Contribuições da Psicologia
Do ponto de vista sócio-afetivo, enfatizamos a importância de que a
criança tenha uma auto-imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua
identidade própria e sendo valorizada nas suas possibilidades de ação e
crescimento à medida que desenvolve seu processo de socialização e interage com
o grupo.
Portanto o psicológico nos fornece subsídios valiosos para planejar e
desenvolver nosso currículo aos estudos antropológicos.
Contribuições da Antropologia
Os estudos antropológicos exigem que levemos em conta o contexto de vida
mais imediato das crianças e as próprias características específicas dos
professores e da escola como instituição. Exige também reconhecer os hábitos,
costumes e valores presentes na família e no meio em que ela se habita,
conhecê-la melhor em suas condições concretas que se possam alcançar os mesmos
objetivos Independente da origem socioeconômico
ou cultural das crianças. Percebe-se que esses pressupostos estão
relacionados no trabalho com crianças de 4 a 6 anos, com fundamentos a partir
dos quais se pode optar, por determinada tendência pedagógica com privilégio
nos procedimentos e estratégias que vavareça nas diferentes áreas do
conhecimento.
Contribuições da Sociologia
Entendemos que a escola não muda a sociedade, mas simultaneamente não
pode conservar com mecanismo a mesma. Dessa forma ela tem como função
contribuir com as demais instancias para as transformações necessárias e tornar
a sociedade mais democrática reconhecendo seus limites e consciência nas
possibilidades reais em função do trabalho pedagógico capaz de orientar todos
os indivíduos como a cidadãos e cidadãs independente de suas características
históricas, geográficas, étnicas e sociais seja construtiva e valorize sua
autonomia.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.