1.
O QUE É CURRÍCULO?
Um programa de ensino só se transforma
em currículo após as experiências que a criança vive em torno do mesmo. A
palavra currículo vem do latim – curriculum – e significa percurso, carreira,
curso, ato de correr. E seu significado não abrange apenas o ato de correr, mas
também o modo, a forma de fazê-lo (a pé, de carro, a cavalo) o local (estrada,
pista, hipódromo) e o que ocorre no curso ou percurso efetuado.
Da
palavra curriculum temos, analogamente,
a expressão curriculum vitae, que engloba todos os dados pessoais, cursos,
experiências e atividades que possam dar uma idéia do que a pessoa conseguiu
realizar durante sua vida. Os dados são apresentados como um todo integrado,
variável para cada pessoa, mas que revela continuidade, seqüência e objetivos
atingidos e / ou a atingir.
Aplicado
à educação, o termo currículo apresenta uma variação no decorrer do tempo. Essa
variação depende da concepção de educação e de escola e, também, das
necessidades de determinada sociedade num dado momento histórico.
Tradicionalmente
currículo significou uma relação de matérias ou disciplinas, com um corpo de
conhecimentos organizados seqüencialmente em termos lógicos.
Alguns
fatos históricos, no entanto, impuseram mudanças no modo de ver pensar do próprio homem, determinando-lhe,
também, novas necessidades e atitudes perante a vida.
Os
principais fatos que determinaram tais mudanças foram:
A Revolução
Industrial – Com
a Revolução Industrial, a sociedade urbana que se desenvolve torna tudo muito
mais complexo. Por exemplo, aprofunda-se a especialização, a produção passa a
ser feita em série e aumenta a interdependência entre os homens e os países.
As descobertascientíficas – Em
decorrência desse novo estilo de vida, sucedem-se inúmeras descobertas
científicas que, geralmente, levam a criação de empregos mais especializados.
A explosão
demográfica –
As populações aumentam e se concentram nas cidades.
Consequentemente,
as escolas começam a ser oferecidas a um número cada vez maior de pessoas.
Os meios de
comunicações de massa – Com o avanço da tecnologia surgem os meios de
comunicação de massa que passam a veicular um número muito maior de
informações. As conseqüências desse fato são, ainda hoje, um assunto bastante
controvertido.
Diante
das novas necessidades surgidas a partir desses fatos, os educadores passaram a
questionar o conceito de educação, de aprendizagem e, Conseqüentemente, de
currículo. A preparação dos alunos para
enfrentar um mundo em constante transformação, passou a exigir uma dinâmica
diferente da instituição escolar. Nessa dinâmica, o aluno não é mais visto como
um ser passivo que deve apenas assimilar os
conhecimentos que lhe são transmitidos pelos seus professores. É visto, antes
de mais nada, como um ser ativo que aprende não apenas através do contato com o
professor e com a matéria (conteúdo), mas através de todos os elementos do
meio. A partir desse novo enfoque, o currículo deixou de ser confundido com
distribuição de matéria ou carga horária de trabalho escolar.
O
que é então currículo atualmente?
“Currículo
é tudo que acontece na vida de uma criança, na vida de seus pais e professor.
Tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria para o
currículo.”(SPERB, D. Problemas gerais de currículo. In: Reis, A e JOULLIÉ, V.
Didática geral através de módulos instrucionais. Petrópolis, Vozes, 1982. P.
64.)
“Currículo
significa muito mais do que o conteúdo a ser aprendido – significa toda a vida
escolar da criança. Um programa de ensino só se transforma em currículo após as
experiências que a criança vive em torno de si mesmo” (REGO, M.S. e outros.
Ensinando a criança. In.: Reis, A e JOULLIÉ, V. Didática Geral através de
módulos instrucionais. Petrópolis, Vozes, 1982. P. 64)
Do
que vimos até aqui sobre Currículo podemos concluir o seguinte:
a)
Tradicionalmente,
currículo tem significado as matérias ensinadas na escola ou a programação de estudos.
b)
|
A
tendência, nas décadas recentes, tem sido de usar o termo currículo num sentido mais amplo, para referir-se à vida e a todo o
programa da escola, inclusive às atividades extraclasse. Aliás, as atividades
extraclasse são muito importantes para a formação da personalidade da criança.
Elas enriquecem o plano escolar e, conseqüentemente, a personalidade da
criança. Além disso são uma importante fonte de motivação.
Julgamos
oportuno chamar a atenção também para o dominado currículo oculto. A escola –
além de desenvolver o currículo explícito, referente a transmissão do saber ao
aluno – desenvolve o currículo oculto, referente à transmissão de valores,
normas e comportamentos.
Enquanto o currículo explícito hierarquiza os
graus escolares e os critérios de avaliação por mérito ou prestígio, o oculto
desenvolve nos alunos a aceitação da hierarquia e do privilégio.
2.
CONSEQÜÊNCIA DO NOVO CONCEITO DE CURRÍCULO
Segundo
William Ragan são as seguintes as principais conseqüências do novo conceito de
currículo:
a) O currículo
existe somente nas experiências das crianças. Não existe em livros de texto e
nem nos programas de estudo. Em face do currículo, o programa de ensino
apresenta a mesma relação que o mapa de uma estrada tem com a experiência da
viagem. Para avaliar o currículo de uma escola, é necessário observar
cuidadosamente a qualidade das vivências que existem dentro dela.
b)
O currículo inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido. É verdade que a
seleção de conteúdo útil e exato é um importante responsabilidade do professor,
mas o programa não se constitui currículo enquanto não se transforma em parte
da experiência da criança. A porção do
conteúdo que se torna currículo para uma criança pode diferir daquela que se transforma
em currículo para outra. As relações humanas na sala de aula, os métodos de
ensino e os processos de avaliação usados são partes tão importantes do
currículo como o conteúdo a ser aprendido.
c) O currículo é um ambiente
especializado de aprendizagem, deliberadamente ordenado, com o objetivo de
dirigir os interesses e as capacidades das crianças para eficiente participação
na vida da comunidade e da nação. Ele diz respeito ao auxílio dado às crianças
para enriquecer suas próprias vidas e contribuir para o aperfeiçoamento da
sociedade através da aquisição de informações, habilidades e atitudes.
d) A questão que preocupa o
planejador do currículo não é apenas decidir que matérias devem ser ensinadas
para desenvolver o entendimento e alargar os conhecimentos dos alunos; ele deve
visar também à melhoria da vida do indivíduo e da comunidade.
Cabe
ao Conselho Federal de Educação fixar, para cada grau, as matérias relativas ao
núcleo comum, definindo também seus objetivos e sua amplitude.
O
Conselho Estadual de Educação estabelece as matérias que constituirão a parte
diversificada do currículo de primeiro grau. A escola poderá ainda assumir a
iniciativa da proposição de outras matérias e incluí-las em seu currículo, se
aprovado pelo Conselho de Educação competente.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.