A
ABORDAGEM PIAGETIANA
RESUMO
O
pensamento de Jean Piaget, era voltado para o modo peculiar que a criança tem
de pensar sobre as coisas e de estabelecer relações entre elas. Porém, sempre
que a criança se diverte ou fala algo, se observa novos pensamentos e novos
comportamentos dessa criança, as atitudes são diferenciadas uma das outras, a
forma de agir diante de novos contatos com o mundo. Para Piaget, a genética que
refere-seà busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do
conhecimento e a psicologia genética.
A
infância é considerada como um período particular do processo de formação do
pensamento, que só se completa na idade adulta. Durante esse período, que
começa desde a infância até chegar a fase adulta é necessário que tenha uma
observação prévia do desenvolvimento e do conhecimento que o individuo adquire
durante todo esse tempo de vida. Já na fase, adulta o comportamento do ser
humano é voltado para experiência e conduta de vida social.
O
individuo, ao agir no seu ambiente incorpora a si elementos que pertencem ao
ambiente. Piaget, chama esse processo de incorporação de assimilação, as coisas
e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e adquirem
significação para o individuo. As necessidades impostas pelo meio em que vive,
são incorporadas de acordo com a cultura de cada individuo. Isso acontece,
através da transformação do seu próprio conhecimento, que por sua vez, depende
muito da maneira de como esse individuo é relacionado no seu ambiente natural,
quais as dificuldades encontradas, as necessidades de se relacionar com os
outros e assim, por diante. Portanto, ao nascer à criança, é dotada de reflexos
que são reações automáticas desencadeadas por certos estímulos. Sempre que
acontecer uma ação, que permita reconhecê-la e diferenciá-la de outras ações, independentemente
do objeto a que se aplica. É por meio dos esquemas de ação que a criança começa
a conhecer a realidade, assimilando-a e atribuindo-lhe significações. A organização
do meio real, por meio da ação, marca o inicio do desenvolvimento cognitivo da
criança.
O
desenvolvimento cognitivo da criança é como um processo de equilibrações
sucessivas que se inicia a partir dos reflexos que gradualmente se transforma
em esquemas de ação. Normalmente esses processos são de níveis, marcados pelo
funcionamento dos reflexos dando assim, uma capacidade de organização motora
dos fenômenos do meio, isso com, a idade de aproximadamente de 2 anos. Quando
acontece isso, a criança repete seus atos, devido a seus efeitos interessantes,
que ganham intencionalidade.
Quando
as reações atribuídas ao desenvolvimento da criança acontece, possibilitam
funções simbólicas do mecanismo como, jogos, imitação, imagens interiores
simbolização, fazendo com que, a criança reproduz, ou imita, utilizando gestos,
o comportamento e os sons de um modelo ausente, representado-o de alguma forma
simbólica no seu meio natural.
Na
adolescência o individuo se torna capaz de pensar abstratamente, refletindo
sobre situações de uma maneira logica, diante do pensamento sobre
possiblidades, sobre acontecimentos futuros, sobre conceitos abstratos
apresenta-se cada vez mais articulado. Tornando, assim, o adolescente capaz de pensar
sobre o seu próprio pensamento, ficando cada vez mais consciente das operações
mentais que realiza ou que pode ou deve realizar diante dos mais variados
problemas, existente no cotidiano do individuo.
Palavras-Chaves
·
Pensamento
·
Cotidiano
·
Processo
·
Organização
·
Estímulos
0 comentários:
Postar um comentário
Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.