Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETO VEM BRINCAR COM A GENTE

1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1  Título do Projeto: “VEM BRINCAR COM A GENTE”
1.2  Unidade escolar: Centro de Educação Infantil _________________________
1.3  Direção: Josilene de Almeida Figueiredo Aguiar
1.4  Turno: Matutino      Semestre: 2º     Ano: 201___
1.5  Etapa: Berçário ao Infantil II
1.6  Professoras da Turma: _________________

2     JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, a maioria das crianças, não tem a possibilidade de vivenciar a infância em sua plenitude no que se refere ao brincar, uma vez que várias outras atividades têm ocupado o seu tempo, como: o uso excessivo de jogos eletrônicos, a longa permanência em frente à televisão e a internet, entre outros. Sabemos, no entanto, que, muitas vezes, isso acontece devido às próprias condições de vida em que estas crianças estão inseridas, ou seja, mães e pais que trabalham os dois turnos e não possuem tempo suficiente para conversar, brincar ou oferecer aos seus filhos e filhas a atenção necessária.
Além disso, o estado de violência que vivemos no mundo atual não tem permitido que as crianças brinquem na rua, perdendo assim, a liberdade de poder brincar livremente e aprender brincadeiras que, durante décadas, fizeram parte da vida das crianças, como: bandeirinha, esconde-esconde, boca de forno, brincadeiras que fazem uma criança, realmente, se sentir criança.

PROJETO TODOS CONTRA O AEDES (Dengue, chikungunya e Zica)

JUSTIFICATIVA
Sabe-se  que a  saúde  é  de  suma  importância para  a  vida  o  ser  humano, além  dos  cuidados  que  os  seres humanos  devem ter  para  evitar  doenças, a ciência busca  sempre  meios que  possam  preveni-las. Contudo, o  índice  de  pessoas  infectadas  por  epidemias, cada  vez  mais  está  aumentando nos  dias  atuais,  o  que  muito  preocupa  a  sociedade,  uma  vez  que,  dentre  essas epidemias, destacam-se  a  dengue, a  chikunguya e  zica.
Neste  sentido, é  importante  relatar  que  o  mosquito  Aedes  Aegypti,  é  o  responsável por essas  epidemias,  que  vem  causando sérios  problemas  à  saúde  dos  seres  humanos. Assim,  faz-se  necessário  o  combate  a  esse  mosquito,  pois  o  Brasil, é  um  país  que  apresenta  vários  tipos de  clima,  com  predominância quentes  e úmidos. Essa  característica,  faz  com  que  grande  quantidade  de  insetos como o  do  gênero  Aedes,  possam  proliferar,  causando  doenças.
Diante  desse pressuposto, sentiu-se  a  necessidade  de  sensibilizar  toda a  comunidade  escolar,  no  sentido  de  combater  este  mosquito,  através  do  Projeto Todos  Contra  o  Aedes.

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO-DIGA SIM A SAÚDE!”

JUSTIFICATIVA: O ano de 2016 começa com aumento dos casos de dengue, em relação a 2015. Tendo em vista a epidemia que assola a cidade do Rio de Janeiro e a necessidade de esclarecimento à população escolar, torna-se de alta relevância este projeto.
OBJETIVOS: Trabalhar junto à comunidade escolar esclarecendo sobre o vetor e a doença que vem causando muitas mortes. Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
- Reconhecer os sintomas do dengue, chikungunya e zika;

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação procura utilizar os princípios e as  informações  que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino- aprendizagem..
A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais: 

a)    Compreensão do aluno. Compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos físico, emocional, intelectual e social. O aluno não é um ser ideal, absoluto.  É uma pessoa concreta, com preocupações e problemas, defeitos e qualidades. É um ser em formação, que precisa ser compreendido pelo professor e pelos demais profissionais da escola, a fim de que tenha condições de desenvolver-se de forma harmoniosa e equilibrada.

b)Compreensão do processo ensino-aprendizagem. Para o professor, não é suficiente conhecer o aluno. É necessário que ele saiba como funciona o processo de aprendizagem, quais os fatores que facilitam ou prejudicam a aprendizagem, como o aluno  pode aprender de maneira mais eficiente, além de outros aspectos ligados  à situação de aprendizagem, envolvendo o aluno, o professor e a sala de aula.
Na verdade, além desses dois aspectos existe outro, de fundamental importância para que o professor consiga realizar satisfatoriamente seu trabalho: a compreensão do papel do professor.


Reflexão Critica sobre o Filme “Escritores da Liberdade

O filme “ESCRITORES DA LIBERDADE” tem origem na Alemanha/ EUA, foi lançado no ano de 2007, com duração de 122 min., seu gênero é drama, produção e direção de Richard La Gravenese. Estrelado pela atriz Hilary Swank, a qual interpreta a personagem da professora Erin Gruwell.
Erin Gruwell, professora iniciante, cheia de expectativas, sonhos e ideais foi contratada pela Instituição de Ensino para lecionar Língua Inglesa e Literatura na turma 203, uma turma do Ensino Médio. Ao chegar à referida turma ela depara-se com adolescentes conflituosos, que vivem em uma dura realidade com problemas causados pela violência, rejeição, entre outros. A princípio, os alunos não demonstraram nenhum interesse pelas aulas, não corresponderam ao seu modelo de ensino tradicional, tornando- se frustrante os primeiros encontros. Era ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

Projeto de Formação - Tema: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil

1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Instituição Proponente: Universidade Federal do -----------------
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estágio em Formação de Formadores
Alunos/as Formadores/as: -----------------------------
Professoras Proponentes:  -----------------------------------
Atividade Oferecida: Formação continuada de professores
Tema do Projeto: Repensando saberes e práticas na Educação Infantil
Área de abrangência: Professoras de escolas comunitárias do bairro Sá Viana
Instituição Receptora: Escola Comunitária
Carga Horária: 40 horas


2.    JUSTIFICATIVA

Vinculada a um passado de práticas predominantemente assistencialistas e compensatórias, a Educação Infantil brasileira se constituiu como direito da criança a partir da Constituição Nacional de 1988. A década de 90 configurou um período de discussões acerca deste direito, tendo como marco principal o reconhecimento da Educação Infantil como modalidade de ensino e contemplada como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB –Lei nº 9.394/96).
A partir dessa inserção, vem sendo crescentes no país discussões acerca das necessidades formativas específicas para o profissional que atua junto à criança pequena, desde a formação inicial oferecida em nível de graduação nos cursos de Pedagogia, até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

1° Planejamento de Artes 9° ano

  Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

Planejamento de Ensino Religioso 6° ano


*       Competência:

®  Reconhecer a dignidade os valores da pessoa humana;
®  Compreender a diversidade cultural religiosa: ritos, espaços históricos, textos e narrativas religiosas.
®  Conhecer acontecimentos históricos que originaram os mitos e a formação dos textos religiosos.

*       Habilidades

®  Reconhecer que o planeta terra e os seres vivos, inclusive o homem, são produtos do processo e evolutivo. E que o homem, apesar de muito novo sobre a face da terra, destaca-se dentre os outros seres;
®  Valorizar a vida em função da dignidade da pessoa humana;
®  Conhecer as religiões existentes em sua cidade;

Planejamento de Artes 8° ano

Competências:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

Habilidades:

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

Conteúdos;

Planejamento de Artes 9° ano

Competências:

 • Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

Habilidades:

• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
 • Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.