Competências:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem
artística no seu contexto histórico e sociocultural.
• Expressar sabendo
comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a
sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
Habilidades:
• Identificar a
diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas
realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos,
movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando,
criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno
escolar ou específico dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de
documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e
restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias,
ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e
meios virtuais.
• Compreender a arte como fato histórico
contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo
observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do
universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões
artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
Conteúdos:
Artesanato: Artesanato
e arte cerâmica;
Arte do papel;
Arte urbanismo: A
paisagem urbana de Sua Cidade;
Acerva arquitetônico de Sua Cidade;
Símbolos de Sua Cidade: Bandeira, brasão e hino;
Manifestações culturais Sua Cidade.
Estratégias:
Desenvolver os conteúdos
de artes através de leituras, diálogos, debates, músicas, confecção de maquete,
confecções de cartazes, confecções de artes, pesquisas, dramatizações, filmes,
palestras, exercícios orais e escritos, trabalhos em grupos e individuais,
produções textuais, interpretações textuais, avaliações orais e escritas.
Recursos:
Lousa, giz, lápis piloto, livros didáticos,
Xerox, colas, cartolinas, tesouras, folhas de papeis, jornais, revistas,
réguas, etc.
Avaliações:
Observar o desempenho
do aluno individualmente e em grupo: quanto à atenção, interesse, participação,
leituras, execução das atividades orais e escritas desenvolvidas e avaliação
escrita e oral.
Referencias:
Projeto Radix: Arte, 9°ano/Beá Meira—São Paulo:
Scipione, 2009. —(Coleção Projeto Radix).
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.