A atividade educativa
acontece nas mais variadas esferas da vida social ( nas famílias, nos grupos
sociais, nas instituições educacionais ou assistenciais, nas associações
profissionais, sindicais e comunitárias, nas igrejas, nas empresas, nos meios
de comunicação em massa etc). e assume
diferentes formas de organização. A educação escolar constitui-se num sistema
de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e
alto grau de organização, ligado intimamente às demais práticas sociais. Pela
educação escolar democratizam-se os conhecimentos, sendo na escola que os
trabalhadores continuam tendo a
oportunidade de prover a escolarização formal aos seus filhos,
adquirindo conhecimentos científicos e formando a capacidade de pensar
criticamente os problemas e desafios postos pela realidade social.
O
processo educativo que se desenvolve na escola pela instrução e ensino consiste
na assimilação de conhecimentos e experiências acumulados pelas gerações
anteriores no decurso do desenvolvimento histórico-social. Entretanto, o
processo educativo está condicionado pelas relações sociais em cujo interior se
desenvolve; e as condições sociais, políticas e econômicas aí existentes
influenciam decisivamente o processo de ensino e aprendizagem. As finalidades educativas subordinam-se,
pois, as escolhas feitas frente a
interesses de classes determinados pela forma de organização das relações
sociais. Por isso, a prática educativa requer uma direção de sentido para a
formação humana dos indivíduos e processos
que assegurem a atividade prática que lhes corresponde. Em outras
palavras, para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma
orientação sobre as finalidades e meios da sua realização, conforme opções que
se façam quanto ao tipo de homem que se deseja formar e ao tipo d sociedade a
que se aspira. Esta tarefa pertence à Pedagogia como teoria e prática do
processo educativo.
A
pedagogia é um campo de conhecimentos que investiga a natureza das finalidades
da educação numa determinada sociedade, bem como os meios apropriados para a
formação dos indivíduos, tendo em vista prepará-los para as tarefas da vida
social. Uma vez que a prática educativa é o processo pelo qual são assimilados
conhecimentos e experiências acumulados pela prática social da humanidade, cabe
à Pedagogia assegurá-lo, orientando-o para finalidades sociais e políticas, e
criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para
viabilizá-lo.
O
caráter pedagógico da prática educativa se verifica como ação consciente,
intencional e planejada no processo de formação humana, através de objetivos e
meios estabelecidos por critérios socialmente determinado e que indicam o tipo
de homem a formar, para qual sociedade, com que propósitos. Vincula-se, pois, a
opções sociais e políticas referentes ao papel da educação num determinado
sistema de relações sociais. A partir daí a Pedagogia pode dirigir e orientar a
formulação de objetivos e meios do processo educativo.
Podemos,
agora, explicitar as relações entre educação escolar, Pedagogia e ensino: A
educação escolar, manifestação peculiar do processo educativo global; a
Pedagogia como determinação do rumo desse processo em suas finalidades e meios
de ação; o ensino como campo específico da instrução e educação escolar.
Podemos dizer que o processo ensino-aprendizagem é, fundamentalmente, um
trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos.
De um lado, atuam na formação humana
como direção consciente e planejada, através de objetivos/conteúdos/métodos e
formas de organização propostos pela escola e pelos professores; de outro, essa
influência externa depende de fatores internos, tais como as condições físicas,
psíquicas e sócio-culturais dos alunos.
A
Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e
o ensino. Para tanto compõe-se de ramos de estudo próprios como a Teoria da
Educação, a Didática, a Organização Escolar e a História da Educação e da
Pedagogia. Ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e
práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno
educativo. São elas a Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia
da Educação, Biologia da Educação, Economia da Educação e outras.
O
conjunto desses estudos permite aos futuros professores uma compreensão global
do fenômeno educativo, especialmente de suas manifestações no âmbito escolar.
Essas compreensão diz respeito a aspectos sócio-políticos da escola na dinâmica
das relações sociais; dimensões filosóficas da educação (natureza, significado
e finalidades, em conexão com a totalidade da vida humana); relações entre a
prática escolar e a sociedade no sentido de explicitar objetivos
político-pedagógicos sem condições históricas e sociais determinadas e as
condições concretas do ensino; o processo do desenvolvimento humano e o
processo da cognição; bases científicas
para seleção e organização do ensino; articulação entre a mediação escolar de
objetivos/conteúdos/métodos e os processos internos atinentes ao ensino e à
aprendizagem.
A
Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os
fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela
cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino,
selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os
vínculos entre o ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
capacidades mentais dos alunos. A Didática está intimamente ligada à Teoria da
Educação e a teoria da Organização Escolar e, de modo muito especial,
vincula-se à Teoria do Conhecimento e à Psicologia da Educação.
A
Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma
unidade, mantendo entre si relações recíprocas. A Didática trata da teoria
geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática,
ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com
fins educacionais. A Didática, com base em seus vínculos com a Pedagogia, generaliza
processos e procedimentos obtidos na investigação das matérias específicas, das
ciências que dão embasamento ao ensino e
à aprendizagem e das situações concretas da prática docente. Com isso, pode
generalizar para todas as matérias, sem prejuízo das peculiaridades
metodológicas de cada uma, o que é comum e fundamental no processo educativo
escolar.
Há
também estreita ligação da Didática com
os demais campos do conhecimento pedagógico. A Filosofia e a História da
Educação ajudam a reflexão em torno das teorias educacionais, indagando em que
consiste o ato educativo, seus condicionantes externos e internos, seus fins e
objetivos; busca os fundamentos da prática educativa.
A Sociologia da Educação estuda a
educação como processo social e ajuda os professores a reconhecerem as relações
entre o trabalho docente e a sociedade. Ensina a ver a realidade social no seu
movimento, a partir da dependência mútua entre seus elementos constitutivos,
para determinar os nexos constitutivos da realidade educacional. A par disso,
estuda a escola como “fenômeno sociológico”, Isto é, uma organização social que
tem sua estrutura interna de funcionamento interligada ao mesmo tempo com
outras organizações sociais (conselho de pais, associações de bairros,
sindicatos, partidos políticos etc.). a própria sala de aula é um ambiente
social de forma junto com a escola como um todo, o ambiente global da atividade
docente organizado para cumprir os objetivos de ensino.
A
Psicologia da Educação estuda importantes aspectos do processo de ensino e de
aprendizagem, como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos
conforme idades e os mecanismos psicológicos presentes na assimilação ativa de
conhecimentos e habilidades. A Psicologia aborda questões como: o funcionamento
da atividade mental, a influência do ensino no desenvolvimento intelectual, a
ativação das potencialidades mentais para
a aprendizagem, a organização das relações professor-alunos e dos alunos entre si, a
estimulação e o despertamento do gosto pelo estudo etc. A Psicologia, de sua
parte, fornece importante contribuição, também, para a orientação educativa dos
alunos.
A
Estrutura e Funcionamento do Ensino inclui questões da organização do sistema
escolar nos seus aspectos políticos e legais, administrativos, e aspectos do funcionamento interno da escola
como a estrutura organizacional e administrativa, planos e programas,
organização do trabalho pedagógico e das atividades discentes etc.
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Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.