado - AEE elaborarem estratégias de ensino.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Atividade de Filosofia
1-
Os caminhos trilhados pela filosofia.
Perspectivas:
Essencialista- o momento de afirmação da metafísica: a harmonia da
relação sujeito/objeto sob a primazia do objeto.
Naturalista- o momento de afirmação da ciência como negação da
metafísica: a supremacia do sujeito racional e a construção do objeto.
Histórico- social- o momento de afirmação da dialética como negação,
resgate e superação da metafísica e da ciência: a rearticulação da relação
sujeito/objeto.
2-Comente a
tarefa antropológico da filosofia
Projeto sexualidade e saúde preventiva na escola
1.
INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez mais necessário promover a
educação sexual no âmbito escolar, a fim de repensar tabus, mitos e
preconceitos há tempos arraigados em nossa cultura social.
O caráter de urgência se ressalta ainda mais,
uma vez que esse assunto invade a vida do adolescente, interferindo em suas
atitudes, fortemente influenciadas pela ativação hormonal da puberdade e pela
mídia, que assume plano destacado em seu comportamento.
A orientação sexual na escola contribui para
a prevenção de problemas graves, como gravidez indesejada, abuso sexual, aborto
, prostituição e pornografia, além de
abrir espaço para discussões sobre iniciação sexual, masturbação, menstruação,
namoro, homossexualidade e outras questões e curiosidades inerentes à idade.
PLANO DE AÇÃO DO PROJETO SEXUALIDADE E SAÚDE PREVENTIVA
Objetivo Geral:
Promover
campanha de educação sexual na escola, considerando os aspectos
psicoafetivos; biológicos e socioculturais, bem como as relações de gênero,
respeitando-se as etnias e a orientação sexual, buscando a construção de um
comportamento responsável e preventivo na sociedade.
|
PLANO DE CURSO 7ª série (8º ano)
Disciplina: Ciências Série: 7ª (8º ano) Carga horária anual:120h/a Carga horária
mensal : 12h/a
Profª:
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O 1º
BIMESTRE
OBJETIVO
GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências, organizando,
classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES
OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS
BÁSICOS
|
||
__Valorizar a vida
em sua diversidade e a conservação dos ambientes.
__Elaborar
perguntas e hipóteses, selecionando e organizando dados e idéias para
resolver problemas.
__Valorizar o
cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da
sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer.
__Compreender as
diferentes dimensões da reprodução humana e os métodos anticoncepcionais
valorizando o sexo seguro e a gravidez planejada.
|
__Ser humano com muito prazer
·
O organismo humano: uma visão geral
·
O ser humano: um animal social
__A célula, uma visão geral
·
A membrana plasmática
·
O citoplasma / o núcleo da célula
__A divisão celular
·
Celulas Haploides e diplóides
·
Aumento no numero de células
__Niveis de organização do corpo humano
·
Tecidos
·
Órgaos
·
Sistemas
|
__A reprodução
·
O sistema genital
·
Falando de sexo
·
O sistema genital masculino
·
O sistema genital feminino
·
O mecanismo de fecundação
·
Como se formam os gêmeos
·
|
|
Disciplina:
Ciências Série: 7ª (8º ano) Carga horária anual:120h/a Carga horária mensal : 12h/a
PLANO DE CURSO DE CIÊNCIAS DA 8ª SÉRIE (9º ANO )
PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8ª SÉRIA (9º ANO ) PARA O 1º BIMESTRE
OBJETIVO
GERAL : Desenvolver a capacidade de investigação em ciências,
organizando, classificando, identificando, regularizando conhecimentos.
CAPACIDADES OU COMPETÊNCIAS
|
CONTEUDOS BÁSICOS
|
||
__Compreender as relações de mão dupla entre o
processo social e a evolução das tecnologias, associadas à compreensão
dos processos de transformação de energia, dos materiais e da vida.
__Valorizando a disseminação de informações
socialmente relevantes aos membros da sua comunidade.
__Confrontar as diferentes explicações
individuais e coletivas, reconhecendo a existência de diferentes modelos
explicativos na Ciência, inclusive de caráter histórico,
respeitando às opiniões, para reelaborar suas idéias e interpretações.
|
__Matéria e Energia
· Matéria corpo massa e volume.
· Energia: pode ser facilmente percebida.
· Átomos e moléculas.
__Medições de unidade de medida
· O sistema métrico decimal
· O sistema Internacional de unidades.
__Matéria: estados físicos e propriedades.
· As mudanças de estado físico da matéria .
· Temperatura, pressão e mudança de estado.
· Outras propriedades físicas da matéria.
__O movimento
· Movimento, referencial e velocidade.
|
· Movimento retilíneo uniformimente variado.
__As leis de Newton
· O que é força ?
· A primeira lei de Newton: o principio da inércia.
· A segunda lei de Newton: relação entre força e aceleração.
· A terceira lei de Newton: ação e reação.
|
|
sábado, 13 de outubro de 2012
PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 6ª SERIE/ 7º ANO
DISCIPLINA: MATEMATICA
Objetivo
geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, relacionar, comparar,
conceituar, representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de
conhecimentos matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
PLANO DE CURSO DE MATEMÁTICA: 5ª SERIE/ 6º ANO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Objetivo
geral: desenvolver a capacidade do aluno, ver, analisar, comparar, conceituar,
representar, abstrair e generalizar, pela aquisição de conhecimentos
matemáticos básicos, favorecendo assim a sua interação social.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Trabalho sobre Antropologia
INTRODUÇÃO
Antropologia
em toda sua em seu conceito mais amplo, estuda o homem e sua complexidade.A
antropologia é a ciência que se preocupa em estudar o homem e a humanidade de
maneira totalizante, abrangendo todas suas dimensões. Daí a apresentação deste
trabalho, sintetizar a definição, o campo, o foco, principalmente o foco na
educação, da Antropologia.Dessa
forma, entende-se que a Antropologia além, estender seus fios de estudos com o
homem, também estende-se, á educação, uma
premissa importante para a construção da sociedade.
Assim
sendo, qualquer que seja a definição de antropologia, antes de tudo, é possível
entendê-la como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, ou
seja, como uma busca de respostas para entendermos o que somos a partir do
espelho fornecido pelo “outro”.
A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Comecemos com um
exemplo apresentado por Robert Mager. (MAGER, R. Atitudes favoráveis ao ensino.
Porto Alegre, Globo, 1976. p. 65.)
Um menino de 9
anos pretendia aprender a tocar violão. Admirava seu pai, que tocava
maravilhosamente. Aguardava com impaciência o dia de aprender a tocar também.
Quando o dia chegou, com o violão debaixo do braço, dirigiu-se para uma
experiência completamente nova no campo da aprendizagem.
Uma história
como esta poderia terminar de diversas maneiras:
· Não tendo muita aptidão para a
música, mas demonstrando muito interesse, conseguiu pelo menos tocar violão
como passatempo.
AVALIAÇÃO ESCOLAR
Sabatina,
prova, exame, verificação, avaliação...
Para
a grande maioria das pessoas que passaram por uma escola, esses termos têm uma
conotação negativa. Isto deve-se, sem dúvida, a experiências negativas com
relação à avaliação. Vejamos o que um aluno de 6ª série do primeiro grau escreveu sobre um dia
de prova:
“A
hora da aula chegou. O professor de Geografia entra na sala e anuncia:
Hoje
é dia de prova.
Vê-se
ansiedade em todos os rostos. Com afobação, cada um pega uma folha de papel.
Durante o ditado das questões, escutam-se gritos de alegria ou desolação.
Depois se põem imediatamente ao trabalho e escrevem sem parar. Outros, ao
contrário, têm um ar pensativo e olham o teto acreditando lá encontrar uma
inspiração. Alguns chupam o lápis, os olhos fixos sobre as folhas que continuam
brancas, e às vezes lhes vem de repente uma idéia e por sua vez eles se põem a
trabalhar. Alguns, com a mão sobre a testa, refletem profundamente.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
“ Imagine um
grupo de viajantes do tempo de um século anterior, entre eles um grupo de
cirurgiões e outro de professores primários, cada qual ansioso para ver o
quanto as coisas mudaram em sua profissão a cem anos ou mais no futuro. Imagine
o espanto de os cirurgiões entrando numa sala de operação de um hospital
moderno. Embora pudessem entender que algum tipo de operação estava ocorrendo e
pudessem até mesmo ser capazes de adivinhar o órgão-alvo, na maioria dos casos
seriam incapazes de imaginar o que o cirurgião estava tentando fazer ou qual a
finalidade dos muitos aparelhos estranhos que ele e sua equipe cirúrgica
estavam utilizando. Os rituais de anti-sepsia e anestesia, os aparelhos
eletrônicos com seus sinais de alarme e orientação e até mesmo as intensas
luzes, tão familiares às platéias de televisão, seriam completamente estranhos
para eles.
QUE SÃO PROJETOS? Por que Projetos?
Em
primeiro lugar, gostaríamos de frisar que os Projetos não são e não serão os
salvadores dos problemas educacionais, e tudo será realizado a partir dele, ou
seja, não podemos utilizar a fantástica concepção dos conceitos de Projetos e
fazer desta a panacéia da educação, pois desta forma estaremos enterrando uma
excelente proposta sem mesmo ela ter nascido no seio das escolas.
Diferentes
dos cansativos e anacrônicos trabalhos de casa e das pesquisas que se
transformam no máximo em “ bons” exercícios de caligrafia, já que estes
refletem apenas a cópia de centenas de enfandonhas palavras de um livro, os
Projetos ampliam em muito estes velhos conceitos.
OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Em
nome de um projeto interdisciplinar várias atividades têm sido realizadas nas
escolas, muitas das quais com características absolutamente simplistas, estando
longe em conceitos, ações, atitudes, posturas e resultados dos verdadeiros
projetos interdisciplinares, ou então, notam-se algumas atividades realizadas
por ordem de “decreto”, em que a coordenação pedagógica e/ou direção elegem em
seus gabinetes um tema “norteador”, o qual deverá ser trabalhado pelos
professores, que não receberão nenhum tipo de orientação ou tiveram nenhum tipo
de participação na escolha de temática.
Em
todos os dois exemplos ainda podemos mencionar que os alunos são ignorados,
quando da resolução e escolha de um tema a ser trabalhado, tema este muitas
vezes totalmente descontextualizado da comunidade escolar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a
educação no Ensino Fundamental em todo o País.
Sua
função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema
educacional, socilizando discursos, pesquisas e recomendações.
|
Nós
estamos diante de uma proposta aberta, flexível a ser concretizada nas decisões
regionais e locais sobre os currículos e sobre os programas de transformação da
realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas
escolas e pelos professores.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1
– O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Hoje,
em todos os setores da atividade humana, fala-se muito em planejamento. Vejamos ,
através de um texto de Paulo Freire, em que consiste o planejamento e qual a
sua importância.
“Tinha
chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água nas partes mais baixas do
terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às
vezes, os pés apenas escorregavam nela, às vezes mais do que escorregar, os pés
se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e
Antônio estavam a transportar, numa camioneta, cestos cheios de cacau, para o
sítio onde deviam secar.
Em
certa altura perceberam que a camioneta não atravessaria o atoleiro que tinha
pela frente. Pararam, desceram da camioneta, olharam o atoleiro, que era um
problema para eles. Atravessaram a pé uns dois metros de lama, defendidos pelas
suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram
como resolver o problema.
O CURRÍCULO E SEU PLANEJAMENTO
1.
O QUE É CURRÍCULO?
Um programa de ensino só se transforma
em currículo após as experiências que a criança vive em torno do mesmo. A
palavra currículo vem do latim – curriculum – e significa percurso, carreira,
curso, ato de correr. E seu significado não abrange apenas o ato de correr, mas
também o modo, a forma de fazê-lo (a pé, de carro, a cavalo) o local (estrada,
pista, hipódromo) e o que ocorre no curso ou percurso efetuado.
Da
palavra curriculum temos, analogamente,
a expressão curriculum vitae, que engloba todos os dados pessoais, cursos,
experiências e atividades que possam dar uma idéia do que a pessoa conseguiu
realizar durante sua vida. Os dados são apresentados como um todo integrado,
variável para cada pessoa, mas que revela continuidade, seqüência e objetivos
atingidos e / ou a atingir.
Aplicado
à educação, o termo currículo apresenta uma variação no decorrer do tempo. Essa
variação depende da concepção de educação e de escola e, também, das
necessidades de determinada sociedade num dado momento histórico.
PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE
Otrabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual
os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A
educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal,
sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as
sociedades. Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar
no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para
a participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não
há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. Aprática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o
processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que
os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de
necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.
A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
A
formação profissional do professor é realizada nos cursos de Habilitação ao
Magistério a nível de 2º. Grau e superior. Compõe-se de um conjunto de
disciplinas coordenadas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir
para uma unidade teórico-metodológica do
curso. A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e
organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para
dirigir competentemente o processo de ensino.
A
formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica
específica nas disciplinas em que o
docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os
conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria
EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA
A atividade educativa
acontece nas mais variadas esferas da vida social ( nas famílias, nos grupos
sociais, nas instituições educacionais ou assistenciais, nas associações
profissionais, sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas empresas, nos meios
de comunicação em massa etc). e assume
diferentes formas de organização. A educação escolar constitui-se num sistema
de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e
alto grau de organização, ligado intimamente às demais práticas sociais. Pela
educação escolar democratizam-se os conhecimentos, sendo na escola que os
trabalhadores continuam tendo a
oportunidade de prover a escolarização formal aos seus filhos,
adquirindo conhecimentos científicos e formando a capacidade de pensar
criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social.
QUESTIONÁRIO: Ensino de ciências desde os primeiros anos até os dias atuais.
1)
Após a leitura do texto
“curiosidade de pesquisador” explique como ocorreu o ensino de ciências desde
os primeiros anos até os dias atuais.
Antigamente a disciplina de
ciências era trabalhada tradicionalmente nas escolas de forma que os alunos não
tinham oportunidade de questionar e si davam a importância apenas de memorizar.
Mais a partir dos anos 60 essa
pratica começou a ser questionada devido os avanços tecnológicos que
possibilitaram o homem nas suas experiências e ter novos conceitos.
Mais para isso acontecer foram
vários anos de tentativas dentre eles:
Ø
Em
1970 a sociedade brasileira critica a formação do professor em áreas
especificas.
Ø
Em
1971 a LDB torna obrigatório o ensino de ciências para todas as series do
ginásio.
Ø
Em
1972 o MEC cria o projeto de melhoria do ensino de ciência para a capacitação
de professores do 2º grau.
Concepção Histórico Dialética de Antonio Gramsci (1891 – 1937)
Antonio
Gramsci nasceu em Sardenha (Itália), em 1891, filho de camponês pobres,
participou da luta dos trabalhadores italianos, dirigiu o jornal da seção
socialista de Turem . em 1917 foi eleito como secretario da seção regional do
partido socialista.
Adaptou
as ideias de Lênin, organizou os conselhos de fabrica dirigiu o partido
comunista italiano, Gramsci tornou-se deputado e pouco depois em 1923 foi preso
durante 11 anos. Neste período continuou seus trabalhos e reflexões, anotando
as observações em cadernos manuscritos, somente trinta e dois escaparam da
destruição fascista. Após sua libertação escreveu seus livros. Morreu 27 de
abril de 1937.
Gramsci
concebe o ser humano como processo de seus atos porque na medida em que o modifica
a si próprio modifica também o mundo. O que une ou diferencia o ser humano é o
que realmente se pensa, cada individuo tem o poder de mudar e transformar o
mundo depende de cada pessoa para fazer essa mudança.
Questionário: Aristóteles tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida
1)
Explique
com suas palavras a diferença entre o pensamento de Aristóteles e o de Platão
quando o assunto é sobre a alma do homem.
Aristóteles
tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida. Pois a vida
segundo ele é a alimentação, o crescimento, o desgaste de um ser humano. É que
a vida está na matéria animada, ou seja, corpo mais alma igual a ser vivo. E
ele também afirmava que há três almas, a vegetativa, a sensitiva e a
intelectiva, o que justamente esta alma intelectiva é que gera a ideia
universal, o pensamento.
Já Platão
discordava de Aristóteles, pois segundo ele o homem compõe-se de alma e corpo,
porem funciona mais como se fosse um obstáculo para a liberdade da alma, é que
a alma racional é livre, espiritual e imortal. E segundo Platão temos três
almas; a racional, a irascível a apetitiva.
Sustentabilidade: Compromisso com a Sobrevivência
Tema:
Sustentabilidade: Compromisso com a Sociedade
I
– Apresentação
A todo momento em qualquer lugar, em pequenas ou,
grande atitudes nossas ações são constantes busca pela sobrevivência e
sustentabilidade. Porem para garantir esse direito é necessário que estimulemos
as praticas de conservação a todas as formas de vida e de matéria primas do
nosso planeta.
II
- Problematização
Desenvolvimento sustentável e sobrevivência é o
grande desafio da atual sociedade; a sustentabilidade é um conjunto de praticas
humanas atua utilizando todos os tipos de recursos que vai natural a matérias
transformadas, para a fim de suprir a infinita necessidade humana.
Os três Amigos Entre uma Guerra
Era uma vez um pequeno vilarejo lá
existiam três amigos cada um deles tinha um nome o1° era Willian era o mais
novo 2º era Frank era o mais velho dos amigos 3º era Aragon ele e o do meio certo
dia aconteceu uma guerra e seu pais eram guerreiro nesta batalha seus pais
foram mortos daí então eles se separaram cada um deles seguiu seu caminho mais
eles não sabia que um deles iria vira o general de um exercito, muito grande.
Estudar sua História
Senti
valorizado e poder desenvolver noções necessárias para a formação do pensamento
histórico quando localiza fatos significativos e refletindo sobre o tempo de
sua própria vida.
Enfatizar o caráter subjetivo do conhecimento histórico,um vez que o homem (e o historiador) não registra tudo, mas produz “soluções”, recortes da realidade conforme sua experiência e projeto de sociedade.
Destaque para as lembranças e esquecimentos como componentes essenciais na formação da memória tem objetivo.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Planejamento de Lingua Inglesa 8ª série (9º ano)
Planejamento de Lingua Inglesa 8ª
série (9º ano)
Simple present tense – review
Indefinite article – review
Food and drinks
Simple past tense – review
Wh-questions: subject and object
functions
Question tag
Diary writing
Planejamento de Língua Inglesa 7ª série (8º ano)
Planejamento de Língua Inglesa 7ª série (8º ano)
There to be
Prepositions
Wh-questions
Directions
Frequency adverbs
Adjective order
Future with present continuous
Planejamento de Língua Inglesa 6ª série (7º ano)
Planejamento de Língua Inglesa 6ª
série (7º ano)
To Be – simple present: affirmative,
negative and interrogative
forms – review
Personal pronouns – review
Possessive pronouns
Ordinal numbers (from 1 to 100)
Days of the week
Months of the year
Seasons
Zodiac signs
Planejamento de Língua Inglesa 5ª série (6º ano)
Planejamento de Língua Inglesa 5ª
série (6º ano)
To Be – simple present: affirmative,
negative and interrogative
forms
Personal pronouns
Possessive pronouns: my, your, his,
her
Wh-questions
Greetings, introductions and
good-byes
Demonstrative pronouns
School and classroom objects
Planejamento de LÍNGUA PORTUGUESA 8ª SÉRIE (9º ano)
Planejamento
de LÍNGUA PORTUGUESA 8ª SÉRIE (9º ano)
1. Narração
A construção
do humor no texto narrativo
Criação de
história
Criação de
história de humor
Revisão:
termos da oração
Revisão:
orações subordinadas adjetivas
Emprego do
hífen
Planejamento de LÍNGUA PORTUGUESA 7ª SÉRIE (8º ano)
Planejamento
de LÍNGUA PORTUGUESA 7ª SÉRIE (8º)
1º BIMESTRE
1. Narração
O narrador :
quem conta a história
Criação de
história em 1ª pessoa
Revisão:
núcleo nominal e núcleo verbal
Predicado. Classificação
do predicado
Revisão de
acentuação
Acentos
diferenciais
Planejamento de LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE ( 7º ano )
Planejamento
de LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE ( 7º )
1º BIMESTRE
1. Narração
A personagem
no texto narrativo
Criação de
história em quadrinhos
Criação de
história
Revisão:
determinantes do substantivo. Circunstâncias
do verbo.
Flexões
especiais do substantivo
Verbo
Casos
especiais de acentuação
Planejamento de LÍNGUA PORTUGUESA 5ª SÉRIE ( 6º ano)
Planejamento
de LÍNGUA PORTUGUESA 5ª SÉRIE (6º)
1º BIMESTRE
1. Narração
A ação:
situação inicial, elemento modificador, situação final
Criação de
relato pessoal
Criação de
história
Comunicação
e linguagem
Substantivo
Classificação
do substantivo
Letra e
fonema
A importância do planejamento e avaliação no processo ensino-aprendizagem
A importância do planejamento e
avaliação no processo ensino-aprendizagem
Em
tudo que fazemos sempre há uma necessidade de planejar, seja no orçamento de
casa, na viagem de férias ou na construção de uma casa.
E
na educação não é diferente e sim mais especial, pois temos mais que planejar
muito bem por que esta envolvendo varias pessoas que precisam se preparar
intelectualmente, profissionalmente e moralmente para que possa vencer os
obstáculos que aparecerão em suas vidas, que por sinal não são poucos nesse
mundo globalizado.
Planejamento de Educação Física de 8ª serie (9º ano)
Planejamento de Educação Física de 8ª serie (9º ano)
Objetivos Gerais:
- formar um sujeito participativo, capaz de entender e a
respeitar o próprio corpo, usufruindo do exercício físico em beneficio próprio,
sem correr riscos e prejuízos a sua saúde.
Objetivos
específicos:
ü
Coordenar sem dificuldade, o movimento de braços e pernas, mediante
deslocamento livres e dirigidos.
ü
Conhecer as diferentes técnicas para saltar e desenvolver a coordenação motora
e agilidade por meio de atividades da integração que busquem um beneficio
comum.