KARL. MARX. Dicionário do Pensamento Marxista.
1. O materialismo Filosófico compreende.
a)
Materialismo ontológico.
b) Materialismo epistemológico.
c) O materialismo pratica.
1.2. O
materialismo Cientifica.
1.3. O materialismo e o idealismo.
Assuntos
abordados
2. Materialismo
Cientifica
2.1. O Materialismo Histórico.
3. O Capitalismo.
Introdução
Buscar
conhecer o pensamento marxista, o que foi, e quais foram suas problemáticas.
Pois o marxismo ate hoje continua a influenciar muitos cientistas que,
concordam com a idéia de que para compreender uma sociedade deve-se entender
primeiramente sua forma de produção.
1.
O Materialismo Filosofo compreende:
a)
O materialismo antológico: É a parte da filosofia que
estuda o ser enquanto ser, ou seja, o ser concebido como tudo uma natureza
comum a todos e inerente a cada um dos seres.
b)
O materialismo epistemológico: É um ramo da filosofia
que trata os problemas filosóficos, relacionados com a crença e
o conhecimento.
c)
O materialismo pratico: É o materialismo com Deus. É
preciso esclarecer que há dois tipos de conhecimentos que afetam a profundamente
a religião.
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O materialismo com Deus prolifera
nos paises capitalistas. Mas para sanar esta situação é preciso manter a
pregação do evangelho.
O Materialismo Cientifico: é
definido pelos conteúdos das convicções cientificas sobre a realidade. A chamada
“visão do mundo materialista.” Versa principalmente a relação entre o
materialismo filosófico e o materialismo histórico.
Marx vê a
relação homem-natureza como uma relação internamente assimétrica, em que o
homem é essencialmente dependente da natureza enquanto esta, no essencial
depende do homem. O homem distingue-se do ser meramente animal, ele esta livre
da determinação instintiva e tem liberdade de produzir de maneira planejada e
premeditada.
Para Marx o
mundo esta em processo graças ao choque permanente entre os pontos
opostos; não é estático.
As
diferenças
É a sociedade civil;
Entre o velho
Materialismo de
Marx
E os
novos
È a sociedade humana, a humanidade social.
Para Marx embora possamos
tentar compreender e definir o ser humano pela consciência, pela linguagem e
pela religião, o que o caracteriza é a forma pela qual reproduz suas condições
de existências. Portanto é fundamental fazer uma analise das condições matérias
da existência numa dada sociedade.
O Materialismo e o Idealismo.
O materialismo designa um
conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um principio espiritual
liga toda a realidade a matéria e as
modificações.
O idealismo é uma corrente
filosófica que emergiu apenas com o advento da Modernidade, uma vez que a posição
central da subjetividade é fundamental.
Seu oposto é o materialismo.
Obs.: Em qualquer
analise do materialismo paira o problema da definição da matéria.
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e da cientificidade, do que justificar o materialismo em si.
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ENGEL e o idealismo que estão relacionados enquanto
antagonistas dialéticos no
contexto das lutas da vida social.
2. Materialismo
Dialético.
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O materialismo
Dialético é considerado como a filosofia do marxismo.
É o conjunto
das idéias filosóficas, econômicas, políticas sócias elaboradoras primeiramente
por KARL MARX e FRIEDRICH ENGELS e desenvolvidas mais tarde por outras
seguidores.
Compreende o homem como um ser social historias e que possui a
capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que o
diferencia dos outros animais e possibilita o progresso se sua libertação da
escassez da natureza, isso proporciona o desenvolvimento das potencialidades
humanas.
Obs.: o materialismo Dialético constitui-se pelo cruzamento
e a união de duas filosofias burguesas.
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A colaboração entre Marx e
Engels, influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século
XX.
Materialismo Dialético
A combinação do materialismo com
a dialética modifica ambos. Não reduz as idéias a matéria, afirmando a sua
identidade final. Sustenta, dialeticamente, que o material e o ideal são
diferentes, na realidade opostos, mas existem dentro de uma unidade na qual o
material é básico.
Obs.: Não há duvida de que a teoria da sociedade de Marx é,
ao mesmo tempo, materialista e dialética, e pretende ser cientifica.
Nas décadas de 1920 e 1930 a filosofia Marxista começou a desmoronar
e dar lugar a segunda filosofia Marxista. Seus principais teóricos foram LUKÀCS
e KORSCH.
2.1. O Materialismo Histórico.
È um teórico
que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da historia, utilizando-se de
fatores práticos, tecnológicos (matérias) e o modo de produção.
O
materialismo histórico é associado ao Marxismo e muitos acreditaram que foi
KARL MARX que desenvolveu esta teoria. Ele se popularizou com o desenvolvimento
do marxismo no final do século XIX e começo do século XX.
Em 1844 e 1845, foi nessa época,
que Marx e Engels começaram, a utilizar o materialismo histórico de maneira
consciente, como “o fio condutor” de todos os seus estudos subseqüentes.
O
materialismo histórico não e uma filosofia, parece melhor considera-lo antes
como uma teoria empírica.
Para Marx, a
historia é um processo da criação, satisfação e recriação continuas das
necessidades humanas; é isso que distingue o homem dos animais, cujas
necessidades são físicas e imutáveis.
Os seres
humanos não devem ser considerados num isolamento, mas num processo de evolução
real, a que estão submetidos em determinadas condições matérias e historias.
O crescimento
das forças produtivas explica, assim, o curso geral da historia humana. Mas as
forças produtivas incluem não apenas os meios de produção (ferramentas,
maquinas, fabricas, e etc.) mas a força de trabalho – as habilidades, o
conhecimento, a experiência e outras faculdades humanas usadas no trabalho.
As relações
sócias são inteiramente interligadas as forças produtivas. Adquirindo novas
formas produtivas, os homens modificou o seu modo de produção, a maneira de
ganhar a vida, e modificar todas as relações sociais.
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As relações de produção podem
influenciar o ritmo e a direção qualitativa do desenvolvimento das forças
produtivas.
3. O
Capitalismo
O capitalismo,
em particular, distingui-se pela tenolência a elevar a sociedade a um nível
produtivo nunca antes imaginado. Concordando assim com o materialismo histórico
de Marx, que as novas relações de produção que surgem precisamente por que
podem promover o desenvolvimento da capacidade produtiva da sociedade.
O capitalismo é
um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de
propriedade privada e com fins lucrativos;
Nas sociedades
pré-capitalista, como por exemplo, no feudalismo, a tradição e o costume
desempenhou uma função estabilizada semelhante e podem também conquistar uma
certa autonomia relativa.
Na organização
social da produção, os homens mantêm diferentes relações com as forças
produtivas e com os produtos, e, em cada modo de produção, tais relações terão
características especificas.
Burguesia é
uma classe social que surgiu na Europa na idade media (séculos XI e XII) com o
renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias
(roupas, especiarias, jóias) e prestação de serviços (atividades financeiras)
Proletariado
é um conceito por anarquistas, comunistas e marxistas para definir a classe
antagônica da classe capitalista. Consiste naquele que não tem nenhum meio de
vida exceto sua força de trabalho (suas optidões) que ele vende para
sobreviver.
Cada um dos
vários tipos de sociedade identificados por Marx caracteriza-se por uma
dinâmica interna de evolução própria.
Para Marx, o
capital se situa entre os meios de produção. Os que não tem o meio de produção,
com o capital, tem que trabalhar para aqueles que detem os meios de produção de
produtos e serviços que constituem a cultura.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pensamento Marxista é, substancialmente, uma critica radical das sociedades
capitalistas. Mas é uma critica que não se limita a teoria em si. Ele se posiciona conta
qualquer separação drástica entre teorias e prática, entre pensamento e
realidade, por que essas dimensões são abstrações mentais que no plano
concreto, real, interagem uma mesma totalidade complexa.
O marxismo constitui-se como a concepção materialista da historia, longe
de qualquer tipo de determinismo. Mas compreendendo a predominância da
materialidade sobre a idéia. Portanto, não e possível entender os conceitos
marxianos como forças produtivas, (capital, entre outros) sem levar em conta o
processo histórico, pois não são conceitos abstratos e sim uma abstração do
real, tendo como pressuposto que o real é movimento.
Foi herdeiro da
filosofia alemã, considerados ao lado de Kart e Hegel um de seus grandes
representantes, foi um dos maiores pensadores de todos os tempos.
Ate hoje, as idéias marxistas continuam a influenciar muitos
historiadores e cientistas sócias, que de uma forma ou de outra para se
entender a sociedade, deve-se primeiramente entender sua forma de produção.
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