Projeto Dança-Escola

Dialogando com o corpo, a arte e a educação.

PRÁTICA EM TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Quais as contribuições das áreas de conhecimento (Psicologia,Antropologia e Sociologia) para fundamentar teoricamente uma Proposta Pedagógica?

PORQUE CONSTRUIR COLETIVAMENTE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escala, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição.

PRIMEIROS DIAS DE AULAS DE UM ALUNO

Primeiros dias de aulas de um aluno (a) ou criança:

PROSTITUIÇÃO: AMOR, SEXO OU DINHEIRO?

A sensibilidade sobre o que se considera prostituição pode variar dependendo da sociedade, das circunstâncias onde se dá e da moral aplicável no meio em questão.

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sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sequência didática: Educação Infantil, Infantil 2

Sequência didática

Dia 15/09/2014
ü  Acolhida com oração
ü  Leitura: Que brincar de piqui esconde?
ü  Isabella e Argiolina
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome  
ü  Matemática: noção de espaço esquerda / direita

Dia 16/09/2014
ü  Acolhida com canções infantis
ü  Leitura: Chapeuzinho Vermelho.
ü  Almeida, Fernanda Lopes.
ü  Contos de Perrault
ü  Linguagem Oral e Escrita: O nome 
ü  Matemática noção de espaço esquerda / direita

Ética Profissional na Educação: O SENSO E A CONSCIÊNCIA MORAL

   Muitas vezes sentimos indignação diante da injustiça, assim como também sentimos responsabilidade quando ficamos sabendo sobre a pobreza ou a miséria e então participamos de campanhas, colaboramos em situações de precariedade num ato de solidariedade.
Outras vezes levados por algum impulso incontrolável como a emoção ou o medo, fazemos coisas que nos trazem arrependimentos, remorso, culpa ou vergonha; estes sentimentos traduzem o nosso senso moral.
Diante do cinismo dos mentirosos, dos que usam outras pessoas como instrumentos para seus interesses e para conseguirem vantagens à custa da boa-fé dos outros, ficamos indignados e sentimos cólera.
Se vivemos situações de angústia e de aflição, ou sabemos de pessoas que também sofrem desse mal, como por exemplo, a questão do desemprego ou das irregularidades no ambiente de trabalho. Situações que enfrentamos que nos fazem manifestar nosso senso moral. As mais dramáticas ou menos dramáticas. Surgem e nos trazem dúvidas quanto à decisão a tomar; não só exprimem nosso senso moral, mas também põem à prova nossa Consciência Moral, pois exigem decisões sobre o que fazer justificativa para nossos atos, não só para acomodar a nossa consciência, mas também porque devemos assumir as consequências da decisão que tomamos, dos atos que praticamos e das proporções que estes possam alcançar em relação aos outros. Essa postura demonstra responsabilidade na nossa opção.

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Plano de Curso de Língua Portuguesa 6º ano

Todos os dias, participamos de muitas e variadas práticas sociais que são mediadas pela linguagem. Ao ler e-mails, jornais, revistas, propagandas, rótulos de produtos, manuais de instruções, livros, gibis, ao ouvir propagandas de radio e televisão, debates políticos; ao conversar com amigos, enfim em diferentes situações, entramos em contato com múltiplas linguagens e discursos.
A linguagem é também a ferramenta com a qual expressamos nossos sentimentos, descobertas, queixas, dúvidas. Se reparar bem, constatará que mesmo nossos mais silenciosos e secretos pensamentos só podem ser formulados porque contamos com este incrível aparato.
Neste plano, os alunos lerão e produzirão textos de diferentes gêneros que circulam em diversas esferas sociais. Dessa forma entrará em contato com um rico universo e poderá expor suas ideias, criar, emocionar-se e argumentar nas mais distintas situações. E as atividades de ensino de linguagem verbal devem dar condições aos alunos como a reflexão sobre os conhecimentos linguísticos como um todo, sejam eles discursivos, textuais, gramaticais ou notacionais.

sábado, 15 de novembro de 2014

Sequencia Didática Pnaic: Área de conhecimento: Matemática

Sequencia Didática

Objetivos gerais e específicos
·         Interpretar e transmitir informações por meio de tabele de gráficos;
·         Desenvolver a capacidade critica e analítica do estudante através da discussão de exercícios e problemas

·         Conteúdos: Tabela e gráficos

·         Metodologia passo a passo


1° Passo
Iniciarei a aula chamando atenção dos alunos para as figuras de frutas. Onde iremos fazer uma pesquisa na turma de quais frutas eles mais gostam.
2° Passo
Construiremos uma tabela para saber quais frutas eles mais gostam. Para essa tabela precisamos dar um nome deste que eles sugestionem.

Eixos estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para Aprendizagem Matemática na perspectiva do letramento.

Eixos estruturantes e objetivos dos Direitos de Aprendizagem para Aprendizagem Matemática na perspectiva do letramento.
            Alguns pressupostos que orientaram a escrita dos cadernos de formação, de um modo geral, foram adaptados do documento orientador inicial dos “Direitos de Aprendizagem”
      I.        O aluno pode utilizar caminhos próprios na construção do
            conhecimento matemático.
    No ciclo de Alfabetização, a criança pode experimentar situações em que é solicitada, por exemplo, a classificar, a comparar, a medir, a quantificar e a prever.
    II.        O aluno precisa reconhecer e estabelecer relações entre regularidades em diversas situações.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PNAIC: ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
TEMA: LEITURA, ESCRITA
TEMPO ESTIMADO: 1 DIA
INTERFACES: CIÊNCIAS, PORTUGUÊS
OBJETIVOS:
Reconhecer, identificar e interpretar os significados dos números em situações do cotidiano, em código, em localizações e contagem.
Compreender o sentido do texto lido e produzir oralmente e por escrito e sobre ordenar as palavras retiradas do texto “ Lista de compras”.
Relacionar a boa alimentação com a saúde e com as atividades diárias do homem.

CONTEÚDOS
Leitura e escrita ( texto lista de compras).
Produção oral e escrito, ordem alfabética.
Escrita dos números de 1 a 10
Alimentação

Avaliações de Geografia e Filosofia 8° ano

Avaliação de Geografia

01º) A língua mais falada na América Latina é:
a) Inglesa
b) Espanhola
c) Francesa
d) Holandesa
02º) A América Anglo-saxônica é constituída por:
a) França e Bélgica
b) Espanhola e Portugal
c) Canada e Estados Unidos
d) Japão e China

Prova de Matemática 5° ano

1ª) Uma caixa de água está com 713 litros de água. Sabendo que a capacidade da caixa de água e de 6.000 litros, determine em litros  quanto falta para enchê-la. Marque a alternativa correta.
A)     4.200 litros                                  C) 2.600 litros
B)     5.287 litros                                  D) 3.900 litros
2ª) A bicicleta foi inventada em 1816 na Alemanha por D.Von Sanverbronn, enquanto o automóvel só em 1887, também na Alemanha, por Daimer Benz. Qual á a diferença em anos entres os dois inventos? Marque a alternativa correta.
A)     16 anos                       C) 71 anos
B)     60 anos                       D) 80 anos

Historia da Educação Infantil

A historia da educação infantil em nosso país tem de certa forma, acompanhado a historia dessa área no mundo, havendo, e claro características que lhe são próprias. A algum tempo ataras, o atendimento de crianças pequenas longe das mães em instituições como creches praticamente não existia no brasil.
Essa situação vai se modificar um pouco a partir do período da abolição da escravatura no país.
No período precedente á proclamação da Republica, observam-se iniciativas isoladas de proteção á infância, muitas delas orientadas ao combate das altas taxas de mortalidade infantil da época, com a criação de entidades de amparo. A abolição da escravatura no Brasil suscitou, de um lado, novos problemas concernentes ao destino dos filhos de escravos, que já não iriam assumir a condição de seus pais, e, de outro, concorreu para o aumento do abandono de crianças e para a busca de novas soluções para o problema da infância, as quais, na verdade, representam apenas uma arte de varrer o problema para debaixo do tapete: criação de creches, asilos e internatos, visto na época como instituições assemelhadas e destinadas a cuidar das crianças pobres.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO VEDADA DE CARGOS PÚBLICOS

DECLARAÇÃO DE NÃO ACUMULAÇÃO VEDADA DE CARGOS PÚBLICOS

Eu, ________________, declaro para fins de posse no cargo ou função de Professor, CONCURSO HOMOLOGADO EM 17 DE DEZEMBRO DE 2013, INSCRIÇÃO N° 105.765 no Município de ______________, Estado do ____________, que não exerço qualquer cargo, emprego, ou função pública junto à administração pública direta, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedade de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas direta ou indiretamente pelo poder público, que seja inacumulável com o cargo ou função  em que tomarei posse, em consonância com os incisos XVI e XVII do art. 37, da Constituição Federal.