NÍVEL DE
MODALIDADE: ENSINO
MÉDIO
ÁREA DE
CONHECIMENTO: CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3°
ANO
PROFESSORES:
OBJETIVO
O estudo de Química apresenta como principais
objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto
de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua
se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações
tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho
diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma
postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser
sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e
Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o
sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e
situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.
ESTRATÉGIAS
Exposição
de conteúdos.
Leitura
dos conteúdos.
Elaboração
e análise de exercícios.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes
serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em
grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas
avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão
propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem.
Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 3° ANO
1° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Conhecer
os Fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Compreender
o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana,
inseridos em um processo histórico e social.
|
Introdução
a química orgânica
|
Histórico
Propriedades
do carbono
Classificação
do carbono
Fórmulas
moleculares, estrutural plana, simplificada e em ziguezague
Classificação
das cadeias carbônicas
Estudo
do Petróleo
Radicais
orgânicos
Estudo dos hidrocarbonetos
|
Utilizar
o LIC para demonstrações das propriedades dos hidrocarbonetos
|
|
2° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Esquematizar
e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC
Compreender
as propriedades dos compostos orgânicos
|
Funções
orgânicas oxigenadas
|
Estudo dos fenóis, alcoóis e
enóis
Diferenciação entre fenóis,
alcoóis e enóis
Estudo aldeídos, cetonas,
ácidos carboxílicos, éter, éster.
Reação de esterificação
|
Utilizar
o LIC para demonstrar as propriedades dos compostos orgânicos oxigenados
|
|
3° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Esquematizar
e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC
Compreender
as propriedades dos compostos orgânicos.
|
Funções
orgânicas nitrogenadas
|
Estudo das aminas
Estudo das Amidas
Estudo das nitrilas
Estudo das isonitrilas
Estudo dos nitrocompostos
|
Utilizar
o LIC para demonstrações das propriedades dos compostos orgânicos
nitrogenados
|
|
4° PERÍODO
|
||||
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
|
PRÁTICA
|
|
Compreender
a importância das fórmulas moleculares e estrutural plana na formação de
compostos orgânicos
|
Isomeria
|
Isomeria plana
Isomeria Espacial:
Isomeria geométrica
Isomeria óptica
|
Utilizar
o LIC para demonstrar as diferenças entre os compostos isômeros entre si.
|
|
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.