A
formação profissional do professor é realizada nos cursos de Habilitação ao
Magistério a nível de 2º. Grau e superior. Compõe-se de um conjunto de
disciplinas coordenadas entre si, cujos objetivos e conteúdos devem confluir
para uma unidade teórico-metodológica do
curso. A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e
organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para
dirigir competentemente o processo de ensino.
A
formação do professor abrange, pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação acadêmica
específica nas disciplinas em que o
docente vai especializar-se e a formação pedagógica, que envolve os
conhecimentos da Filosofia, Sociologia, História da Educação e da própria
pedagogia
que contribuem para o esclarecimento do fenômeno educativo no contexto
histórico-social; a formação técnico-prática visando a preparação profissional específica
para a docência, incluindo a Didática, as metodologias específicas das
matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa educacional e outras.
A organização dos conteúdos da formação do
professor em aspectos teóricos e práticos de modo algum significa considerá-los
isoladamente. São aspectos que devem ser
articulados. As disciplinas teórico-científicas são necessariamente referidas à
prática escolar, de modo que os estudos específicos realizados no âmbito da
formação acadêmica sejam relacionados com os de formação pedagógica que tratam
das finalidades da educação e dos condicionantes históricos, sociais e
políticos da escola.
Do mesmo modo, os conteúdos das
disciplinas específicas precisam ligar-se às suas exigências metodológicas. As
disciplinas de formação técnico-prática não se reduzem ao mero domínio de
técnicas e regras, mas implicam também os aspectos teóricos, ao mesmo tempo que
fornecem à teoria os problemas e desafios da prática. A formação profissional
do professor implica, pois, uma contínua interpretação entre teoria e prática,
a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação
prática orientada teoricamente.
Profissão,
assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho
profissional. Entretanto, o domínio das bases teórico-
científicas e técnicas, e sua
articulação como as exigências concretas do ensino, permitem maior segurança
profissional, de modo que o docente ganhe base para pensar sua prática e
aprimore sempre mais a qualidade do seu trabalho.
Entre
os conteúdos básicos da Didática figuram os objetivos e tarefas do ensino na
nossa sociedade. A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e,
portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a
educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social
brasileira.
O
processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado
sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios
pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes
e convicções. Este é o objeto de estudo da Didática.
Os
objetivos-conteúdos-métodos e formas organizativas do ensino, especialmente a
aula, constituem o objeto da mediação escolar.
L.D.B
( Lei de Diretrizes e Bases )
·
Lei
9.394 – todos os professores tem que graduar-se.
·
Lei
9.424, art. 9/2 – os professores leigos têm um prazo para de 05 ( cinco anos )
para obtenção de habilitação ( concluir faculdade até 2006 ).
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.