FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PLANO ANUAL DE QUÍMICA 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

NÍVEL DE MODALIDADE: ENSINO MÉDIO
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.
DISCIPLINA: QUÍMICA
SÉRIE: 3° ANO                     
PROFESSORES:

OBJETIVO

O estudo de Química apresenta como principais objetivos o desenvolvimento do senso crítico e prático do aluno sobra o ponto de vista científico e sobra a forma em que a Ciência se desenvolveu, e continua se desenvolvendo, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas, nas mais diversas áreas.
Para tanto, pretende-se procurar um caminho diferenciado para o ensino, diferente do método tradicional, através de uma postura pedagógica apoiada no método da prática social, que pode ser sintetizada em três etapas principais: Problematização, Instrumentalização e Conceituação-se assumir que todo o conteúdo envolve uma relação direta entre o sujeito e o objeto de estudo, sendo os conceitos discutidos mediante exemplos e situações relacionados ao dia-a-dia do aluno e à realidade da vida.


ESTRATÉGIAS

Exposição de conteúdos.
Leitura dos conteúdos.
Elaboração e análise de exercícios.


AVALIAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes serão avaliadas no processo de aprendizagem: tarefas de casa, trabalhos em grupos, pesquisas, avaliações. Ao final de cada conteúdo serão realizadas avaliações diagnósticas, para que o estudante possa se auto-avaliar. Serão propostas atividades de reforço paralelas, para os alunos que necessitarem. Serão feitas pelo menos uma avaliação por bimestre e dois trabalhos de pesquisa.
QUÍMICA – 3° ANO
1° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA

Conhecer os Fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.
Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.


Introdução a química orgânica




Histórico
Propriedades do carbono
Classificação do carbono
Fórmulas moleculares, estrutural plana, simplificada e em ziguezague
Classificação das cadeias carbônicas
Estudo do Petróleo
Radicais orgânicos
Estudo dos hidrocarbonetos


Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos hidrocarbonetos

2° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC


Compreender as propriedades dos compostos orgânicos

Funções orgânicas oxigenadas




Estudo dos fenóis, alcoóis e enóis
Diferenciação entre fenóis, alcoóis e enóis
Estudo aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éter, éster.
Reação de esterificação

Utilizar o LIC para demonstrar as propriedades dos compostos orgânicos oxigenados
3° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA
Esquematizar e interpretar a linguagem científica segundo a IUPAC


Compreender as propriedades dos compostos orgânicos.

Funções orgânicas nitrogenadas




Estudo das aminas
Estudo das Amidas
Estudo das nitrilas
Estudo das isonitrilas
Estudo dos nitrocompostos
Utilizar o LIC para demonstrações das propriedades dos compostos orgânicos nitrogenados

4° PERÍODO
COMPETÊNCIA/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
PRÁTICA


Compreender a importância das fórmulas moleculares e estrutural plana na formação de compostos orgânicos





Isomeria






Isomeria plana
Isomeria Espacial:
Isomeria geométrica
Isomeria óptica

Utilizar o LIC para demonstrar as diferenças entre os compostos isômeros entre si.









0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.